5.11.14

coerência (ou a falta dela)

Todas as pessoas têm uma opinião formada sobre algo. Quer seja sobre as políticas de Pedro Passos Coelho, sobre as palavras de uma figura pública ou sobre uma qualquer polémica que é destaque nessa semana. Pontos de vista que não se coíbem de partilhar, quer seja num site, num blogue ou numa conversa entre amigos ao almoço ou no café. O que muitas pessoas parecem ignorar é a coerência, palavra que aparentemente desconhecem.

Muitas pessoas defendem uma ideia. Passados cinco minutos mudam-se para o outro lado da barricada. Dez minutos mais tarde voltam à casa de partida. E outros tantos depois conseguem estar numa posição diferente das duas anteriormente já defendidas e também criticadas. Quem diz ideia pode também dizer pessoa. Hoje critica-se este ou aquele por causa disto ou daquilo. Amanhã elogia-se essa mesma pessoa que já tinha sido criticada. E no dia seguinte ainda se pede ajuda a essa mesma pessoa.

Não sei em que mundo é que algumas pessoas vivem. Deve ser num planeta descartável incoerente, onde tudo se diz, onde tudo se faz e onde o nexo não é bem-vindo. E onde se acredita que a memória das pessoas dura breves segundos, o que faz com que tudo seja esquecido quase no imediato. Há muito que defendo que a maior crise com que nos deparamos é de valores. A coerência é um dos que está em falta. 

Tal como acontece com o desodorizante, quem mais precisa de coerência acaba por não a usar. Tal como dizia Rute Remédios (apenas uma das muitas personagens brilhantes de Herman José): “as opiniões são como as vaginas: cada um tem a sua e quem quiser da-la, da-la.” E se esta oferta de opiniões for acompanhada de coerência, melhor ainda. É um sinal claro de inteligência.

8 comentários:

  1. mas é normal mudar de opinião. conhece-se novos argumentos, novas situações. muda também a nossa opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. Mas seu eu falar mal de ti, não faz sentido que te dê palmadinhas nas costas no dia seguinte. E que passados dois dias peça a tua ajuda para algo. Isto não tem coerência.

      Eliminar
  2. Pessoalmente eu acho que quando adoptamos uma posição, seja elas qual for, é importante saber fundamenta-la ... ainda assim e se algo faz com essa posição seja alterada e todavia existir algo que sustente essas mesma alteração... não sei se se pode considerar incoerência...
    porém creio que não é disso que falas aqui :)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos grandes problemas de muitas pessoas é que falam por falar. Nem se dão ao trabalho de pensar.

      Eliminar
  3. Paletes de pessoas que hoje são assim, amanhã assado e depois, cozido (desculpa a expressão).

    ResponderEliminar