15.1.15

a bebida do demo

Ontem, o convidado da Prova Oral (programa de Fernando Alvim na Antena 3 que costumo ouvir no regresso a casa) foi Miguel Somsen que pertence aos Gin Lovers e que é co-autor do livro Vamos Beber um Gin? O tema do programa foi aquela que é considerada a bebida da moda mas houve tempo para abordar outros temas e falar de outras bebidas que marcaram outros tempos.

Houve uma altura em que se falou de Gold Strike com Fernando Alvim a dizer que conhece muitas pessoas que são incapazes de beber esta bebida. Faço parte deste grupo de pessoas. Em tempos – na adolescência – gostei deste licor. No liceu era uma espécie de bebida da moda e havia sempre quem conseguisse arranjar uma garrafa. Nem que se fizesse uma “vaquinha” para comprar uma.

Num determinado dia bebi mais do que a minha conta. Acho que era um jogo de cartas e quem perdesse tinha de beber um shot de Gold Strike ou algo do género. O que sei é que abusei de Gold Strike e desde esse dia que sou incapaz de beber ou sequer cheirar Gold Strike. Ganhei uma aversão à bebida que nunca consegui explicar. E quando conto esta história a amigos, quase todos têm uma história semelhante com a mesma bebida que garantem não conseguir beber.

O que é curioso é que esta bebida é a única que teve este efeito em mim. Se abusar do vinho tinto, sou capaz de beber. Se abusar do whisky, sou capaz de voltar a beber. E o mesmo se passa com a cerveja, gin, vodka ou outra bebida qualquer. Nunca nenhum abuso fez com que tivesse uma aversão a uma determinada bebida como acontece com o Gold Strike. Ontem no programa abordou-se um pouco este tema e o convidado deu a entender (se não me engano) que é algo que tende a acontecer com bebidas doces. Que por sua vez são as bebidas que, por norma, as pessoas bebem quando são mais novas. 

Como aquilo que me aconteceu parece ser bastante comum a diversas pessoas, caso esteja por aí alguém que veja o Gold Strike como a bebida do demo e que já tenha passado pelo mesmo do que eu, agradeço que partilhe a sua história e sobretudo qual o motivo que encontram para que isto aconteça apenas (caso seja o caso) com este licor. Obrigado!

16 comentários:

  1. Sim também vejo o Gold Strike como a bebida do demo. Se bem que no meu caso o Whisky seja ainda pior. Mas o Gold Strike foi para nunca mais desde que bebi um shot num dia não talvez que me caiu mesmo mal, ou por ser simples, puro. Há muitos anos atrás. E na altura corri para o wc deitei tudo fora até às entranhas e jurei que para nunca mais. O whisky já foi pelo abuso, nunca bebi muito simples mas um dia abusei dos whisky-cola e foi para nunca mais. Hoje é o dia que se me beijam depois de beber whisky quase entro em colapso. E não, não acho que seja no caso do Gold Strike pelo facto de ser uma bebida doce, pois já abusei do licor beirão (que é mesmo doce) e volto a beber!
    É a minha opinião claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o que se passa com o Gold Strike mas nunca mais consegui estar perto dele.

      Eliminar
  2. Pipocante Irrelevante Delirante15 de janeiro de 2015 às 13:20

    Bailey's :P
    (enfardei bastante quando jovem)
    Traçadinho
    Panachet
    Bagaço (isso nunca consegui beber)

    Um gajo evolui...


    Gold Strike, bebi, e bem, mas lá está... evolução...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje gosto de um bom bagaço, sobretudo depois de uma refeição mais pesada. Cai mesmo bem.

      Mas nunca me fartei de nada como me fartei de Gold Strike. E bastou uma dose a mais.

      Eliminar
    2. Pipocante Irrelevante Delirante15 de janeiro de 2015 às 19:45

      Whisky + Brandy Mel = never again

      Eliminar
    3. Acho que a única coisa que misturei com whisky foi cola e mesmo assim durante pouco tempo. Quando não sabia beber whisky.

      Eliminar
    4. Pipocante Irrelevante Delirante16 de janeiro de 2015 às 15:40

      Não eram misturados, eram à vez.
      (foi uma noite triste)

      Eliminar
  3. Olá :)
    Ui, que nostalgia! Então não me havia de lembrar do gold strike?! Quantos shots disso passaram por aqui!
    Agora só bebo quando o rei faz anos e com moderação, (estou velha, assumo!). Costumo dizer, em tom de brincadeira, que enquanto miúda bebi a minha quota parte para toda a vida. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mim passaram os shots suficientes para não conseguir voltar a beber gold strike ;p

      Eliminar
  4. Por aqui tb nunca mais se bebeu, so de pensar até me dá vomitos!!!! La esta, foram uns anos a beber demais lolol

    ResponderEliminar
  5. Cmg aconteceu com essa mas também com Beirão... Blarggggggggggg...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beirão consigo beber mas não é a minha bebida de eleição.

      Eliminar