6.1.15

as compras compulsivas de janeiro

No mês de Janeiro (e um antes do Verão) é quando mais se ouvem frases como: “vou perder esta barriguinha” e “vou tonificar o rabo”. Que por sua vez são adornadas com chavões como “desta vez é que é” e “agora mudo de vida”. Dito por outras palavras, é no início do ano que muitas pessoas prometem começar a praticar desporto. Ter um estilo de vida saudável (algo que vai muito além da prática desportiva) é uma das resoluções mais repetidas.

Por sua vez, esta promessa deixa levar-se pelos saldos e pelos preços convidativos dos artigos necessários para a prática desportiva. Como tal – e sei do que falo porque já trabalhei numa – as lojas de desporto enchem-se de pessoas que chegam a gastar uma avultada quantia de dinheiro em ténis, roupa para correr, para outras modalidades e numa parafernália de acessórios. São pessoas que fazem da roupa o principal motivo para começar a treinar. São pessoas que acreditam que ter a roupa em casa é algo que vai fazer o que a motivação pessoal não fez ao longo de meses ou anos. Fazem da roupa o motivo para treinar. Ou pelo menos acreditam nisso.

Isto é do mais errado que se pode fazer. Os ténis mais caros e a roupa mais bonita não levam ninguém (falo na generalidade) a começar a treinar. Além disso, quase todas as pessoas têm roupa “velha” que serve para uma caminhada e para os primeiros treinos. Quem já praticou desporto e quer recomeçar terá também roupa e calçado adequado. Por outro lado, quem não tem, não precisa de gastar rios de dinheiro em material desportivo que corre o risco de ficar a ganhar pó em casa até um novo ataque de vontade que não passe disso mesmo.

Depois existem aqueles que acham que ter os melhores ténis do mundo, a roupa mais cara e motivação momentânea serve para que se corra (no caso da corrida) dezenas de quilómetros no primeiro treino. Depois, quando estão exaustos passados alguns passos e com dores musculares (o que é natural para quem não treina com frequência) desistem imediatamente. Se não se pratica desporto há muito tempo, nada melhor do que fazer um check up médico. E escolher um programa de treino que seja indicado para o corpo e para o objectivo pessoal.

Para aquelas pessoas que acham indispensável comprar roupa nova para treinar aconselho as melhores promoções e a roupa mais em conta, por exemplo, das marcas próprias das diversas lojas. Pelo menos até terem a certeza de que vão treinar com frequência e que finalmente vão mudar de vida. Ou seja, que não se trata de mais uma promessa vazia. As pessoas não devem fazer da roupa o motivo para treinar. As pessoas devem fazer do treino frequente o motivo para comprar roupa que se adapte à modalidade que se pratica e à frequência e intensidade dos treinos. 

12 comentários:

  1. O melhor motivo para treinar deve ser a saúde, o sentirmo-nos bem, em forma e mais felizes! Procurar roupas e calçado mais caros como motivação é um exagero e um desperdício! Aliás, se é preciso material desportivo, cada vez mais as marcas "brancas" possuem artigos de qualidade! Basta procurar!

    Abraço e um feliz 2015!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que muitas pessoas acreditam que será a roupa a dar a motivação. O que é errado.

      Um grande ano!

      Eliminar
  2. A juntar a isso, acrescento, se me permite, o facto de muitas vezes no início da prática de uma modalidade não se ter noção plena do tipo de roupa e/ou calçado mais adequado ou que melhor se adequa ao nosso corpo/ritmo/utilização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro ser tratado por tu, pode ser?

      Tens toda a razão. É comprar uns ténis porque são "mesmo giros" mas que se vão estragar num instante porque não se aplicam, por exemplo, ao piso em que corremos.

      Eliminar
  3. Muito bom!
    Um Bom Ano para ti.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. A minha roupa de desporto é sempre baratinha. Por norma compro da marca Domyos que na Decathlon é bastante em conta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As últimas t-shirts que comprei são do Lidl e são uma maravilha.

      Eliminar
  5. Não podia concordar mais! Toda a vida fiz exercício físico e quando entrei para o ginásio não comprei praticamente nada. Usava leggings que já tinha, t-shirts velhas e uns ténis velhos. Só mais recentemente é que senti necessidade de ter uns ténis novos e comprei uns a 30€ ou coisa que o valha. Quem quer realmente mexer o rabo não precisa de gastar montes de dinheiro em roupa e acessórios, limitem-se a fazer alguma coisa e a gostar de praticar desporto, esse é o melhor incentivo que podemos ter.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Agora é que disseste tudo, e lembraste-me que preciso de umas calças novas para treinar. Está frio para os corsários e os calções.

    ResponderEliminar