3.2.15

com que então gostam de séries...

Com que então parece que passam por aqui pessoas viciadas em diversas séries de televisão. Para já confesso que faço parte dos viciados em séries de televisão. E quando gosto mesmo de uma série, como por exemplo acontecia com 24, sou capaz de devorar um dvd (quatro episódios) num ápice. Se tiver mais tempo, sou capaz de ver muitos outros episódios sem qualquer problema.

Mas, de acordo com investigadores norte-americanos, ver demasiados episódios de uma série é algo que pode motivar problemas de saúde. De acordo com o estudo levado a cabo por investigadores da Universidade do Texas, as pessoas que assistem a episódios atrás de episódios de séries de televisão podem sofrer de solidão ou mesmo de depressão. É até Júlio Machado Vaz, em declarações ao JN concorda com os resultados do estudo em questão.

Quanto à solidão não posso falar muito. Posso apenas dizer que não troco as séries de televisão, por mais que goste das mesmas, por um programa a dois com a minha mulher. Mas posso dizer que já preferi, quando era mais novo, ficar em casa a ver um bom filme que ia buscar ao clube de vídeo em vez de ir para a noite com amigos. Preferia a “solidão” da companhia da televisão do que um ambiente onde teria de lidar com fumo e consumo excessivo de álcool. Tinha dias em que preferia sair mas noutros preferia a companhia de um bom filme, como por exemplo quando tinha jogo de futebol no dia seguinte.

Quanto à depressão, não vejo as coisas dessa forma. Quando estou a ver um (ou diversos) episódio de uma série, é um momento que dedico à televisão. Se não estivesse a ver a série, estaria a ver um filme ou outra coisa qualquer. Mas, em momento algum troco um telejornal por um episódio de uma série. Se o fizesse com frequência, estaria mais perto de uma depressão, tal é o teor das notícias que preenchem os serviços noticiosos. Prefiro informar-me de outra maneira e entregar o tempo em frente à televisão a algo, neste caso uma série, que me faça esquecer os problemas diários.

18 comentários:

  1. Boa noite. Concordo consigo, gosto muito de séries mas o que é demais faz mal, e se nos entregarmos as series mais tarde ou mais cedo quando damos por nós deixamos de fazer certas coisas com mais sentido como por exemplo estar com pessoas que gostamos, sair, divertirmo-nos etc. Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero nunca chegar a esse ponto e sou ingénuo ao ponto de pensar que todas as pessoas controlam isso.

      Abraço

      Eliminar
  2. Totalmente de acordo. Prefiro informar-me de outra forma, do que assistir aos nossos telejornais de uma hora e tal com conteúdos que só querem apelar ao sensacionalismo.
    E estou de acordo contigo. Não deixo de fazer programas para ver séries (ou filmes). Mas em algumas alturas sabe bem por a escrita em dia. São boas tardes de sofa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto do João Moleira pela manhã e pouco mais. De resto, prefiro ler.

      Eliminar
  3. acho que é como em tudo na vida. equilibrio. eu no mês de fevereiro sou uma oscar dependente: so este fim de semana vi o Whiplash; sniper americano e a teoria de tudo e senti-me muito bem :) outras semanas há que não vejo nenhum.
    quando a series vejo neste momento o big bang quando tenho muito pouco tempo e vou tentar recuperar a guerra dos tronos. E não acho que faça mal nenhum, se prejudica quem sofre de depressao ou solidão, acho que até é melhor do que ficar a um canto a lamentar a vida. passei por momentos muito difíceis da minha vida em 2012 e 2013 e usava os filmes/livros/series para me distrair e agradeço por isso, podia ter me dado para bem pior :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quero acreditar que todos nós controlamos esse equilíbrio. Falas de dois filmes que estão na minha lista.

      Eliminar
  4. Solidão ?! Não. Vejo as séries com a melhor companhia do mundo...outro viciado como eu:) MorMeu claro:) Quanto À depressão...as séries são uma excelente terapia...enquanto nos distraímos com a ficção, a nossa mente não se deixa deprimir pela realidade que nos rodeia:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu que vejo com a minha mulher. E são momentos em que tudo se esquece :)

      Eliminar
  5. Resume-se tudo a uma questão de bom senso e equilibrio, a meu ver... Se não é excessivo, não vejo o problema...

    É como o consumo de alcool por exemplo, há quem beba um copito ao jantar e pronto, está bom. E há quem não consiga parar...

    É como em tudo na vida. Tudo o que é em excesso faz mal. Menos o Amor... o Amor nunca é demais! :)

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com essa perspectiva. Sobretudo em relação ao amor :)

      Beijos

      Eliminar
  6. Nunca pensei se dá solidão ou depressão. Em casa vêem-se muitas séries. Umas em conjunto, outras, o meu filho mais velho, devora-as, umas vezes só no seu quarto, outras na sala, com o seu PC e fones nos ouvidos.

    ResponderEliminar
  7. Concordo totalmente contigo, há pessoas e há pessoas...
    Eu gosto de ver séries, como não consigo vê-las na hora as deixo a gravar, e como gravo várias as vezes junto 2 ou 3 capítulos para ver de uma vez só, à noite quando estou sozinha que já o filhote foi para a cama ou aos domingos que geralmente fico em casa...
    Mas sobre a depressão, pelo menos no meu caso não, não troco a TV por um programa romântico ou uma saída ao parque com o filho.
    As séries as vejo quando é na hora de relaxar e simmm ver as minhas séries favoritas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu. O tempo das séries seria sempre dedicado à tv. Por isso opto por algo de que gosto ;)

      Eliminar
  8. Eu já cheguei a ver uma temporada inteira. Estava a tomar anti-depressivos nessa altura.

    ResponderEliminar
  9. Concordo totalmente contigo, e eu também sou viciada em séries, adoro.

    ResponderEliminar