24.10.14

esconder ou partilhar?

Existem diversos caminhos para o sucesso. E neste caso, sucesso pode ser substituído por uma dieta bem sucedida ou por um treino físico que nos leva a ter um corpo mais saudável. Isto apenas para dar dois exemplos. Porque a verdade é que isto se aplica praticamente a quase tudo na vida. Desde as coisas mais básicas como quando nos perguntam onde comprámos algo até coisas mais complexas e de maior empenho, como os dois primeiros exemplos que referi.

Perante o tal sucesso, por norma existem duas atitudes. Uma passa por partilhar o caminho até ao tal sucesso. O outro passa por esconder os ingredientes que fazem com que um caminho seja trilhado de forma triunfante. Pessoalmente, aceito e percebo que apenas duas pessoas no mundo tenham acesso à receita da Coca-Cola e que até estejam proibidas de viajar no mesmo avião. Mas, para mim, o que quer que seja que vá muito para além de coisas deste género não faz sentido para mim. Porque considero que certas partilhas são úteis. Não esquecendo a ressalva de que cada caso é um caso.

Não percebo aquelas pessoas que não dizem onde compraram algo porque não querem que mais ninguém compre. Por exemplo, se estas pessoas tivessem um negócio, não iam gostar da partilha e da publicidade boca a boca? Tal como não compreendo aquelas pessoas que não partilham as informações mais básicas de uma alimentação saudável ou um treino físico de sucesso, apenas para dar dois exemplos. O que ganham em esconder estas informações? São menos saudáveis ou ficam numa forma física pior se partilharem algumas dicas?

Além disso, quando existem questões, tento sempre colocar-me dos dois lados. Ou seja, coloco-me no papel de quem pergunta e também no de quem responde. E facilmente percebo que, caso fosse eu a perguntar, gostaria que me dessem, no mínimo, algumas dicas sobre o tema em questão. Por isso, não percebo quem se coloca no papel daquelas duas únicas pessoas que têm acesso à receita da Coca-Cola. Até porque Coca-Cola só existe uma. Por mais pessoas que pensem que são a última lata disponível no mercado. 

14 comentários:

  1. Não podiam estar mais enganadas...

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou das que diz, sem qualquer problema, onde comprei isto ou aquilo e também não entendo os que tentam esconder... enfim, devem querer, nem que seja por 5 minutos, ter o seu momento de fama!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que algumas pessoas acreditam que perdem valor com a partilha quando, aos meus olhos, é o oposto.

      Eliminar
  3. Partilhar!! :-)
    Sempre! Eu gosto mais do "slogan" "a alma é o segredo do negócio"... hehehe ;-) (enfim, depende sempre (o exemplo que deste da Coca-Cola é excelente para demonstrar isso mesmo), porque infelizmente os "copycats" existem. Mas partilho sempre que sinto que isso vai beneficiar fabricantes, vendedores e clientes (falando numa perspectiva mais comercial, mas concordo contigo, que se aplica a tudo. E quanto menos comercial é o foco, mais partilho! ;-) )
    Bjs e boa 6ª feira! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto dessa troca. Faz sentido!

      Beijos e um grande fim-de-semana ;)

      Eliminar
    2. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!!!!!!!!
      Eu não acredito que tu não apagaste os meus comentários de teste! LOL
      GRANDE fim-de-semana para ti também! Uma hora mais longo! Nada mau, hã? ;-)

      Eliminar
    3. Ups!

      Só me irrita que fique de noite mais cedo ;(

      Eliminar
  4. Comentário teste (opção anónimo)

    ResponderEliminar
  5. Comentário 2, depois de terminar sessão, como anónimo

    ResponderEliminar
  6. Eu sou pela partilha em tudo que possa ajudar os outros, mas há muita gente a esconder... nos locais de trabalho é uma constante

    ResponderEliminar