25.3.15

17 coisas que nos deixam stressados (surpreendidos?)

Afinal quais são as coisas que nos deixam stressados? Se tenho uma vida tão boa e sem problemas, porque motivo estou com stress? Um grupo de especialistas elaborou uma lista para o site Health e as respostas conseguem ser surpreendentes. Não é necessário que corra tudo mal para existir stress. Está muito engando quem acredita que o stress tem origem apenas no dinheiro, no trânsito matinal para o trabalho e em outras coisas negativas. Existem muitas outras fontes de stress. Eu descobri várias.

1 - A cara metade
A relação pode ser amorosa e repleta de felicidade. Isto não invalida a existência de coisas que afectam os nervos um do outro. Por exemplo, o início da partilha de uma casa está relacionado com hábitos e ocupação de espaços. A forma como se aperta o tudo da pasta dos dentes (no meio ou na ponta) é suficiente para causar stress. Mais tarde surgem outras questões como a educação dos filhos e as finanças. De acordo com os especialistas, a solução está no equilíbrio. Na quantidade de tempo que o casal passa junto – nem muito nem pouco – e também na comunicação, entre outras coisas.

2 - Pequenas coisas do quotidiano
Ouve-se com frequência que não se deve dar importância às pequenas coisas mas às vezes são elas que têm o maior impacto no nosso humor. Os telefonemas intermináveis de quem quer vender algo, os empregados de mau feitio e até os minutos à procura de lugar para estacionar. De acordo com os especialistas estas coisas mexem com medos inconscientes. É necessário perceber que se está a fazer o melhor que se pode em cada uma dessas situações que são aborrecidas.

3 - O stress dos outros
O stress é contagiante, provou um estudo alemão do ano passado. Observar pessoas stressadas é o suficiente para aumentar o stress. Quando existe preocupação com algo que aconteceu a alguém de quem se gosta também aumenta o stress. E por norma pensa-se mais nessas coisas quando se está a chegar a casa.

4 - Redes sociais
As redes sociais podem ser a única maneira de manter contacto com amigos com quem não se está regularmente mas também faz com que as pessoas se apercebam do stress presente na vida dos amigos. O que pode trazer maior stress vida das pessoas.

5 - Distracção
Uma distracção pode ser boa quando afasta a mente de uma situação stressante ou de uma escolha difícil. Mas tem o reverso da medalha. Quando isso acontece as pessoas distraem-se ao ponto de não aproveitar aquilo que as rodeia. Este tipo de distracções são uma receita de stress. O stress tende a desaparecer quando as pessoas se focam no presente, dizem os especialistas. Ficar focado no ambiente envolvente quando se caminha ou conduz é uma boa opção.

6 - Infância
Acontecimentos traumáticos que aconteceram na infância podem afectar o stress na vida adulta. Testes provam que esse acontecimentos podem alterar a parte do cérebro que processa o stress e emoções. A educação dada pelos pais também pode ter impacto.

7 - Chá e chocolate
As pessoas mais stressadas costumam ouvir que é melhor não beber café e é certo que a cafeína piora o stress. Mas beber diversas chávenas de chá ou comer uma tablete de chocolate negro não é a melhor opção. Pelo simples facto de que podem conter a quantidade de cafeína presente no café.

8 - Expectativas pessoais
Quando as coisas não correm como planeado as pessoas tendem a ficar zangadas e agem de forma defensiva. O que pode levar a uma vitimização pessoal. Isto não significa que as pessoas não devam ser ambiciosas nos seus objectivos. O importante é não ignorar o realismo desses objectivos.

9 - Reacção ao stress
Se a reacção ao stress é trabalhar horas a fio, ignorar os treinos físicos e refugiar-se na junk food, tudo está mal. Assim piora-se a situação. Treino físico e comida saudável ajudam a combater o stress.

10 - Multitasking
Por mais que a pessoa acredite ser super eficiente em diversas tarefas desempenhadas em simultâneo, o mais provável é que não seja. E isso só diminui a produtividade ao mesmo tempo que aumenta o stress. Nada melhor do que estar focado numa tarefa de cada vez. 

11 - Jogo da nossa equipa
Ver um jogo equilibrado da equipa favorita da modalidade preferida pode provocar stress, mesmo em caso de vitória. O corpo não distingue o stress mau do bom, motivado pela excitação de um jogo importante. Assistir aos jogos mexe com o sistema nervoso aumentado a adrenalina e diminuindo o sangue bombeado para o coração. Ingerir álcool também não ajuda. Não se pode controlar o jogo mas é possível limitar os efeitos no corpo.

12 - Gadgets
Quer seja em uso profissional ou pessoal, a tecnologia pode ter um papel importante na saúde mental. Usar computadores perto da hora de ir para a cama pode provocar problemas no sono. Passar muito tempo nas redes sociais pode fazer a vida real parece stressante.

13 - Vida saudável
Mesmo as pessoas mais saudáveis preocupam-se com o seu corpo, dietas e treinos. Pessoas que levam a vida saudável ao extremo podem ser vítimas de efeitos secundários. Por exemplo, pessoas que adoptam dietas com poucos hidratos de carbono podem sentir-se mais cansadas e stressadas.

14 - Tarefas domésticas
As tarefas domésticas ajudam a acalmar ou têm o efeito contrário? Se a pessoa sente que faz muito mais do que o outro irá sentir uma espécie de tortura. Dividir tarefas de forma justa e equilibrada é o melhor.

15 - Incerteza
Qualquer incerteza que esteja sempre presente no pensamento irá motivar ansiedade e stress. Saber que algo pode mudar a qualquer minuto torna impossível relaxar e aproveitar o que quer que seja.

16 - Animal de estimação
Por mais que se ame o animal de estimação é inegável que acresce uma dose de responsabilidade à vida do dono. Se o prato do stress já estiver cheio, a energia necessária para lidar com um animal de estimação vai ser um problema.

17 - Educação
Ter uma licenciatura aumenta a probabilidade de ter um emprego com um ordenado mais justo. Se por um lado diminui a ansiedade ligada ao dinheiro, aumenta o stress devido à pressão relacionada com o cargo e mesmo entre a vida profissional e familiar.

Agora que a lista está partilhada, existe por aí alguma surpresa em relação a estes dados ou a lista não tem nada de novo?

14 comentários:

  1. Concordo e revejo-me em quase todas, mas não na do animal de estimação. :) Eles nunca são um stress, muito pelo contrário. E olha que tenho 6 em casa!

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

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    1. Eu também tenho essa visão mas os especialistas defendem que é complicado para quem já é stressado.

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  2. Nesta altura do ano a marcação de férias causa stress.
    Porque os períodos que queremos já outros os escolheram ou simplesmente as chefias recusam os períodos de férias que escolhemos.

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  3. Olá :)
    Pois eu, stressadinha por excelência, (tanto que deveria considerar doar o meu corpo à ciência no futuro :P ), revejo-me em muitos desses pontos.

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    1. Experimenta o truque que sugerem e vais ver que resulta.

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  5. A lista não tem nada de novo, basta pensar um pouco, mas a verdade é que não vemos as coisas dessa forma, normalmente.

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    1. Acho que tem alguns truques como o do trânsito que são fáceis e de que muitas pessoas não se lembram.

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  6. Concordo, e não me surpreende.

    Qualquer coisa pode ser origem de stress, tudo depende de como a pessoa encara a Vida.

    Eu costumo dizer:
    Kyo dake wa, Okoru-na, Shimpai suna

    Carpe Diem.

    ;)

    Beijinhos
    Z.

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    1. Cabe a nós tentar controlar o stress que é possível controlar.

      Beijos

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