2.12.14

complexos deles em relação a elas

Conheço homens para quem é impensável ter uma relação com uma mulher que tem um ordenado superior ao deles. São homens que se sentem diminuídos perante aquela que pelos vistos é uma espécie de impotência financeira. Conheço outros homens que se sentem superiores em muitos aspectos. Basicamente, olham para as mulheres como sendo inferiores. E lidam mal com tudo aquilo que foge dentro do que consideram ser a normalidade.

Um dos complexos que noto em muitos homens tem relação à altura das mulheres. Noto isso quando várias pessoas conhecem a minha mulher que tem 1,80m. Noto ainda mais quando falo da minha mulher sem que esteja presente. Quando sabem a altura, surgem as perguntas habituais acabam sempre em questões como: “é mais alta do que tu?”, como se isso fosse algo impensável e na tentativa de perceber como será a minha reacção.

Em casa, sou o primeiro a brincar com esta situação. Digo-lhe que sou mais alto. Ela diz que é ela. E brincamos com isto em diversos momentos. Mas não passa disso. De resto, sou o primeiro a dizer-lhe para usar saltos altos e quando isso acontece sinto orgulho por estar ao meu lado e nunca senti vergonha porque fica muito mais alta do que eu nessa situação específica. Por mais olhares estranhos que acabam por surgir.

Por mais que tente não consigo perceber coisas como: “gosto de ti mas não vai dar porque ganhas mais do que eu” ou “não temos futuro porque és mais alta do que eu” ou, no sentido oposto, “não sou totalmente feliz contigo mas está tudo bem porque tens um ordenado inferior ao meu” ou “gosto mais da outra rapariga mas como é mais alta do que eu, tenho de me contentar contigo que és relativamente mais baixa”. 

20 comentários:

  1. Quantas oportunidades de serem felizes não serão desperdiçadas devido a coisas tão pequenas e sem sentido.

    ResponderEliminar
  2. Essas pessoas têm um grave problema, nasceram como "o cérebro ao lado da cabeça", como costuma dizer a minha mãe.

    ResponderEliminar
  3. Isso da altura admito que me faz alguma confusão, digamos que será um complexo meu em relação aos homens. Pessoalmente nunca tive uma relação com alguém mais baixo do que eu, mas assim à primeira vista ser mais baixo é coisa que não me atrai muito. Só passando pela situação é que a pessoa sabe se dá ou não certo...o físico não é tudo felizmente. Mas que há complexo há...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o amor e o desejo não têm complexos. Até porque não escolhemos de quem gostamos :)

      Eliminar
    2. Achas bem. Posso ter de engolir as minhas palavras porque lá está não escolhemos de quem gostamos...mas coise. Se calhar é complexo também por ser pequenina, não sei. Logo se vê o que ou quem me surge no futuro...

      Eliminar
    3. Não és nada pequena. Aposto que tens o tamanho ideal para a mulher que és e isso não se mede em palmos ou centímetros :)

      Eliminar
  4. Infelizmente existe e vai continuar a existir homens com baixa estima. O meu Homem (note que escrevo o H maiúsculo), é 1cm mais baixo que eu e não se aflige quando uso saltos altos. Continuamos a andar de mãos dadas publicamente há 25 anos quer eu esteja de saltos ou não. Conheci-o com 16 anos e casamos quando eu tinha 19. Ganha mais que eu (também não é muito difícil) mas sei que ele adorava que eu ganhasse mais que ele (ia ser uma maravilha para o orçamento familiar) e temos uma família linda! Se quer saber a minha opinião, quem se preocupa com estes pormenores infantis, não amadureceu o suficiente para partilhar a vida ao lado de outra pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de pessoas que passados tantos anos ainda dão as mãos na rua. Vejo isso nos meus pais e aquece-me o coração :)

      Eliminar
  5. Ainda hoje falava disso com o maridão que no gozo disse que pelo menos no SA recebia mais que eu... e ... perguntei-lhe se sentia incomodado por isso... ele disse pelamordassanta ganha mais ainda ... não me importo de andar com o teu cartão a estoirar... LOLOL
    Mas ... sim... há gente que se incomoda imenso com essas situações... da altura, do posto, do ordenado... sinceramente? gente pouca... porque nada disso interessa ... nada!

    ResponderEliminar
  6. O Bruno resume tudo quando escreve: “sou o primeiro a dizer-lhe para usar saltos altos e quando isso acontece sinto orgulho por estar ao meu lado e nunca senti vergonha porque fica muito mais alta do que eu nessa situação específica. Por mais olhares estranhos que acabam por surgir.”

    É que gostar de alguém preenche-nos de “orgulho” por tudo aquilo que o outro é, e por podermos partilhar o caminho com essa pessoa. É algo que não se detém com miudezas como os “olhares estranhos” dos outros. Passar ao lado do que é verdadeiro por complexos que nascem do medo da opinião dos outros é que é uma “vergonha”.

    É a primeira vez que comento o seu blog. Gosto muito do que escreve mas mais ainda da pessoa que mostra ser.

    Ana M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, prefiro que me trates por tu, pode ser?

      Obrigado pelas tuas palavras. Soube muito bem ler. Se não temos orgulho em quem está connosco é mau sinal.

      Eliminar
  7. Conheço tb muitos homens com preconceito em relação à aparência fisica da mulher, ou seja, têm vergonha de andar em publico com uma mulher menos bem vestida ou mais gordinha.
    Gostam de andar sempre "bem acompanhados".
    Parabens a Ti pela tua simplicidade :-)

    ResponderEliminar
  8. Ha gente estupida em todo lado...preconceituosa entao :/

    ResponderEliminar
  9. Tenho quase 1.90m, por isso é difícil uma mulher estar mais alta que eu :P
    Mas uma ex minha, com saltos daqueles grandes ficava quase da minha altura.

    ResponderEliminar