9.2.15

o motivo do sucesso

Primeiro Friends, e mais recentemente How I Met Your Mother, são duas das séries de maior sucesso dos últimos anos. E ambos os produtos podem ser comparados no sentido em que abordam as vidas e aventuras de um grupo de amigos, com muito humor pelo meio. Do meu ponto de vista, existe um factor que se destaca dos demais no momento de tentar perceber o motivo de tamanho sucesso destes produtos televisivos.

É certo que são imprescindíveis boas prestações individuais para prender a atenção do telespectador. É igualmente verdade que cada um dos personagens deve misturar-se na perfeição com os restantes. O enredo também tem de ter qualidade. E o humor é algo que, sendo bom e de fácil compreensão, também ajuda a que um maior grupo de pessoas siga atentamente cada episódio. Porém, nenhum destes factores explica de forma simples o tamanho sucesso que as séries tiveram.

O grande factor diferenciador em relação a muitos outros produtos é a proximidade com a realidade. É o tipo de série em que quase toda a gente se revê. Muitos dizem que podia ser o seu grupo de amigos. Outros imaginam-se na pele de uma personagem específica. Outros recordam episódios semelhantes que já viveram. E isto é o grande motivo do sucesso. A realidade é muito bem trabalhada, o que faz com que ambas as séries tenham uma grande proximidade com a vida real de quem vê.

Quem não conhece uma Rachel Green? Ou uma Phoebe Buffay? Ou mesmo um Joey Tribbiani? E quem nunca esteve no lugar de Ted e na sua missão de encontrar a mulher da sua vida? E quem não tem um amigo mulherengo que é tal e qual Barney Stinson? E quem não tem um casal amigo tão apaixonado como Marshall e Lily? E quantas mulheres não acham que o papel de Robin Scherbatsky foi feito a pensar nelas? São estas coisas, aparentemente simples mas que envolvem muito trabalho, que fazem destas suas séries um verdadeiro sucesso.

20 comentários:

  1. Gostei muito do post. Sou fã das duas séries e realmente acho que o sucesso que ambas atingiram deveu-se à capacidade de tocar o telespectador através de uma comédia ligeira, mas com muito realismo.
    Gosto muito do blog! Continue assim. Beijinhos.
    http://bluedresslover.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia, tudo bem? Prefiro que me trates por tu, pode ser?

      Obrigado pelas tuas palavras e acho que explicas muito bem o sucesso das séries.

      Beijos

      Eliminar
  2. Acho que o sucesso também passa pela série ser curta e descontraída. O remédio ideal para um dia longo e strssante, em doses pequenas e que podem ser tomadas sem ocupar muito tempo. E que não nos fazem pensar, não tem mistério, nem mensagem escondida: é simplesmente o que vemos e aquilo com que rimos. Por exemplo, a uma escala mais pequena, a Teoria do Big Bang, também obedece a isto e tem tido bastante sucesso.

    Maria das Palavras
    http://daspalavras.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Uma das coisas que mais adorava no HIMYM é que os episódios rondam os 25 minutos. O que torna o consumo fácil.

      Eliminar
  3. Assim como Sex and the City.
    Uma serie completamente virada para o público feminino e cada episódio tem uma nova peripécia pela qual qualquer mulher já passou na vida ou, eventualmente, pode vir a passar.
    Em todos os grupos de amigas há uma Carrie, Samantha, Charlotte e/ou Miranda, com os respectivos homens pelo meio ;)

    B

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um bom exemplo que me escapou porque não acompanho. O que dizes explica tudo na perfeição.

      Eliminar
  4. O melhor momento dessa série: "Two beavers are better than one...."

    ResponderEliminar
  5. concordo e assino em baixo!
    e, afinal, até concordamos em algumas séries eh eh
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Pipocante Irrelevante Delirante9 de fevereiro de 2015 às 16:29

    Friends é a série mais sobrevalorizada de sempre.
    Pior, só mesmo o spin-off do Joey

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que depende do gosto de cada um. Existem séries que nada me dizem e que são um sucesso mundial. O que mostra que o "defeito" é meu pois não faço parte da onda de sucesso. Gostando ou não de Friends acho que todas as pessoas concordam que existe uma proximidade com a realidade que acaba por atrair as pessoas.

      Eliminar
  7. E aí está o prometido post! Muito bem sintetizado!! Obrigada! Não costumo ver HIMYM porque, confesso, tenho o péssimo hábito de comparar com Friends... Ainda para mais, organizam este tipo de coisas: https://www.pinterest.com/pin/242772236133587247/
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, se começas a ver coisas destas não te desligas das comparações ;)

      Eliminar
  8. Nunca vi o Friends (shame on me...) e não acho particular graça ao How I met your mother...

    estou totalmente out, sei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estás nada out. Certamente gostarás de outras séries que consideras muito melhores.

      Eliminar
  9. Friends e How I Met Your Mother, são precisamente duas das minhas séries de eleição! Foram das melhores séries que já apareceram por aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HIMYM é muito bom. E tendo em conta o orçamento, é um grande sucesso.

      Eliminar
  10. Curiosamente revejo algumas pessoas na Penny da Teoria do Big Bang, uma série que vejo e revejo

    ResponderEliminar