20.2.15

querem saber qual é a sensação?

Semana após semana, mês após mês, surgem dezenas, centenas, milhares de vídeos motivacionais que têm como objectivo criar o desejo e a vontade de praticar desporto. São aqueles vídeos que ainda vão a meio e a pessoa (em alguns casos) já está com vontade de começar a correr ou praticar outra modalidade qualquer. Confesso que tenho algum encanto por vídeos destes onde uma história fantástica se mistura na perfeição com as imagens certas e a música adequada. Não preciso deles para ter vontade de praticar desporto mas gosto de ver alguns, desde que bem feitos. Mas, até hoje, nunca tinha visto um vídeo tão bom como este que aqui partilho e que conta a história de Ronnie Goodman, um sem-abrigo que já esteve preso, que já foi viciado em diferentes drogas e que adora correr.


Todos os corredores têm um motivo é o título dado ao vídeo que se tornou viral e que só conheci hoje. O vídeo é apontado como motivacional mas não é isso que me encanta. O motivo pelo qual gosto deste vídeo, ou da história de Ronnie, é porque explica na perfeição a sensação de correr (neste caso) ou, de uma forma mais geral, praticar outro desporto qualquer. As palavras deste atleta conseguem passar a mensagem perfeita daquilo que se sente durante o exercício físico, mesmo que o destinatário das palavras seja alguém que nunca praticou qualquer desporto.

“É como se não estivesse ali”, explica. “Estou noutro sítio qualquer. Sinto que estou dentro de mim. É um momento espiritual”, prossegue. “Se correr duas horas sou livre durante esse tempo”, acrescenta. “Quando corro as pessoas não olham para mim como um sem-abrigo” e “tudo está em paz” são apenas mais dois exemplos de palavras escolhidas por Ronnie para explicar a sensação de correr. E isto explica na perfeição (e com a maior das justiças) o que é correr ou praticar desporto.

As pessoas são olhadas de lado nos mais diversos domínios das suas vidas. Existem etiquetas e rótulos para todos. Menos quando se pratica desporto. Numa corrida ou num jogo de futebol, apenas para dar dois exemplos, não existem doutores, engenheiros e ignorantes, não existem chefes e empregados, não existem diferenças. Existem apenas atletas que retiram prazer de algo tão simples como a prática desportiva. E aquele mais olhado de lado tem a capacidade de ser o melhor de todos naquele momento.

Depois, e quem pratica desporto com regularidade pode confirmar isto, existe paz. Em alguns momentos é a única paz do dia. Só quando se pratica desporto é que tudo está bem. Os problemas parecem desaparecer durante os minutos ou horas em que se dá tudo numa corrida ou noutra modalidade qualquer. Como diz Ronnie, existe paz e liberdade. E realmente parece que a pessoa não está ali. E, por mais fraca que acredite ser, quando pratica desporto sente-se capaz de tudo. Sente-se a pessoa mais forte do mundo. E é por isto que fiquei fã deste vídeo. Está tudo explicado.

8 comentários:

  1. Apesar de tudo indicar para a paz, em tempos pratiquei uma luta, Krav Magá, que, com a raiva de dar os murros com a força certa me fazia chorar e havia quem fizesse luto pela morte de alguém usando a força dos kicks ou murros ali mesmo, com o nosso treinador, não me sentia em paz, pois chorava mas sentia-me purgada. Adorei o post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vejo o desporto como o escape de tudo. Mas nunca fui praticante de desportos de combate.

      Eliminar
  2. Não podia concordar mais, sem dúvida que é uma sensação única, adoro.

    ResponderEliminar
  3. "E, por mais fraca que acredite ser, quando pratica desporto sente-se capaz de tudo. Sente-se a pessoa mais forte do mundo. E é por isto que fiquei fã deste vídeo. Está tudo explicado."

    Queremos mostrar a nós próprios que somos capazes (é o que sinto) e somos, sim, felizes nestas horas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diz o anúncio da Sport Zone, há sempre um jogo em que te sentes o melhor do mundo. E é mesmo assim.

      Eliminar
  4. Esqueci-me de te dizer que o vídeo tem uma linda mensagem.
    Só o facto de ter saído da prisão e querer sentir o vento, mostra o quão a liberdade é importante para uma vida digna e feliz.

    ResponderEliminar