10.11.14

o dinheiro dá felicidade?

O dinheiro dá ou não felicidade? Esta é uma pergunta que divide muitas pessoas e que alimenta discussões há muito tempo. De um lado estão aqueles que defendem que o dinheiro compra a felicidade. Do outro estão aqueles que entendem que o dinheiro não a compra. Neste caso, estou do lado dos que entendem que o dinheiro pode dar acesso a muitas coisas mas que em momento algum dá acesso à felicidade. Recuso-me a acreditar que uma conta bancária recheada compra a felicidade.

Aquilo que acredito e que é fácil de comprovar é que o dinheiro compra tudo. Quer dizer, quase tudo pois não compra saúde (só o melhor tratamento em caso de necessidade), não compra amor (compra pessoas que fingem sentimentos a troco de dinheiro) e não compra felicidade (compra objectos que podem eventualmente criar uma ilusão de felicidade como um carro topo de gama e a casa mais cara do mundo que de nada valem se a pessoa não tiver ninguém com quem partilhar estas coisas).

Por outro lado, acredito que a ausência de dinheiro consegue trazer infelicidade. Mas não me refiro à ausência de dinheiro para comprar o tal carro topo de gama ou a casa xpto com que muitas pessoas sonham mas que não sabem qual a sensação de ter porque nunca tiveram. Quando digo infelicidade refiro-me à ausência de dinheiro que me permita manter a vida que tenho. Que me permita pagar as contas que tenho para pagar e que me deixe manter o nível de vida que tenho. E entendo que isso se aplica a qualquer pessoa e aos diferentes estilos de vida. Se nunca fui dono de um Ferrari, não fico infeliz por não ter dinheiro para comprar um. Se nunca vivi num castelo, não fico infeliz por não poder viver num. Por outro lado, gosto muito do meu Peugeot. E ficaria infeliz se não tivesse dinheiro para o sustentar. Tal como gosto muito do meu T2. E também ficaria infeliz se tivesse de sair de lá por não ter dinheiro para o sustentar. Estas realidades são minhas. Conheço-as. Sei como as sinto. O resto são sonhos e ilusões que não trazem felicidade ou infelicidade à minha vida.

Num destes dias ouvi um sociólogo falar da felicidade que, de um ponto de vista meramente sociológico, não é mais do que bem-estar subjectivo. Que apesar de aparentar ser algo simples, é algo que depende de um vasto leque de variáveis. Sendo que as duas mais importantes são o dinheiro (aquele que permite manter a vida que as pessoas conhecem) e o medo de no futuro não ter o tal dinheiro que permite manter a vida que se conhece. Além disso, existe um estudo que prova que as pessoas necessitam “apenas” de mais 20% do dinheiro que têm para que a felicidade seja plena.

É por tudo isto que defendo que o dinheiro não dá felicidade. Não compra a felicidade de uma pessoa. Tal como é por isto que defendo igualmente que é possível ser feliz com pouco. Porque o pouco é a realidade que essa pessoa conhece. E é essa realidade que a pessoa luta por manter e, se possível, melhorar um pouco. Os tais 20% que são referidos no estudo. Por isso, para mim, o dinheiro não compra a felicidade de ninguém. Ser feliz passa por coisas bem mais simples do que euros e objectos valiosos que se cobiçam eternamente e que, em alguns casos, impossibilitam que se saboreie o que se tem. 

20 comentários:

  1. A felicidade não é um bem material que se possa comprar. Por isso, o dinheiro não poderá dar felicidade. Pode é possibilitar a compra de certos bens que nos possam dar essa sensação de felicidade. Mas isso é momentâneo.
    Eu falo por mim. Sou feliz e isso não depende do dinheiro.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas como é que as pessoas sabem que vão ser mais felizes com coisas que nunca tiveram? Eu sei que serei triste se perder o que tenho. Isso sei.

      Abraço

      Eliminar
  2. O dinheiro não traz felicidade, mas diminui a infelicade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que diminui no sentido de manter o que temos. E para isso é preciso dinheiro.

      Eliminar
  3. Muito bem.
    Quem não sonha/ deseja extravagâncias, é mais feliz e, como sempre disse e digo: a felicidade são momentos e estes são as pequenas coisas pelas quais lutamos, temos e nos fazem sentir bem com a vida e com as pessoas que amamos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A felicidade está no que temos e é isso que tem de ser aproveitado.

      Beijos

      Eliminar
  4. Pipocante Azevedo Delirante10 de novembro de 2014 às 22:29

    A felicidade é subjectiva.
    O HsB seria infeliz sem o seu smartphone. O seu doppelganger que pastoreia cabras nos montes do Marão é feliz sem nunca ter feito uma chamada telefónica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, a felicidade é o bem-estar subjectivo.

      Eu seria infeliz sem o que tenho. Porque sei o que tenho. E isso aplica-se a todas as realidades e às diferentes carteiras. Se calhar, o meu doppelganger seria triste se não tivesse cabras para pastar. Acho que passa por aí.

      Eliminar
  5. Também ouvi essa entrevista e concordo plenamente.
    Acho é que a frase "o dinheiro não traz felicidade" quer dizer muito pouco e acredito que o que ser realmente dizer é "ser rico não traz felicidade".
    Por todos os motivos que enumeraste, muito ou pouco, é preciso algum dinheiro para manter o estilo de vida que cada um conhece e do qual depende o tal bem-estar.
    Até em questões de saúde, ter algum dinheiro ou a possibilidade de o conseguir em situações graves é, na minha opinião, motivo para alguma felicidade (no meio de uma infelicidade).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem a saúde o dinheiro compra. Compra "apenas" o acesso a bons cuidados que podem não ser suficientes.

      Eliminar
    2. Mas também podem ser suficientes e nesses caso muita felicidade daí advém.

      Eliminar
  6. Não podia concordar mais!
    A vida é feita de momentos. Os momentos simples são quase sempre os que nos fazem mais felizes e nem por isso precisamos de dinheiro para os obtermos. É evidente que uma pessoa sem problemas monetários para pagar as contas ao fim do mês, para colocar comida na mesa, para a educação e a saúde, vive mais descontraida e mais tranquila para agarrar os momentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não é posto em causa mas para isso não é necessária a maior fortuna do mundo. Basta aquilo com que estamos habituados a viver.

      Eliminar
  7. Já escrevi, já apaguei, já escrevi e voltei a apagar...Prefiro deixar-te uma coisa que vale muito mais que as minhas palavras, deixo-te um abraço apertado, um obrigada ....e um quero que tenhas a certeza absoluta em ti e no que tu és (um ser humano maravilhoso!)...e de que comigo poderás sempre contar, com a minha amizade.

    Bom dia Bruninho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu pelas tuas simpáticas palavras e pelo gesto. Outro abraço forte para ti.

      Beijos :)

      Um grande dia!

      Eliminar
  8. O dinheiro não traz felicidade, isso é certo, pois não compra esse estado de espírito. A felicidade não é mais do que aproveitar os pequenos momentos, o dar valor às pessoas, aos sítios, ao que nos rodeia. Contudo acredito, que a falta de dinheiro, o ser obrigado a contar cada cêntimo, o ansiar todos os dias o final do mês, o fazer contas para perceber como pagar as contas, não nos deixará aproveitar os pequenos momentos de felicidade que a vida nos dá. Por isso acredito que, hoje em dia, na nossa sociedade e tudo o que ela nos "obriga", o dinheiro poderá estar correlacionado com percebermos a felicidade e darmos valor ao que temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso concordo contigo. A falta de dinheiro (para a nossa realidade) leva à infelicidade.

      Eliminar