18.11.14

amizade e sexos opostos, uma missão impossível

“Nunca pensei que teria um homem tão atraente como melhor amigo. Nunca soube que essas coisas podiam acontecer”, são palavras da actriz Jennifer Lawrence em relação ao amigo e também actor, com quem protagoniza The Hunger Games, Liam Hemsworth. Estas declarações remetem-me para uma tema que dá pano para mangas e que aborda a possibilidade de duas pessoas de sexos opostos (atraentes, se quiserem acrescentar) conseguirem manter uma relação de amizade sem outros pensamentos/desejos associados.

Olhando para as palavras da actriz sensação de Hollywood, surpreende-me que seja a própria a assumir que não julgava possível ter como melhor amigo um homem que acha atraente. A ideia que fica é que existe uma determinada dificuldade em separar o aspecto físico do sentimento que os une. Parecendo que facilmente podia ceder ao desejo colocando em causa a amizade entre ambos. Como referi, surpreende-me que este modo de pensar seja da própria. Se for a ideia de terceiros, acho que é o mais comum.

Poucas são as pessoas que aceitam e compreendem uma relação de amizade entre pessoas de sexos opostos. Par a maioria, é impossível ser tão simples quanto isso. Quando um homem tem uma amiga que o próprio ou os outros consideram atraente, surgem sempre as mesmas questões. “Quem é?”, perguntam os amigos. “Uma amiga”, responde. “Amiga? Deve ser. De certeza que queres algo mais com ela”, acrescentam. No que às mulheres diz respeito, acredito que se passe o mesmo. Pelo menos é o que ouço. Também não se aceita que exista somente uma relação de amizade com um homem que ela ou as outras acham atraente.

Parece que existe uma lei que obriga que pessoas de sexos opostos só se possam amar ou desejar sexualmente. O que vá além disso tem de ser sentido por pessoas do mesmo sexo ou corre-se o risco de ser autuado e acabar a passar na noite na esquadra. Depois, por mais que as pessoas expliquem que são apenas amigos, fica sempre no ar a ideia de caso. Um romance, caso sejam solteiros. Ou uma traição, caso sejam comprometidos. E como uma mentira viaja muito mais depressa do que uma verdade, em pouco tempo todas as pessoas que rodeiam os amigos já estão a par do suposto romance e da suposta traição. E como, para algumas pessoas, uma mentira repetida muitas vezes passa a verdade, bastam dias para que o romance e a traição sejam um dado adquirido e uma verdade inquestionável.

É certo que existem relações de amizade que evoluem para romance ou que acabam numa noite fugaz de sexo. E boa parte dessas, quando a amizade já é “longa” acabam mal. Acabam com sentimentos misturados e difusos. Acredita-se que pode ser amor ou outra coisa mas o sexo comprovou que estavam errados e que foi outra coisa qualquer que ocupou o lugar daquilo que se acreditava ser amor. E depois, quebrada a barreira da intimidade sexual é quase impossível retomar a amizade que existia, com cada qual a seguir o seu caminho com uma relação fria e distante.

Não sei se são casos destes que levam a maioria das pessoas a não acreditar na amizade pura e simples entre pessoas de sexos opostos. Ou se a maioria das pessoas tem dificuldade em controlar o desejo. Acredito na amizade entre duas pessoas de sexos opostos. Totalmente despida de outros desejos. Até porque quando esses existem impedem que a amizade seja plena. Acredito até que, na maioria dos casos, amizades com pessoas de sexos opostos são as melhores de todas. Mas isso é assunto para outro texto que este já vai longo.

24 comentários:

  1. Infelizmente, em pleno século 21, ainda são poucas as pessoas que aceitam e compreendem uma relação de amizade entre pessoas de sexos opostos!

    Eu sempre tive mais amigos que amigas; aliás, 'a minha melhor amiga' é um homem, e hetero! :-) Até houve uma época em que, nas saídas à noite, eu era a única mulher num grupo de homens.

    Mas senti (e ainda sinto) muitas vezes na pele a estupidez das pessoas, lamentavelmente mulheres, que me disseram na cara que não acreditavam que nós éramos SÓ amigos... (nem uma 'one-night-stand'???) Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem sempre essas questões. Acho que é um tema que também dava para um belo debate mas considero as amizades entre sexos opostos mais completas.

      Eliminar
  2. O meu melhor é homem e não temos, nunca tivemos e também não temos pretensões a tal, rigorosamente nada romântico, nem fisico, nem sexual, nem nada, além da amizade linda e sólida que aprendemos a construir juntos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que quando existe uma amizade dessas impede que exista amor.

      Eliminar
  3. Lembro-me sempre desse filme mítico (que adoro), when Harry met Sally, que aborda este tema. A amizade entre pessoas de sexo oposto.
    Eu sou das que sempre tive amigos, só amigos (sem mais nenhuma intenção, de parte a parte), alguns giros (mas uma minoria, admito). Eu já me apaixonei pelo meu melhor amigo (da altura), assim como no filme... mas, no meu caso, a coisa não correu bem e terminou, como a amizade.
    Mas, felizmente, continuo a ter (muito bons) amigos, homens. E espero mantê-los durante muitos anos.
    Portanto: sim! É possível!
    (Desculpa o comentário testamento...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de comentários grandes :)

      Acho que o final acaba por ser quase sempre como esse que contas.

      Eliminar
  4. Eu acho que é mesmo possível aliás, é uma questão de definição mesmo e se o nosso (a) companheiro (a) souber não vejo porque não. a cabeça das pessoas é que está cheia de estereótipos e veem coisas onde não existem. Tanto tenho amigos homens como mulheres, mas a lealdade dos homens agrada-me, as mulheres são bem mais falsas umas com as outras. Isto seria mais uma conversa com pano para mangas.

    :D já agora adorei o filme " the hunger games"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dava mesmo pano para mangas. E acho que irá sempre existir a ideia de que homens e mulheres não podem ser apenas amigos.

      Também gosto dos filmes.

      Eliminar
  5. Esta é uma daquelas questões tão complicadas de tratar que até é difícil saber por onde começar. Eu sei que consigo ter rapazes como amigos, porque existem muitos que me são completamente indiferentes em qualquer outro dos sentidos. Não acho que a amizade entre pessoas do sexo oposto não exista, acho simplesmente que existem pessoas que não conseguem ter amizades do sexo oposto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu grupo de amigos costuma dizer que existem raparigas que são rapazes para nós. É aquela amizade que impede uma eventual tensão sexual. Acho que quando o desejo se destaca é porque a amizade não é assim tão forte.

      Eliminar
  6. Escrevi sobre isso há poucos dias e nem sabia dessa história da Jennifer Lawrence (acrescento que essa nunca poderia ser só uma amiga para mim, que a mulher dá cabo de mim ahahah :P):

    http://kind-of-restless-soul.blogspot.pt/2014/11/amizade-entre-duas-pessoas-de-sexos.html
    http://kind-of-restless-soul.blogspot.pt/2014/11/amizade-entre-duas-pessoas-de-sexos_9.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ler. Nós dizemos isso porque criamos a imagem com base no que vemos. Se lidasse com elas diariamente até se podia quebrar essa fantasia. Mas compreendo-te muito bem ;p

      Eliminar
  7. Eu não só acredito em relações de pura amizade entre pessoas do mesmo sexo, como as tenho, e são simplesmente amizades, nada mais. Há que saber distinguir as coisas.

    ResponderEliminar
  8. Falta de inteligência na melhor das hipóteses. Critérios de beleza física (limites mínimos ou máximos) para requisitos de possível amizade? Nãooooo... por favor!
    Isso, para mim, é o mesmo que dizer: não posso ter amigas muito giras e bem feitas porque senão a concorrência é lixada...
    Felizmente conheço muita malta melhor que isso! :)
    Se entretanto o Liam Hemsworth precisar de um ombro amigo para chorar o facto de ter uma amiga que profere essas profanidades pode contar com qualquer um dos meus. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz que foi ela o ombro amigo da separação dele :)

      Quando a amizade é sincera não existe sexo.

      Eliminar
  9. Uma missão impossível não é! Mas verdadeiras hão-de haver muito poucas.
    Quanto ao desejo, esse, numa primeira abordagem existe sempre. Depois o conhecimento e a convivência ade ditar a que lugar elas pertencem. Mas acredito piamente que uma pessoa não sendo comprometida acaba sempre fazendo asneira. Principalmente o homem que já nasce com esse instinto.
    Olha elas que se cuidem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando a amizade é forte um homem fala com a amiga de coisas que não fala com outros homens. E essa mulher deixa de ter sexo. Não é objecto de desejo da parte dele.

      Eliminar
  10. Eu acredito na amizade entre um homem e uma mulher... desde que um dos dois seja extremamente feio! lol

    ResponderEliminar
  11. A maldade está em quem a vê! O meu melhor amigo tem tudo aquilo que eu teoricamente gostaria de ter num namorado, por dentro e por fora...Mas é só meu amigo e dos verdadeiros e não há nenhum mal estar nem mal entendidos! :) Aconteceu ser meu amigo, só isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que quando a amizade é grande, o resto desaparece ou deixa de ter relevo :)

      Eliminar
  12. Infelizmente existe muito preconceito em relação à amizade homem-mulher. Acredito que quem acha isso impossível tem a mente suja. Pessoalmente sei que é possível, os meus melhores amigos e mais antigos são homens. Nunca se passou nada entre nós, éramos simplesmente amigos, confidentes e nada mais. Hoje somos todos casados e pais de filhos, afastamo-nos naturalmente, como se afastam os amigos do mesmo sexo, por circunstâncias da vida, mas continuamos amigos e sabemos que se um de nós precisar dos outros, estaremos para o que der e vier.
    Sempre me dei melhor com homens do que com mulheres, identifico-me mais com o feitio e a lealdade que os homens têm uns com os outros...acho as mulheres mais mazinhas entre elas.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo muito bem explicado. Penso da mesma forma do que tu. Acredito que as amizades entre sexos opostos são muito mais completas.

      Eliminar