28.1.15

terei a saúde em perigo? temos todos?

Ouvi na rádio que um estudo dá conta de que ter muitos amigos é bom para a saúde. Parece até que aumenta a esperança de vida. Quando ouvi isto comecei a pensar nos amigos que tenho. Recorri a um filtro para separar os conhecidos dos amigos verdadeiros. É certo que não especificaram o tamanho ideal da rede de amigos mas pelas minhas contas não tenho assim tantos. E refiro-me a amigos verdadeiros. Faço a distinção entre pessoas que conheço e os amigos no verdadeiro significado da amizade. E facilmente percebo que tenho, como costumo dizer, poucos e bons. Ou seja, os suficientes. Só não sei se o meu número de amigos é suficiente para estar inserido neste estudo. Ou se, pelo contrário terei a saúde em perigo por não ter “muitos” amigos. Tal como não sei se os amigos do facebook e os conhecidos que fingem ser amigos contam como amigos neste estudo. É que se assim for, acho que todas as pessoas têm garantida uma saúde de ferro. Caso não seja, acho que todos temos a saúde em perigo.

19 comentários:

  1. :)

    Acho mais que se pode garantir pela qualidade e não pela quantidade. Podes estar no meio da multidao e seres uma pessoa só...

    Sou como tu, prezo mais pela qualidade que pela quantidade. são suficientes para me fazerem sentir amada, especial, e amparada quando é preciso :)

    ..e acho que a minha saúde não anda assim tão mal...
    :)
    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
  2. Não vi esse estudo, mas está mais que comprovado que ter amigos melhora a saúde. E o que importa é a qualidade e não a quantidade de amigos, pois o que conta é ter uma rede de apoio, pessoas com quem gostamos de estar e com quem podemos contar.

    ResponderEliminar
  3. Então eu estou bem. Tenho poucos e Facebook bem filtrado!

    ResponderEliminar
  4. Eu então estou quase a morrer. Não tenho amigos nenhuns. Todas as pessoas que fui conhecendo e que achava que eram amigas verdadeiras acabaram por desiludir e enganar que, afastei-me. Antes só que mal acompanhada. O meu verdeiro amigo é o meu marido e mais nada. Não tenho nenhum grupinho de amigas mulheres para ir jantar fora etc e estou super bem de saúde.

    ResponderEliminar
  5. Logo vi que devia haver uma razão para eu andar sempre doente! Tenho poucos amigos, mas os poucos que tenho sei que são para a vida. :) E isso vale muito mais do que qualquer grupo gigante de "amigos".

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Amigos no FB, não obrigado, porque os que tenho lá, na sua maioria, que são poucos, são meus amigos de coração.
    Por isso, a qualidade supera a quantidade e viva o que viver, o que importa são os momentos que temos com eles.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Os dedos de uma mão chegam-me para contar os meus amigos. Também não sei se entro nesse estudo, mas se há um estudo sobre os melhores amigos do mundo, entro com facilidade. Poucos, mas bons! :)

    Blog

    ResponderEliminar
  8. Após um problema de saúde percebi que não tenho amigos.
    Pensava eu que até era uma pessoa muito querida e afinal era só uma pessoa que dava jeito a muita gente, e quando fui eu a pedir ajuda, evaporaram :-)
    Deve ser por isso que a minha saúde não anda lá grande coisa. :-)
    Não sei fazer amigos tá visto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesses momentos é que descobrimos quem são os nossos amigos.

      Eliminar