15.10.14

sobre isto do ser saloio

Já referi por diversas vezes o encanto que tenho por pessoas que mudam de vida. Que não têm receio de arriscar em algo seu. E hoje, o que me leva a escrever é uma dessas pessoas. Trata-se de um amigo que colocou um ponto final numa longa carreira de jornalismo para se dedicar a um negócio da sua autoria, criado de raiz. A que deu o sugestivo nome de Mercado Saloio, que tem crescido de forma gradual e sustentada.

De forma resumida, o mercado saloio comercializa produtos da zona saloia, produzidos por produtores locais. Existe um cabaz semanal que é divulgado, no blogue e no facebook do mercado, antecipadamente. As encomendas podem ser feitas através do email mercadosaloio@hotmail.com ou através do número 917 666 939 e o cabaz é entregue em casa ou no local de trabalho, sem qualquer custo adicional.

Sendo um “pequeno” negócio, as entregas estão restringidas a Sintra, Cascais e Oeiras (às quartas-feiras) e Lisboa e Amadora (às terças e sextas-feiras) das 15 às 22 horas. Isto permite que as pessoas, que têm vidas cada vez mais agitadas e preenchidas profissionalmente, tenham ao seu dispor produtos frescos, vindos directamente do produtor. Agora é a parte do preço. Cada cabaz custa (e o preço é fixo) treze euros. Existem ainda diversas opções que podem ser adicionadas ao cabaz, sendo que cada uma delas tem um preço individual, que é somado ao montante do cabaz.

Para se ter uma ideia, partilho uma imagem do cabaz – não dá para ver a totalidade dos produtos - que encomendei e que continha: 

1kg pêra rocha
500g de castanhas
300g de limas
650g de tomates
600g de batata doce
500g de cenouras
20g de cebolinho
1 molho de espinafres 
1 molho de agrião 
1 alface


Pedi ainda um pão saloio feito em forno de lenha (que me foi entregue quente) que teve um custo adicional de 2,5 euros. Ou seja, paguei 15,5 euros pelo cabaz e pelo pão, tendo ainda recebido aquilo a que chamam de “miminho”, neste caso um queijo.

Numa altura em que muitas pessoas vivem a correr, são negócios como este que possibilitam que algumas pessoas consigam ter acesso a produtos de qualidade, a um preço acessível e sem ter de pagar a entrega. Tal como permite que muitos produtores, de uma zona específica, vejam os seus produtos chegar a casa de um maior número de pessoas. Fica a dica. Até porque ser saloio também é bom.

11 comentários:

  1. Muito bem, e tens sempre coisas frescas e boas.
    Sabes que eu também estou registada na PROVE , uma associação de produtores do norte, de com fornecimento semanal (aqui em a Braga vamos buscar o nosso cabaz) e tem dois preços: 7 euros o pequeno e 10 euros o grande.
    A fruta não é em quantidade mas os legumes são bastantes e variados, conforme a época do ano.
    Comecei há um ano e sinto-me satisfeita pelo que trago e pela ajuda que contribuo no meu caso, de 15 e 15 dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz quando vejo pessoas realizadas em apostas que fazem. E ainda bem que existem pessoas assim e como tu :)

      Eliminar
  2. Grande ideia e o pais precisa mesmo de empreendedores!
    Quem sabe um dia destes não viro cliente também?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimentei ontem e o que provei até agora está mais do que aprovado.

      Eliminar
  3. Ohhh que giro! Ideias como estas dão-me alento e fé no futuro! Desejo muita sorte a esse teu amigo! Que faça sempre este trabalho com o coração e que chegue a muitas e muitas pessoas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente está a correr muito bem. Tanto que já tem mais um dia de entregas e o número de cabazes semanais é brutal.

      Eliminar
  4. Olha que boa ideia! Gostei!
    Tirando a parte das limas, mas só porque não faço muitas caipirinhas ;), é um cabaz bastante composto. Não cobrar entrega, mais um ponto a favor. Fiquei curiosa em experimentar.
    Obrigada por partilhares.

    ResponderEliminar
  5. Que pena ainda não chegar à outra margem... Desejo muito sucesso e fico a aguardar que o rio deixe de ser um obstaculo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liga ou envia um email e expõe a tua situação ;)

      Eliminar
    2. A Olhó Cabaz opera apenas na margem sul, e aprendemos as "regras" desta aventura precisamente com a Mercado Saloio. Espreite a página no FB, esperamos estar à altura do mestre :) Obrigada!

      Eliminar