20.11.14

roupa e confiança (ou falta dela)

Recebi no meu email profissional o anúncio da nova (e primeira) colecção de camisas de Cristiano Ronaldo, que já se tinha aventurado na roupa interior. Achei especial piada às palavras que o jogador escolheu para abordar esta aposta comercial. “Parte da minha crença é ser sempre o melhor que posso. A camisa que assenta na perfeição dá ao homem a confiança para se tornar na sua melhor versão possível”, começa por dizer. “Na minha vida desportiva, uma base forte permite que me apresente no meu melhor e aplico este princípio à minha vida pessoal, empresarial e à forma como me visto. Vestir-me bem dá-me confiança para ser o melhor que posso e uma camisa moderna, que assenta na perfeição, com estilo é o ponto de partida de cada olhar”, acrescenta. Gostei desta escolha de palavras porque entendo que diz muito sobre aquilo que a roupa representa para uma pessoa.


Acho que a roupa, um dos nossos cartões de visita perante os outros, diz muito sobre nós. Sobre a personalidade, por exemplo. E no que à confiança diz respeito, mostra se a pessoa é confiante ou não. Sobretudo em relação ao corpo. Existem pessoas que optam por tamanhos muito maiores do que aqueles que vestem. Isto, para mim, é sinal de falta de confiança. Até porque na maioria dos casos ficam bem com as roupas que entendem não ser adequadas para si.

Esta postura, este receio e esta falta de confiança acabam por transparecer em diversas situações onde eventualmente podem fazer a diferença, como é o caso de uma entrevista de emprego. Cristiano Ronaldo defende também que a roupa perfeita é o ponto de partida do primeiro olhar. E tem razão no que diz. Podem existir outros detalhes que captam a nossa atenção mas em locais onde está muita gente, aqueles que estão bem vestidos (independentemente do estilo de cada um) são, por norma, os que se destacam ou aqueles que atraem mais olhares.

Além disso, as pessoas que vestem bem são naturalmente confiantes. Em alguns casos até excessivamente confiantes. Não tenho dúvidas de que a confiança é um dos principais factores que destaca uma pessoa, independentemente do cenário e do tema. E a confiança em relação à roupa pode fazer toda a diferença em momentos específicos.

19 comentários:

  1. Sem dúvida que a forma como nos vestimos, tem um peso bastante grande na opinião dos demais, nisso eu concordo.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo inteiramente! O poder da moda para afirmar a personalidade de cada um é evidente e não devia ser constantemente rotulado de forma tão leviana e inconsciente.

    ResponderEliminar
  3. A roupa nem sempre faz milagres. Num CR7 qualquer trapinho cai bem :-)
    O ponto de partida é o corpo. Se não nos sentirmos bem, nem que a roupa custe uma fortuna! A forma como nos sentimos com o nosso corpo reflete-se na forma como vestimos a roupa, é uma questão de atitude. Temos de usar roupa adequada à nossa estrutura mas não para disfarçar aquilo que nos faz sentir mal. Esse disfarçar é um erro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A roupa não faz milagres e as pessoas é que fazem a roupa. Não são as marcas caras que dão estilo. Mas uma pessoa bem vestida transpira confiança.

      Eliminar
  4. Tocaste num ponto importante...a roupa perfeita é o ponto de partida do primeiro olhar...aplica-se em tantas coisas...no trabalho, em casa com a mulher, na escola na relação professor-aluno, numa loja na relação lojista-cliente...por aí fora...mas também acho que às vezes há surpresas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A roupa é um cartão de visita que leva a muitos pensamentos. Infelizmente, nem sempre correctos.

      Eliminar
  5. São as pessoas que vestem as roupas e não as roupas que vestem as pessoas.

    ResponderEliminar
  6. Ui! Hoje não estou de acordo contigo, quando afirmas que “as pessoas que vestem bem são naturalmente confiantes”. A roupa aumenta a confiança, mas não tem o condão de a dar a quem não a tem. Acho até que “vestir bem” pode ser sinal de falta de confiança. E do que vale seres o centro dos olhares, se não tiveres estaleca para lidar com eles?! Podes ser muito confiante em relação ao teu corpo, mas quanto ao resto…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes. Mas acho que uma pessoa que está bem vestida passa a imagem de confiança (e até pode não a ter). E quando refiro centro das atenções é apenas porque as pessoas tendem a olhar para quem está bem vestido. Puxas temas muito bons que davam para muitos textos.

      Eliminar
  7. it's not what you wear, it's how you wear it. or how you take it off.

    ResponderEliminar
  8. Às vezes, uma roupa simples mas bem combinada (não precisa de ser cara) pode dar à pessoa um ar de confiança, de se sentir "a mulher mais linda do mundo".
    Gostei das frases de CR.
    O "miúdo" do euro 2004 cresceu e parece-me que um dia vai saber administrar bem o seu dinheiro.
    Oxalá que sim.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Desta vez não partilho da mesma opinião.
    Há quem vista muito bem exactamente para disfarsar a falta de confiança e de auto estima. Aplica-se demasiado na aparência exterior para afastar a atênção do interior.
    Por norma quem se sente confiante e à vontade não se preocupa muito com a aparência.
    Ja agora, o que é para ti uma mulher bem vestida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto dessa perspectiva. Mas se não existe confiança como é que se escolhe uma roupa que revela confiança? Isto dava pano para mangas :)

      Quando refiro a vestir com confiança não estou automaticamente a referir produção excessiva.

      Para mim, uma mulher bem vestida é aquela que tira o melhor partido do seu corpo. E isto pode ser feito com saltos altos ou com ténis. Tanto gosto de uma mulher que se veste como executiva ou de forma mais descontraída. Gosto de simplicidade, algo que muitas pessoas confundem com desleixo. Não sei se me expliquei bem.

      Eliminar
    2. Na perfeição :-). obrigada
      È que ha mesmo muita gente a confundir simplicidade com desleixo.

      Eliminar