1.10.14

terá efeitos práticos? esta é a questão sobre os animais

A partir de hoje (1) é crime abandonar ou maltratar um animal. Sendo que “quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão”. Considero que se trata de uma grande vitória para os animais. Chega tarde mas já diz o povo que mais vale tarde do que nunca. Mas, para mim esta boa notícia não é a principal questão em torno dos maus tratos aos animais.

A grande questão que coloco está relacionada com os efeitos práticos desta lei. Será aplicada? Será que a polícia vai dedicar a este crime -  e a quem o cometer – o tempo necessário e mais do que merecido e justificado. Ou será que, no momento em que seja solicitada ajuda às autoridades, irá ouvir-se coisas como: “é apenas um cão/gato” para dar somente um exemplo, levando a que se evite preencher a maldita papelada que ocupa tanto tempo e as aborrecidas idas a tribunal.

Considero que esta é daquelas leis que estão associadas a uma mudança de mentalidade. E é daquelas leis que necessitam de condenações para quem prevaricar. São necessários exemplos para que as pessoas pensem duas vezes antes de ter um animal por capricho, que acabam por abandonar, e antes de maltratar um animal apenas porque sim. Estou muito contente com esta vitória mas temo que os efeitos práticos sejam poucos e que sirva apenas para que algumas pessoas se calem. 

12 comentários:

  1. Mas a polícia chega a ignorar casos de violência doméstica! É mais do que óbvio que na maioria dos casos vão dizer que é só um animal, infelizmente. E vão dizer que só podem atuar se os donos forem apanhados em flagrante delito (foi o que disseram num caso que conheci de violência doméstica, em que foi a própria violentada que foi à polícia).

    É claro que esta lei é uma pequena vitória, mas ainda há muito caminho a percorrer até que seja realmente implementada e cumprida pela sociedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um pequeno passo mas espero que nos leve muito longe. Pelo bem dos animais.

      Eliminar
  2. Ainda hoje de manhã ouvia na rádio uma colaboradora de uma associação de acolhimento de animais que já tinha necessitado da ajuda da policia para várias situações e para além de rejeitarem ajudar, ainda banalizaram a situação (ao nível do gozo).
    Pelo menos, nessas situações, a policia não poderá deixa de interferir... Pelo menos nessas...
    Ou então, naquelas em que câmaras de vigilância registam o abandono mas nada se podia fazer até então...
    Já é um bom começo, eu acho!

    Jelly Pearl
    http://10yearsbituine.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a Polícia actue e que seja noticiado isso mesmo. Para ajudar na mudança de mentalidades.

      Eliminar
  3. A questao é que agora sendo crime a policia mesmo achando que é "apenas um animal" ( e aqui refiro-me aos caes/gatos e nao aos donos ) tem de agir em conformidade senao corre o risco de serem acusados de falta de auxilio..o que equivale a processo disciplinar.

    Com o tempo penso que esta lei vai ajudar muitos animais, nao chega mas é um começo do que espero e como tu dizes Bruno, uma mudança de mentalidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se os polícias nada fizerem, é bom que as pessoas apresentem queixas. Espero que seja mesmo um bom começo para a mudança.

      Eliminar
  4. Concordo plenamente contigo, não se trata apenas da lei no papel. Trata-se de fazer-se cumprir a mesma, e isso passa pela "educação", não só do 'povo' mas como e principalmente das autoridades.

    Mesmo assim, ainda se vai ver muito polícia a fazer chacota de queixas, e acusados a utilizarem a parte do "motivo legítimo"... o que me parece que deixa aqui uma brecha para que prevalençam muitos casos sem a devida punição...

    Mas.. mudar mentalidades será sempre muito mais complicado que criar leis...

    Também estou contente com a notícia, passo a passo, acaba-se por conseguir :)

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mudar mentalidade é algo muito complicado. Mas espero que este passo ajude muito nisso :)

      Beijos

      Eliminar
  5. Olá :)
    A Causa Animal é-me muito querida, mesmo muito! Não existem soluções instantâneas para os problemas, (infelizmente!). Esta legislação não é perfeita, mas é mais um baby step (um dos muitos necessários) no longo caminho para a relação qualitativa entre Homem e Animal que se espera de uma sociedade no nosso estágio evolutivo enquanto espécie. Só por isso já é algo positivo. Se basta? Longe disso. Mas lá está, é um passo em frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ti e a mim Ana :)

      É um pequeno passo que se poderá transformar num passo de gigante. Espero que as pessoas que comandam este passo tenham noção disso mesmo.

      Eliminar
    2. Estamos cá nós para ajudá-los a ter essa noção. Acho que a ideia de que o cidadão comum se pode dissociar "das coisas", e esperar que as entidades (sentido lato) se organizem e façam acontecer é coisa do passado. Temos todos que meter a mão na massa! :)

      Eliminar
    3. E é bom que todas as pessoas tenham uma participação activa nesta luta que os animais bem merecem que alguém lute por eles :)

      Eliminar