29.1.15

aparecer é fácil

Nos dias que correm é fácil aparecer. Qualquer pessoa que se esforce minimamente consegue ter os seus cinco minutos de fama. E a realidade em que vivemos proporciona isso com relativa facilidade. "Ferramentas" como o youtube, facebook, blogues e os mais diversos programas televisivos, entre muitas outras coisas, são meio caminho andado para que as pessoas que desejam ou ambicionam ser destaque nas mais diversas áreas consigam o seu espaço. Dito de outra forma, o marketing pessoal tem todas as ferramentas e mais algumas ao seu dispor.

Algo impensável num passado não muito longínquo. Não é preciso recuar muitos anos para encontrar uma realidade distinta. Onde as ferramentas eram menores. E onde só os bons conseguiam ter destaque. Porque quando apareciam já tinham sido filtrados ao máximo. Eram poucos os que faziam o percurso até ao fim. Ou que fingiam ter qualidades que não têm. A esmagadora maioria perdia-se pelo caminho. Ou seja, não tinham aquilo que era necessário para chegar onde todos queriam estar.

Apesar da facilidade em aparecer não considero que o talento seja ignorado pela maioria das pessoas. Ou que se tenha perdido ou desvalorizado com o tempo. Como já referi, aparecer é fácil. Permanecer é algo completamente diferente. Comparo o permanecer de agora com o aparecer de antigamente. Todos conseguem os seus cinco minutos através das mais diferenciadas estratégias. Mas poucos são aqueles que conseguem outros cinco minutos. E ainda menos são aqueles que permanecem ao longo do tempo. E isto é algo que não se consegue com os requisitos mínimos para os tais cinco minutos de exposição.

Quero acreditar que existe uma espécie de selecção natural. Ou uma máquina que tritura e cospe tudo aquilo que não interessa e que não presta. Tudo aquilo que não merece mais do que cinco minutos de exposição. É por isso que existem bandas que conseguem um hit e desaparecem cinco minutos depois. E também actores que ainda nem atingiram os cinco minutos e pensam que já têm uma estatueta dourada nas mãos acabando por desaparecer. E estes são apenas dois exemplos dos muitos que poderia dar.

É certo que existe o famoso factor c que não pode ser ignorado. Mas mesmo a cunha não dá para muito mais do que cinco minutos. Porque sem o talento necessário ou as qualidades exigidas para algo, a porta que a cunha abriu irá ser fechada assim que os créditos do factor c se esgotem ou assim que um projecto ou empresa esteja destinada ao fracasso. Abençoado filtro ou máquina de trituração que destrói ilusões de muitos mas ajuda tantos outros.

9 comentários:

  1. Olá :)
    Se por um lado acho bem que toda a gente, (mas toda a gente mesmo!), tenha os seus cinco minutos de fama, mediatismo, exposição global, o que lhe queiram chamar, por outro lado, tenho tanta pena que sejam tantas as pessoas que desperdiçam os seus minutos na ribalta com coisas e gestos sem valor, que não acrescentam nada nem a si mesmas nem ao mundo.
    Se quiseres posso exemplificar: para mim as TEDtalks são um exemplo positivo e os reality shows tipo casa dos segredos, o negativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Cada qual sabe o que faz com a sua exposição e esse é um dos factores de diferenciação em relação ao futuro.

      Eliminar
  2. Não sei se será assim tão literal.. mas gosto de pensar que sim.

    Embora se veja muito 'lixo' com muita fama e legiões de fãs atrás.. mas isso e discutível e extremamente relativo.

    Prefiro pensar que o trabalho, o esforço e a luta por aquilo que são os teus sonhos, te tras sempre algum tipo de retorno.

    Eu senti algo do género quando lancei o meu livro, na altura é como dizes, não havia tanta facilidade de exposição, e como sou uma ilustre desconhecida, as vendas ficaram muito aquém, apesar do esforço :)

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que esse lixo tem uma vida curta. Desde que estejas bem contigo, isso é que importa :)

      Qual é o livro?

      Beijos

      Eliminar
    2. Sim, concordo contigo. O melhor de tudo é o sentimento de realização pessoal, que não se mede pela fama, mas pela qualidade do teu trabalho, e pelo saberes que atingiste aquilo a que te propuseste :)

      Quantos pintores, que hoje são considerados top, não morreram na miséria? :)

      O livro chama-se "Ela Nasce", mas já se encontra fora de circulação ha alguns anos.. :)

      Beijinhos
      Z.

      Eliminar
  3. Tens toda a razão, é a banalidade a que se chegou.

    ResponderEliminar