26.2.15

sexualizar a mulher

Peço que vejam este vídeo com o máximo de atenção antes de lerem o texto.


Trata-se do anúncio ao telemóvel mais fino do mundo. Algo que se percebe apenas no final do anúncio quando a mulher se apercebe de que passou a camisa a ferro com o Kazam Tornado 348, que começa a tocar, no bolso da peça de roupa. Este anúncio foi banido no Reino Unido. E o motivo é apenas um: sexualiza as mulheres. Isto porque contém cenas “sexualmente sugestivas”, o que “poderia ofender alguns telespectadores”. Existiram oito queixas de telespectadores que consideram que o anúncio transforma a mulher num objecto além de não existir nenhuma relação com o produto que se tenta comercializar.

Em sua defesa, a marca explica que a ideia que tentaram passar é a de que o aparelho é tão fino que pode facilmente ficar esquecido no bolso de uma camisa. E que isto foi aliada a algo normal, ou seja, alguém que está em roupa interior e que passa roupa antes de sair de casa. Estes argumentos não foram aceites pela ASA (entidade que regula a publicidade britânica). “Muito do anúncio foca-se apenas na actriz em roupa interior, incluindo cenas que mostram diversos planos próximos dos seus seios, nádegas e lábios, o que consideramos sexualmente sugestivo”, defendem. A ASA acrescenta ainda que a música e a voz off em nada ajudam, salientando que o foco na mulher não tem qualquer relevância para o produto promovido.

Esmiuçando isto, acho que todas as pessoas (homens e mulheres) passam roupa em lingerie, nus ou com a toalha do banho à volta do corpo. Nesse sentido, acho que não existe motivo para alarme. Acho também que as pessoas responsáveis pelo anúncio podiam ter escolhido uma actriz com um peito maior e que usasse uma lingerie muito mais ousada. Algo que não fizeram. Por isso, isto também não me choca. Tal como não me chocava caso fosse um actor com o corpo definido a passar a roupa apenas com uns boxers vestidos. Também não acho que existam demasiados planos (e isto já explico melhor) do corpo da actriz nem considero que a música seja inadequada.

Por outro lado, acho totalmente desnecessário (porque não acrescenta nada ao anúncio) que exista um plano em que a mulher morde os lábios, outro em que passa com a mão entre as mamas e mais um onde percorre a perna com uma mão. Neste sentido estou de acordo que sexualiza a mulher e que nada acrescenta ao anúncio. Acho que também não pretende fazer da mulher “burra” pois a ideia é que o telemóvel é tão fino que nem se dá por ele numa tarefa tão simples como passar uma camisa a ferro. Como tal, se retirasse os três planos de que falei, acho que o anúncio seria o mais normal possível. E se não tivesse sido banido, provavelmente poucas pessoas seriam aquelas que o iam conhecer.

A polémica em torno deste anúncio transporta-me para uma outra questão. Existem pessoas que se chocam com anúncios como este. Acham indecente porque fazem da mulher um mero objecto sexual. E neste domínio nada tenho contra quem o defende. Mas, filmes como As Cinquenta Sombras de Grey não banalizam muito mais a mulher. Não fazem da mulher um mero objecto sexual? Ou será que por ser um filme não tem tanto relevo como um anúncio de telemóveis?

22 comentários:

  1. as pessoas que acham que a mulher é banalizada, objetificada ou sexualizada neste anúncio, são as mesmas que deviam rever os seu conceitos de mulher. beleza e sensualidade não é sinónimo de banalização, objetificação ou sexualização. eu vejo uma mulher que se está a arranjar para um encontro com alguém. vejo uma mulher confiante e independente. em nenhum momento a vi como sendo inferior, objecto, ou burra. e vejo também um anúncio com bom sentido de humor. não acho mal que morda o lábio ou passe as mãos pelo corpo. se se está a preparar para um encontro, e se se está a imaginar e a sentir sensual para esse encontro, não vejo qual o problema. se calhar mais pessoas deviam fazê-lo antes de saír de casa. ainda em relação aos críticos, curiosamente não ouvi um único comentário idêntico em relação aos anúncios da coca-cola light que passaram pelo mundo fora há uns anos.

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    1. Penso como tu mas aceito quem centrar a sua crítica na parte mais sensual do anúncio. Mais do que isso tenho dificuldade em perceber. Dás um belo exemplo com o anúncio da coca-cola.

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  2. Só não acho que a parte inicial tenha muito a ver com o assunto. O anúncio podia ser bem mais curto, que transmitia a mesma mensagem. Mas não acho que sexualize as mulheres...

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    1. O início não me faz confusão porque acho que é algo que todas as pessoas fazem.

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  3. Boa tarde,

    É uma conversa que dava para horas e horas e não é uma leve discussão. Na minha opinião o anúncio sexualiza a mulher. Não há nenhum contexto para ela andar nua pela casa, sem ser para o telespectador olhar para ela. O corpo dela está ali para vender.
    Em relação ao filme que refere, é um atentado ao feminismo. E não é por causa do sexo ou por ela levar umas palmadas. O BDSM pode ser muito saudável e bom tanto para o homem como para a mulher. Mas este não é o caso. E não é porque ela uma rapariguinha claramente ingénua que é abusada por um gajo rico. Ele diz-lhe quando é que ela tem de ir ao médico, quando é que tem de tomar a pílula, o que tem de comer, o exercício que tem de fazer e que tipo de corpo é que deve ter. E introduz a rapariga a BDSM sem qualquer tipo de conversa, sem falar com outras pessoas... Toda a gente sabe que o submisso é que tem o poder, e aqui é o contrário. Ela é basicamente uma boneca.
    Sim há filmes que retratam muito mal a mulher, e este é um deles.

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    1. Mas as pessoas não andam "nuas" pela casa quando se preparam para se vestir? É por isso que acho que não tem qualquer problema.

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    2. Sim, andam. Mas muitas vezes não andam com uma lingerie sexy, não têm um corpo perfeito, não andam como se estivessem numa passerele nem se apalpam. Se o anúncio quiser apelar à realidade então que mostre uma mulher "average" com uma certa celulite, lingerie que foi usada mais do que uma vez.
      Para mim é óbvio que o anúncio usa o corpo da mulher para vender.

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    3. Se a mulher estivesse com um ar "desleixado" já não sexualizava a mulher?

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    4. Sexualizava, mas se é está a dizer que o anúncio apela à realidade então que seja realidade a sério.

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    5. Mas uma mulher confiante a passar a ferro não é real? Esse ponto de vista aplica-se a todos os anúncios onde aparecem homens de tronco nu.

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  4. Concordo que há cenas que são desnecessárias e nada têm a ver com o produto que se pretende vender, mas acho que está bem pensado por ser diferente.

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  5. Eu não passo a ferro: ou vai para a sogra ou "arranjo um arranjinho" com a mãe de algum aluno, quanto ao anúncio, mais uma vez estás correcto nunca olhei para um telefone e mexi na mama a seguir,a não ser em caso de comichão. neste caso dói-me é o cotovelo por não ter aquele telefone... É que vou já começar a passar a ferro! :)

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  6. Creio que a grande diferença entre um anúncio e um filme como o 50 sombras, é que o filme vai ver quem quer (e em princípio sabe para o que vai), o anúncio não é uma escolha, somos "obrigados" a ver pois passa na tv sem pré-aviso.
    Seja como for, o anúncio não me choca. Não havia de facto necessidade daqueles três planos, mas o sexo vende, e por isso é que eles lá estão.
    PS: Eu não tenho por hábito passar a ferro em trajos menores... mas se calhar sou só eu.

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    1. Percebo o que dizes e faz sentido mas quantas mulheres ficam revoltadas com este anúncio enquanto adoram coisas que realmente fazem delas um objecto. É só isso que não percebo.

      Eu faço parte do grupo dos trajes menores :)

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  7. A única coisa que me choca neste anúncio é: ou a moça não passou bem a camisa a ferro, ou passou o ferro quente em cima do telemóvel sem o estragar.
    Tirando isso é um anuncio que usa a sensualidade da mulher para prender o epetador (também há anúncios que fazem isso com homens e pode ser uma prática discutível, mas...funciona). E ela passa a ferro uma camisa para ela, não para o marido, portanto não vejo qual é o mal de ela fazer tarefas domésticas - ninguém está a dizer que só o está a fazer por ser mulher.

    As pessoas ofendem-se com pouco.

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  8. O que me choca, voltando aqui "aos anteriores" é que a dita menina devia saber que lingerie preta debaixo de roupa branca não lhe abona. Posto isto, venha o telefone.

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  9. Venho só dizer que não passo a roupa a ferro em lingerie, 5min antes de sair de casa... Há um dia por semana em que, cá em casa, a roupa é toda passadinha a ferro e arrumadinha direitinha até ao momento de vestir.

    Quanto ao telemovel, eu não o queria!

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