12.12.14

filmes que as pessoas devem ver antes de morrer #2

No último fim-de-semana fui ao cinema ver John Wick, que muitas pessoas consideram o melhor filme de acção deste ano e que conta com Keanu Reeves no principal papel, dando vida a um temível assassino que já está reformado mas que se vê obrigado a voltar a fazer aquilo que sabe fazer melhor. Não só gostei muito do filme como acho que há muito que este actor merecia um filme destes. Curiosamente, o mesmo Keanu Reeves que é protagonista do filme que aconselhei na primeira edição desta rubrica. E que é também protagonista do filme que escolhi para o número dois de filmes que as pessoas devem ver antes de morrer.

Actualmente, Keanu Reeves tem 50 anos mas, quando tinha apenas 27 anos, juntou-se ao malogrado Patrick Swayze em Ruptura Explosiva (Point Break). De forma resumida, este filme conta a história de um jovem agente do FBI (Keanu Reeves) que cuja missão passa por se infiltrar num grupo de surfistas, cujo cabecilha é Bodhi (Patrick Swayze), que acredita ser responsável por diversos assaltos a bancos. Como não podia deixar de ser, tem muita acção, reviravoltas, amizades inesperadas e histórias de amor. Nada falta num filme que sempre (pelo menos é nisso que acredito) esteve bem cotado mas que começa a ficar esquecido no tempo. E que é um dos filmes da minha vida.

Na altura, o papel de Johnny Utah valeu a Keanu Reeves o MTV Movie Award para Most Desirable Male para o qual Patrick Swayze também concorria. Ruptura Explosiva é realizado por Kathryn Bigelow, a mesma de filmes como 00:30 Hora Negra e Estado de Guerra que foram bastante badalados num passado muito recente. De resto, a cotação de 7,2 do IMDB é um belo cartão de visita de um filme que todas as pessoas devem ver antes de morrer.

14 comentários:

  1. Boa realizadora, bom ator, boa trama. Parece-me bem :)

    ResponderEliminar
  2. Já não vinha cá há uns tempos, adorei o cabeçalho novo!

    ResponderEliminar
  3. Não conheço esse filme. A ver se colmato essa falha entretanto. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Pipocante Irrelevante Delirante14 de dezembro de 2014 às 00:28

    Vi no cinema.
    Engraçado, mas não é daqueles que mereça rever, na minha opinião. Nem sequer posso dizer que tenha "envelhecido" como deve ser, ao contrário de outras fitas.
    Ainda ontem revi na tv o maravilhoso "A Coisa" de Carpenter, e aquilo parece melhor a cada visualização. Um filme que, da primeira vez que vi, não me pareceu ter mais que puro gore.
    Voltando ao Ruptura, vale pelo enquadramento/cenário, e por ter Swayze, desaparecido precocemente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado perceber a forma como cada filme toca a cada pessoa. Pessoalmente, aprecio bastante a história e a acção do filme. Melhor do que muitas coisa que se faz actualmente.

      Eliminar
  5. Mais um para a minha lista de espera, pq independentemente de certos atores, filmes de acçao, tiros e porrada sao obrigatorios ;)

    ResponderEliminar
  6. Já coloquei na minha lista, finalmente chegou para alugar um que tu aconselhaste salvo erro "Desligados"...vou ver nestas férias. O Keanu é especial para mim...50?!....tens a certeza?!....ó meu deus....especial por um filme que ele faz com a Sandra Bulock A casa do Lago em português...acho eu...um filme que revejo sempre que me quero relembrar do quanto amo MorMeu. Há um tema musical que desde então me ficou gravado na pele: https://www.youtube.com/watch?v=Oextk-If8HQ


    jinhooooosssssss e saudades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Desligados é muito bom. Vais adorar. Esse de que falas também é muito bom. E sim, já tem 50 anos. E aconselho-te o John Wick ;)

      Beijos com saudades

      Eliminar
  7. Não conheço o filme, mas adoro Keanu Reeves.

    ResponderEliminar