21.1.15

quando falam de nós de forma inesperada

“Desenhador de Palavras: Homem Sem Blogue

A forma como se lê tem estado em mutação: de livros físicos e pesados passou-se para um pequeno e-reader, que pode alojar centenas — e até milhares — de livros com o peso de alguns gramas, e tornou-se também mais fácil publicar um livro: seja por facilidade de editoras, seja por facilidade em colocar um livro online. Este não é nenhum desses casos. É um livro? É um e-book? É uma publicação blogosférica? Bem, talvez seja um e-book blogosférico.

O Homem Sem Blogue é um blogue português, escrito por um jornalista de forma mais ou menos anónima, visto que, entretanto, o blogue passou a ter uma fotografia real do Bruno, o autor, na página inicial, e, além de incluir algumas publicações mais ou menos pessoais e opinativas, conseguiu surpreender quando Bruno decidiu publicar um texto intitulado de “Is this love?”.

Este texto, que viria a ser o primeiro de vinte capítulos, foi inicialmente publicado a 9 de setembro de 2013. Na altura era uma história solta, tal como Bruno comentou no blogue, mas o feedback recebido na altura fez com que decidisse continuar a história. E assim fez.

Em “Is this love?” é-nos apresentada a história de um rapaz e de uma rapariga, cujos nomes só sabemos mais tarde, que cresceram juntos e, por se terem afeiçoado um ao outro, acabam por se deixar influenciar pelos outros e consideram-se namorados. No entanto, à medida que vão crescendo, afastam-se e percebem que o que os une talvez não seja amor. Ou assim o pensam. Com a ida para a universidade, ela arranja namorado; ele arranja companhias diferentes para cada noite. Embora não combinem, todos os dias acabam por se encontrar num café, que ela frequenta com o namorado.

Um dia ela aparece sozinha no café e, para aproveitar uma oportunidade única, ele confessa-se apaixonado por ela e justifica todas as noites com mulheres diferentes como uma forma de tentar combater a solidão que ela criou quando lhe disse que namorava.

Fácil de ler, com capítulos curtos, cativantes, a vontade de os leitores lerem mais da história levou a vários comentários positivos. Os leitores não só queriam mostrar o agrado em relação ao que era publicado no Homem Sem Blogue, mas também queriam tentar adivinhar e sugerir desenvolvimentos.

Uma história com um desenrolar surpreendente e cuja publicação online, capítulo a capítulo, talvez tenha sido a maior arma de sucesso.”

Escrito por Sofia Costa Lima e retirado daqui.

Descobri este texto hoje quando a própria Sofia partilhou o link do mesmo num comentário que deixou no blogue. Fui apanhado de surpresa porque nunca pensei que aquilo que começou por ser um mero texto desse origem a mais dezanove. E muito menos esperava que pudesse resultar numa análise deste género. Com palavras e comparações inesperadas. É gratificante quando o nosso esforço e trabalho não passam despercebidos. Obrigado Sofia. E obrigado a todas as pessoas que por aqui passam diariamente ou ocasionalmente. Sem a vossa companhia não tinha piada.

8 comentários:

  1. E eu aproveito para dizer que é há pouco tempo que acompanho o blog mas que admiro imenso a tua escrita e a forma como respondes aos comentários, principalmente aos mais "maldosos", de uma forma tão inteligente e serena. Obrigada pelas tuas partilhas. :)

    http://janeiroemparis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas tuas simpáticas palavras. Muito obrigado também pela companhia e espero que gostes de viajar por aqui :)

      Eliminar
  2. Concordo inteiramente com as palavras delas, e a cada capítulo, fica mais e mais interessante.

    ResponderEliminar
  3. Fico feliz por teres gostado, foi mais do que merecido! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito mas muito obrigado pelas tuas palavras :) Soube bem ler.

      Eliminar