31.12.14

best of 2014 (filmes)

Escolher o melhor de um ano não é missão fácil. Sobretudo quando a tabela envolve uma das minhas paixões, neste caso o cinema. Ainda é mais complicado quando existem filmes de 2013 que apenas chegaram a Portugal em 2014 e que acabam por empurrar os deste ano para lugares mais baixos na tabela. A missão é ainda mais dura porque decidi retirar três lugares à tabela do ano passado que passa de onze para oito. A escolha é feita com base nos filmes que vi.

8 – Lego, o Filme


Pegar nos míticos bonecos amarelos e fazer deles um filme podia ser um verdadeiro tiro nos pés. Utilizar as peças coloridas como cenário podia piorar a queda. Juntar personagens de outros universos era mais uma acha para a fogueira. Porém, resultou num filme brilhante que cativa tanto os mais pequenos como os adultos.

7 – Interstellar


Um dos mais aguardados filmes do ano. Com o oscarizado Matthew McConaughey que continua a provar que sabe fazer muito mais do que comédias românticas de Domingo à tarde. Christoper Nolan garante qualidade ao filme e prova que não são necessárias naves todas xpto para fazer um grande filme de ficção científica. Este é daqueles filmes que subia mais lugares na tabela caso os primeiros filmes tivessem estreado em 2013.

6 – Em Parte Incerta


Uma das (ou a) surpresas deste ano. Uma história assustadoramente brilhante que nos deixa a pensar nos limites (ou falta deles) das pessoas e naquilo que são capazes para chegar onde desejam. Mais uma vítima dos filmes de 2013.

5 – Guardiões da Galáxia


Sem os quatro primeiros classificados seria claramente o filme deste ano. Uma aposta de risco que muitos acreditavam ser um verdadeiro fiasco. Acreditava-se que seria um dos fracassos do ano mas acabou por ser um sucesso tão grande que terá continuidade. E muito do mérito está em Chris Pratt, o super-herói mais real que pode existir. Daqueles filmes para ver e rever.

4 – 12 Anos Escravo


O último dos filmes de 2013 que estrearam em Portugal apenas no início de 2014. Um filme muito intenso com uma história verídica que todos deviam conhecer. Não é um filme fácil de ver mas é daqueles que não se podem perder.

3 – O Clube de Dallas


Gostei muito deste filme mas não ao ponto de lhe dar mais do que o último lugar do trio da frente. Acho que algo que marca muito o filme é a exigência física dos personagens. Isso dá uma grande força ao filme que tem muita qualidade mas que, do meu ponto de vista, fica muito bem no terceiro lugar.

2 – Golpada Americana


Um dos grandes filmes deste ano com um elenco de luxo onde estão Bradley Cooper (que tem muito para dar ao cinema), Amy Adams (uma das minhas novas preferidas), Jennifer Lawrence (que prova que é o actor que faz o papel e não o inverso), Jeremy Renner (um talento muito interessante) e Christian Bale (um mestre). Nem todos as pessoas sabem misturar talentos de enormes proporções. Aqui correu bem. Muito bem.


1 – O Lobo de Wall Street


O filme deste ano e que seria o filme de qualquer ano em que estreasse. Onde algumas pessoas conseguem ver apenas nudez e excessos, encontro desempenhos brilhantes numa história verídica muito bem conseguida. É impossível não destacar Leonardo DiCaprio que merecia a estatueta dourada para Melhor Actor.

4 comentários: