23.12.14

filmes que as pessoas devem ver antes de morrer #3

Leonardo DiCaprio é um dos meus actores de eleição. Muito mais do que o rapaz que fez o Titanic ou uma carinha bonita, DiCaprio é um dos maiores talentos da sua geração. Tanto que considero bastante injusto que ainda não tenha conquistado uma das famosas estatuetas douradas. Não é que um Oscar faça de si melhor actor mas é um prémio mais do que justo para um percurso brilhante e em crescendo. Filme após filme, e nos mais diversos registos, DiCaprio consegue superar-se.

Provavelmente irei escrever sobre muitos dos filmes de Leonardo DiCaprio neste espaço dedicado às melhores longas-metragens. Mas, o cartão de apresentação do actor nesta rubrica chama-se Diamante de Sangue, um filme de 2006. O pano de fundo do filme é a guerra civil que provocou o caos na Serra Leoa nos anos 90. O destaque vai para Danny Archer (DiCaprio), um ex-mercenário e Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um pescador da tribo Mende que vê a família ser raptada ao mesmo tempo que é obrigado a trabalhar no negócio dos diamantes. E é numa mina de diamantes que encontra um gigantesco diamante rosa. A história chega aos ouvidos de Archer, um homem habituado a trocar armas por diamantes. Existe ainda Maddy Bowen (Jennifer Connelly) uma jornalista que pretende desmascarar o lado obscuro dos diamantes de sangue.

Estas três histórias acabam por se unir numa história contada de forma brilhante que nos prende ao ecrã do primeiro ao último minuto. O motivo que me leva a falar deste filme é porque é daqueles em que DiCaprio esteve magnífico. Como vem sendo hábito, esteve nomeado para o Oscar de Melhor Actor, galardão que foi atribuído a Forest Whitaker, devido à sua prestação em O Último Rei da Escócia. Não deixa de ser curioso que The Departed : Entre Inimigos, tenha sido considerado o melhor filme. Pois é um filme que conta com outro desempenho perfeito de DiCaprio. Mas, sobre este filme falarei no futuro.

Por sua vez, Djimon Hounsou, outro actor de que gosto especialmente, foi nomeado para Melhor Actor Secundário. Tal como DiCaprio, merecia vencer mas não conquistou a estatueta. Este filme tem todos os ingredientes para facilmente se tornar num dos preferidos de quem o vê, isto apesar de algumas pessoas considerarem que é um filme forte e nem sempre fácil de assistir. De uma coisa estou certo, é daqueles filmes para ver, rever e voltar a ver sem nunca ficar cansado. E tudo isto faz com que seja um filme que as pessoas devem ver antes de morrer.

12 comentários:

  1. Já perdi a conta ao numero de vezes que vi o Diamante de Sangue. Excelente filme que no meio da ficção coloca o dedo na ferida, não só da exploração do ser humano, mas também da lavagem cerebral feita a menores com o intuito de protelar uma guerra civil.
    Gosto particularmente da prestação do Djimon Hounsou, na minha opinião muito melhor que a do DiCaprio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqueles que nunca cansa. O Djimon Hounsou é um belo actor. Sigo desde o Gladiador.

      Eliminar
  2. muito bom esse filme ja vi algumas vezes!

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo, há muito que o DiCaprio merecia ganhar o Óscar, mas nem sempre a academia é justa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem anos em que as coisas não batem certo. Como quando o Argo é considerado o melhor filme e o Ben Affleck fica fora dos candidatos e melhor realizador.

      Eliminar
  4. O DiCaprio também é dos meus actores preferidos. Mas ainda não vi esse filme, ainda está na lista :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê que vais gostar. Quanto mais tempo passar mais te irás arrepender.

      Eliminar
  5. Quando comecei a ler este post, foi este o filme que me veio logo à memória.
    Concordo que o Leonardo Dicarpio já merecia um oscar, e para mim este seria o filme correcto, pois consiste em várias histórias que se cruzam com um final, para mim, inesperado.
    Recomendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um dos grandes filmes dele. E concordo que o fim acaba por ser inesperado.

      Abraço

      Eliminar
  6. Pipocante Irrelevante Delirante28 de dezembro de 2014 às 16:00

    Não me cativou.
    Preferi o " o senhor da guerra", com Nicolas cage. A narrativa parece mais... verídica e o personagem central melhor construído.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é um excelente filme com actores que aprecio mas entre os dois, sou da equipa Diamante de Sangue.

      Eliminar