4.12.14

filmes que as pessoas devem ver antes de morrer #1

Uma das minhas paixões passa pelo cinema. É raro o dia em que não vejo um filme. E quando gosto dos filmes, sou capaz de os ver vezes sem conta, sem que me canse ou aborreça. Sei o que vai acontecer mas ainda me consigo surpreender com pequenos detalhes que acabam por escapar na primeira vez em que vejo o filme. 

Decidi transformar a minha paixão por filmes numa rubrica, a que dei o nome “filmes que as pessoas devem ver antes de morrer”. O objectivo é fugir daqueles filmes mais badalados que todas as pessoas conhecem. Aquilo que pretendo é partilhar filmes que, no meu modesto e humilde ponto de vista, não têm a reputação que merecem. Algo que acontece com o filme que escolhi para dar início a esta rubrica.

Considero que os 6,6 atribuídos pelo Internet Movie Database não fazem interia justiça a Doce Novembro, um filme de 2001 que conta com Charlize Theron e Keanu Reeves nos principais papéis. Este filme conta a história de Nelson Moss (Keanu Reeves), um executivo que só tem olhos para o trabalho e para o seu umbigo. Nada mais importa. Nada mais interessa. Este homem acaba por cruzar-se com Sara Deever (Charlize Theron) que considera ter um dom que mudará a vida de Nelson. Para tal, o atarefado executivo só necessita de viver durante um mês (Novembro) com aquela que considera ser uma “lunática”. Uma das poucas regras de Sara é que Nelson não faça perguntas. Porém, aquele mês vai ensinar muito a ambos. Muito mais do que desejavam. O trailer pode ser visto aqui.

Podia colocar este filme na minha lista de filmes obrigatórios porque Charlize Theron é a protagonista e isso é motivo mais do que suficiente para que um filme seja visto. Podia destacar também a qualidade da banda sonora. Mas o principal motivo da escolha está relacionado com a actualidade do filme. Todas as pessoas conhecem (pelo menos) um Nelson Moss. Pessoas que só têm olhos para carreira e, pior do que isso, só têm em conta o seu umbigo e dizem não ter tempo para mais nada. Pessoas que acabam por desprezar tudo o resto, como é o caso do amor. Por outro lado, e sem abordar muito esta vertente, muitas pessoas têm o secreto desejo de ter na sua vida uma Sara Deever. Não só pela mudança que garante fazer mas também pelo desejo de ser uma mudança na sua vida. E é por isto que este é um dos filmes que as pessoas devem ver antes de morrer.

24 comentários:

  1. Boa, Bruno!
    Sabes que vi este filme, mas não me recordo da história?
    É um filme a ver (lamentavelmente, tanto filme bom que poderia passar aos domingos, na TV, e só se vêem programas pimba de rua que iludem os pobres espectadores com 707.......
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem momentos que tenho muito presentes, como se tivesse acabado de ver o filme. Abençoados canais de filmes ;)

      Beijos

      Eliminar
  2. E começas muito bem!
    Para mim só tem um defeito, faz-me chorar de todas as vezes que o vejo :)))

    ResponderEliminar
  3. Ahhh cá está uma rubrica que vou seguir com atenção! Não vejo tantos filmes como queria, mas quando tenho oportunidade, devoro uns quantos. Nunca vi o Sweet November, mas já andava por aqui para ver. Agora ficou no topo das prioridades!

    ResponderEliminar
  4. No que ao cinema diz respeito, acho que quase instintivamente vou agrupando os filmes que vejo por géneros... mas não do tipo drama, comedia ou terror. Mais do género banda sonora, historia, elenco.
    E este é um dos meus preferidos no que à banda sonora diz respeito.

    ResponderEliminar
  5. É um filme maravilhoso <3
    Já o vi vezes sem conta.
    Boa escolha ;)

    ResponderEliminar
  6. Sweet November...fantástico filme :)

    ResponderEliminar
  7. Eu estudei cinema precisamente pela paixão que tenho por esta área, mas confesso que entre muitos filmes que já vi, deste nem sequer ouvi falar. Vou colocar na minha lista :)

    ResponderEliminar
  8. Acabei de o ver ( no local de trabalho tem outro encanto lol ) e gostei imenso, apesar de ser um filme a dar para o lamexas. Eu adoro cinema e tal como tu nao passo um dia sem ver um filme ou uma seriezita, mas o dia so tem 24h e por vezes nao chega.

    Podias tambem fazer um texto com o teu top 10 de series que mais gostaste e que ja tenham terminado e outro top com series atuais ;)

    ResponderEliminar
  9. Um filme a não perder. Sem dúvida. Pena que não dê mais vezes na tv. Só o vi uma vez, mas acabei de ficar com vontade de o ver outra vez. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deu recentemente se não me engano ;)

      Beijos

      Eliminar
    2. E deu na tv por cabo ou nos canais genéricos? É que eu só tenho os 4 canais genéricos. E nesses não me lembro de ouvir publicidade nenhuma, mas posso não me ter apercebido. ;)
      beijinho

      Eliminar
    3. Se não me engano foi no Hollywood. Mas facilmente encontras no youtube ;)

      Eliminar
  10. Já vi há uns quantos anos, hei-de rever um dia destes :)

    ResponderEliminar