25.11.14

precisa-se de escândalo

Finalmente foi divulgada a medida de coação aplicada a José Sócrates. Soube-se que o antigo primeiro-ministro ficará detido em prisão preventiva. E assim poderá ficar até Março de 2018. Acredito que durante aproximadamente uma semana irá falar-se das rotinas do político no estabelecimento prisional de Évora. Quem são os seus amigos? Com quem fala? O que lê? O seu estado de espírito e por aí fora. Mas tudo isto se esgotará em breve.

E depois? De que vamos falar? É urgente encontrar um novo escândalo que alimente o povo pois as audiências da Casa dos Segredos revelam que já é insuficiente. E o futebol (com excepção para semanas como esta em que existem competições europeias) acontece apenas ao “fim-de-semana”. Por isso, ou soltam o Sócrates para criar uma onda de indignação ou encontra-se outro escândalo semelhante para que o povo se mantenha saciado. 

12 comentários:

  1. Acho importante não nos distrairmos com o acessório e determo-nos no essencial: Pouco me importa como foi detido...couldn´t care less...importa-me porque foi detido, importa-me que foi detido, importa-me que está em prisão preventiva, importa-me que vá a julgamento e importa-me que a justiça aconteça, e não é agora que ela está a contecer que me vou deter no acessório, não pode ser preso por ter cão e preso por não ter. Espero que esta seja apenas a ponta do iceberg e que muitas outras detenções se sigam. Espero que esta seja uma oportunidade aproveitada por todos para mudar. Que seja o começo do fim de um regime ...do statos quo do "quem pode e manda" e que a nossa jovem democracia dê provas de estar viva e pronta a deitar fora vicios que estavam instalados e já eram aceites como normais por todos nós. Espero que este seja o principio do fim e a oportunidade de um novo começo....quero acreditar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava era que outros como ele fossem também para Évora. Isso é que era. Também quero acreditar.

      Eliminar
  2. Sim, estou para ver qual é o que se segue - não sei se será a questão das farmácias... talvez não seja tão forte para ofuscar a questão Sócrates...

    E eu fui das que não estive "pregada" aos telejornais a ver quais seriam as medidas de coacção (mas devo ter sido a excepção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas querem lá saber dessas coisas. Querem é um político preso. Isso chega! Como foi preso ontem, acabou tudo :)

      Eliminar
    2. Eu só espero: que isto não seja só fogo de vista. A ser culpado que cumpra a pena devida (e não que esteja cá fora ao fim de uns meses porque já terá cumprido tudo - caso se comprove que seja culpado).
      E que, como referes no teu comentário para a Suricate... eu também desejo que outros tantos políticos e não só, lhe sigam o caminho: de serem julgados pelo que fazem!

      Eliminar
    3. Se ficar lá até Março de 2018, sai logo. Espero é que isto seja o início de uma limpeza.

      Eliminar
  3. Tem de se arranjar outro, e urgentemente, é que este já dura há alguns dias, está a ficar velho, lol

    ResponderEliminar
  4. Também fui das que aguentou ontem estoicamente pela notícia das medidas de coacção aplicadas. Sou apologista de que quem comete um crime, deverá pagar por ele, e se a nossa moldura penal é esta, temos que a aceitar e respeitar.
    Existe muita agitação em torno da questão de como foi detido, das circunstâncias que terão levado à medida da prisão preventiva...não escondo as minhas dúvidas face a outras pessoas que, assim sendo, deveriam ter sido sujeitas às mesmas - nomeadamente Ricardo Salgado.

    Veremos os desenvolvimentos deste sururu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Salgado pagou três milhões de euros para não ficar detido. Vejo a detenção apenas como forma de evitar a contaminação do processo. De resto, não encontro mais nenhuma possibilidade.

      Eliminar
  5. Eu lamento e tenho vergonha que uma figura que foi primeiro-ministro tivesse ido longe de mais, mas quero pague bem pago e que a JUSTIÇA actue da mesma forma com outros casos que nós todos conhecemos e que não podem ficar impunes.
    Mas também lamento o "estardalhaço" feito pela comunicação social, como é habitual, mas eu não gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se errou, tem de pagar por isso. Mas não deve ser feito dele um exemplo que resolve tudo. Porque devia ter a companhia de muitos outros.

      Eliminar