21.11.14

à-vontade vs à-vontadinha

À-vontade é ter total acesso à casa de alguém. À-vontadinha é ir ao frigorífico e tirar uma cerveja sem pedir autorização.

À-vontade é estar refastelado no sofá de outra pessoa a ver televisão. À-vontadinha é estar refastelado no sofá de outra pessoa, pegar no comando e mudar de canal quando o dono da casa está a ver algo.

À-vontade é estar com o grupo de amigos de outra pessoa. À-vontadinha é fazer piadas sobre eles apesar de não existir um grande relacionamento.

À-vontade é ter acesso à mão e ao pulso de alguém. À-vontadinha é levar o braço sem pedir autorização.

Podia passar horas com exemplos que separam o à-vontade do à-vontadinha, algo que muitas pessoas parecem desconhecer. A confiança conquista-se e, por norma, exige mais do que meia dúzia de segundos para estar conquistada. Primeiro conquista-se a pessoa. Depois, o à-vontade e só muito tempo depois é que vem o à-vontadinha. Confundir estes conceitos (ou acreditar que é tudo a mesma coisa) é meio caminho andado para nunca ter a confiança de determinadas pessoas. Tal como é errado pensar que se conhece tudo sobre alguém apenas porque se teve acesso ao domínio do à-vontade.

28 comentários:

  1. Detesto esses à-vontadinhas que não são mais que abusos..irritam-me e tiram-me do sério. E pq estou à vontade, desejho, BFsemana. Espero não ser um abuso.

    ResponderEliminar
  2. Adorei os exemplos. Posso acrescentar? À vontade é vir aqui dar-te os bons dias. À vontadinha era vir aqui perguntar-te a quem te referias ontem com aquele post do radialista que me deixou a pensar de quem estarias a falar e sobre o qual não cheguei a conclusão nenhuma... Mas isso era se eu estivesse à vontadinha. Como não é o caso, escusas de responder :-). Bom dia! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí está um bom exemplo. Porque se quisesse que aquilo fosse debatido aqui, estaria aqui e não no meu facebook pessoal :) Boa semana.

      Eliminar
  3. Não podia concordar mais :)

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
  4. Olá :)
    Subscrevo na totalidade, e nem tenho nada de valor a acrescentar, pois já disseste tudo! No entanto, digo-te que tenho gostado de te conhecer através das tuas opiniões, dos teus textos, revejo-me em muito, e só por pertenceres ao grupo de pessoas que sabe distinguir o "à-vontade" do "à-vontadinha", upa upa, já subiste mais dois ou três degraus na minha "consideração". :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei este post! É que não diria melhor. Vou mostrá-lo a algumas pessoas que eu cá sei.
    http://simplesenice.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  6. Tens toda a razão, e muito vezes as pessoas fazem que não entendem a diferença, e abusam...

    ResponderEliminar
  7. À vontade é eu estar em casa da minha melhor amiga, para passar 2, 3 dias. À vontadinha é acordar a meio da noite e acordá-la só para lhe informar que tenho fome e vou assaltar-lhe o frigorifico... E vamos as duas :D

    (sim, há uma diferença gigante entre à vontades e vontadinhas com amigos ou simples conhecidos amigos de amigos)

    ResponderEliminar
  8. Nunca se deve confundir amizade com confiança... ser polido e educado é uma + valia nestes casos.

    ResponderEliminar
  9. À-vontadinha é coisa a que não acho grande piada. Gosto que se comportem, sobretudo na minha casa, como me comporto na casa dos outros. Gosto que as pessoas se sintam à vontade e adoro receber amigos... mas existem limites que têm de ser respeitados.

    ResponderEliminar
  10. Concordo! E muitas vezes o à-vontadinha roça a má educação.

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo. Acho que quem fica logo à vontadinha padece de muita falta de educação. Sou uma pessoa extrovertida, que cria laços com facilidade...até porque falo muito :-) No entanto...não passo confiança facilmente, sou mais do género que observa antes de começar a dar uma unha (porque para dar o braço...demora). Mesmo com quem me é mais próximo...não sou capaz de ter assim algumas destas atitudes à vontadinha...é preciso saber estar e não abusar.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Sem qualquer dúvida.
    É algo que me incomoda, porque eu não faço isso em casa das pessoas, mesmo que sejam minhas amigas.

    ResponderEliminar
  13. Já dizia o outro : 'à vontade, não é à vontadinha' :))))

    ResponderEliminar