15.10.14

a inveja é fo… tramada (e outras coisas)

Aquilo que me une a Jessica Athayde são os poucos emails que trocámos. Nada mais do que isto. Como tal, não escrevo este texto para a defender, porque não precisa disso. Escrevo porque é impossível não o fazer. Sobretudo por causa do que tenho lido e das coisas sem sentido – na minha modesta opinião – que algumas pessoas defendem e também pela ausência de limites que certas pessoas demonstram. Basicamente, e para quem não sabe o que se passa, Jessica Athayde desfilou de biquíni na Moda Lisboa. Isto foi o suficiente para abalar o mundo de muitas pessoas, que entre outras coisas bem piores, acusam a actriz de não ser manequim e de ser gorda. E tudo isto pode ser analisado de diversas perspectivas.

Muitas pessoas revoltam-se porque Jessica Atahyde não é manequim. Como tal, comparam-na com as manequins profissionais. E isto não tem razão de ser. A actriz desfilou como figura pública. Não mais do que isso. Se a marca quisesse uma manequim, contratava uma. E isto é bastante comum neste, e em muitos outros, eventos de moda. Por exemplo, na edição deste ano desfilou também Érica Fontes, a mais famosa actriz pornográfica portuguesa. Nos últimos anos desfilaram os embaixadores da Adidas, que vão de atletas a apresentadores de televisão e actores, que também não são manequins.  Qual a polémica disto? Nenhuma! E não podem existir comparações porque é um convite que é feito a uma figura pública, neste caso uma actriz, para desfilar. É a mesma coisa que defender que um manequim não pode, por exemplo, ser actor porque é manequim. Do meu ponto de vista, não faz sentido.

Outra coisa que fica evidente neste tema é a maldade das mulheres em relação às próprias mulheres. De acordo com a Jessica (o seu ponto de vista está neste texto - que deve ser lido) a maior parte dos comentários maldosos partem de mulheres. E esta é uma triste realidade que não pode ser negada. As mulheres são as primeiras a chamar gorda a outra. São as primeiras a dizer que tem celulite. Que é isto e aquilo. E que devia, entre outras coisas, olhar-se ao espelho antes de sair de casa, quando quem critica não segue o conselho que apregoa. Quem já esteve num evento como a Moda Lisboa – ou outro do género – e assistiu a desfiles perto de grupos de mulheres, certamente que já ouviu comentários do género: “olha aquela cheia de celulite”, “olha a roupa da outra”, “as pernas tortas daquela” e por aí fora. E isto acontece em eventos destes como acontece em muitos outros sítios. E é pena que as mulheres sejam as primeiras a querer derrubar as outras, achando que isso faz delas mulheres melhores e mais valorizadas.

Depois, existe o fenómeno, faz o que digo mas não faças o que eu faço. Muitas pessoas dizem, neste caso, que Jessica Atahyde tem barriga, está flácida e outras coisas. Quantas destas pessoas têm um corpo melhor do que aquele que criticam de forma feia e vazia? Quantas pessoas dedicam parte do seu tempo a tratar da sua saúde, que é isso que realmente importa, tal como faz Jessica Athayde – algo fácil de comprovar na sua conta instagram? É muito mais fácil atacar alguém que está exposto do que colocar a nu aquilo que podia e devia ser melhorado na própria vida e, neste caso, no aspecto físico. Ou seja, escondem-se os defeitos pessoais atacando terceiros.

É impossível não mencionar a inveja. Por mais que me queiram vender que este tipo de comentários não têm uma dose de inveja e de outros sentimentos nefastos associados, não acredito nisso. As pessoas continuam a descarregar as suas frustrações na vida dos outros. A Jessica é uma mulher de sucesso. É actriz, tem uma carreira sólida, tem uma boa vida, é bonita, sensual e está em forma. E tudo isto incomoda muita gente. Sobretudo, quando aparece de biquíni num desfile. E a inveja, que consegue ser fo… tramada fica evidente na forma como se critica algo de que não se gostou. Quem faz um ataque, e não uma crítica, é movido por sentimentos feios e carregados de raiva, entre eles, a inveja, especialmente da vida que vê noutra pessoa e que não consegue ter.

Por fim, Jessica Athayde está sujeita à exposição enquanto figura pública. E quem gosta, gosta. Quem não gosta, não gosta. E ambos os grupos estão no direito de dar a sua opinião. Isso é mais do que válido e justo. Mas, quem não gosta, pode dizer somente isso. “Não gostei de te ver desfilar. Considero que não és manequim e, como tal não deves pisar uma passerelle, e entendo que não tens corpo para desfilar” é um exemplo do que podia ter sido dito por alguém. E que passava a mesma mensagem de “és gorda. Tens celulite, só sabes representar e não devias estar ali”. A diferença está na ausência de ódio. E é pena que as pessoas continuem a canalizar o ódio que sentem para derrubar os outros em vez de o transformarem em força para melhorar a sua própria vida. Lá está, é uma questão de mentalidades. Eu não quero chegar ao patamar de alguém. Quero é que se espalhem ao comprido e que venham até onde estou. E pessoas assim dificilmente evoluem. E o curioso é que nunca percebem porque a vida não lhes sorri.   

34 comentários:

  1. Estando a viver fora de Portugal, não imaginava a polémica à volta da Jessica. Pessoalmente achei que ela estava linda e com um corpo de arrasar. Inveja? Tive, mas foi uma inveja boa, daquelas em que digo que também quero ser assim, logo tenho que trabalhar para isso e fechar a boca (às comidas calóricas). Gostei do texto, Bruno, tens toda a razão. Um abraço. Célia da Alemanha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma mulher bem resolvida e de biquíni faz confusão a muita gente. Não defendo que as pessoas sejam obrigadas a gostar dela. O que me custa é a forma como revelam o seu ódio. Isso é assustador.

      Beijos

      Eliminar
  2. o título do post que escolheste diz tudo, sim, mesmo aquele adjectivo que, por motivos óbvios, está claramente entendido!
    eu que sou mulher, concordo que é lamentável este tipo de atitudes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito lamentável. Como disse um amigo meu, as críticas têm origem nas mesmas pessoas que aplaudem outras situações semelhantes.

      Eliminar
  3. Não fazia ideia desse diz que disse. O conselho que dou essa miúda é que quanto maior for a "inbeja", mais ela deve levantar a cabeça, abrir o sorriso e pisar firme o terreno que pisa, porque ela sabe o caminho que quer seguir, quem assim critica são baratas tontas que não sabem onde vão, devem por isso ser simplesmente ignoradas. Não há melhor para tratar a dor de cotovelo do que ignorar a existência de quem a tem.


    Jinhooooooosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não a conheço mas acredito que tenha força mais do que suficiente para ultrapassar isto. Acho que esteve muito bem ao dar voz a muitas mulheres que passam pelo mesmo e que não a têm. Aliás, a onda de comentários que se gerou - por exemplo a Sara Sampaio veio dizer que lhe dizem para ir comer hambúrgueres - mostra isso mesmo. Existem muitas pessoas mal resolvidas que não têm capacidade para se analisar mas que criticam todos como se fossem os maiores.

      Beijos

      Eliminar
  4. Bem verdade! Essa gente de mal com a vida e de mal com o mundo diz, depois de cuspir veneno por todo o lado, que não sabe porque a vida não lhes corre bem e que mal teriam feito a Deus! Esquecem-se que fazer ao próximo é quanto basta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso não é? Está tudo mal no mundo, menos eles mas nada lhes corre bem e nunca percebem nada.

      Eliminar
  5. Em Portugal a maioria tem a língua pronta para criticar, infelizmente. Até parece que os elogios queimam a boca! Já agora... se a Jessica Athayde é gorda, eu sou obesa! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é a maneira como se critica. Sem qualquer lógica. Se a Jessica Athayde está gorda, o que dizer da maior parte da população portuguesa... ;)

      Eliminar
  6. Eu li os comentários das pessoas quando UMA fotografia surgiu num dos resumos do Moda Lisboa que está a decorrer. E depois li a resposta da Jessica.
    First things first.
    Primeiro: Assim que vi aquela fotografia, ainda antes de ir ler os comentários, pensei: "ah, gostava de ter um corpo assim, e é para isso que vou todos os dias ao ginásio. Para trabalhar para isso, e vou atingir esse objectivo".
    Ou seja, eu acho que é um corpo com proporções equilibradas, se calhar até está um pouquinho flácida (não me pareceu, mas enfim), mas não tem, aparentemente celulites, e até gosto de ver assim uma barriguinha como a dela. A mim parece-me com tudo no lugar e com curvas agradáveis à vista. Pessoalmente, não gosto de olhar para as manequins convencionais, cheias de ossos e pouco músculo para sustentar a roupa que vestem. Esteticamente agride-me a vista. Se calhar, até é por isso que não me foco muito nos desfiles de moda. Por isso me chamou a atenção a foto da Jessica. Pela positiva!
    Depois li os comentários e no dia seguinte a resposta da Jessica e apoiei-a desde o início.
    Segundo:
    A Jessica começa por dizer, na sua resposta, que seria mais fácil deixar passar e ignorar. Não se dar ao trabalho de dar uma resposta. Mas fê-lo mesmo assim. E fez muito bem. Para marcar uma posição. A Jessy tem todas as razões e mais alguma para se manter de cabeça erguida. :-)
    Um dia deste vi uma "quote" que dizia que mesmo que sejamos o pêssego mais maduro e macio e de melhor especto, haverá sempre alguém que não gosta de pêssegos! Pronto! É a vida! ;-)
    Jessy esteve bem. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a atitude dela foi perfeita. Podia ter respondido com o mesmo veneno mas teve classe na resposta.

      Eliminar
  7. Não podia concordar mais com o que disseste. Tudo não passa de inveja, a Jessica está óptima como sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que isto chega a ultrapassar a Jessica. Isto expõe a forma como as pessoas encaram a vida.

      Eliminar
  8. Sem qualquer dúvida, concordo plenamente. Apenas ontem tive acesso a toda esta "polémica" e sinceramente é de bradar aos céus no que as pessoas perdem tempo. Não conheço muito o trabalho de actriz da Jéssica e do pouco que conheço ainda na senda dos Morangos com Açúcar confesso que não é das minhas preferidas...mas lá está, é uma opinião que em nada tem a haver com o seu corpo e forma física. Vi as fotografias e achei-a o máximo, sinceramente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa muito a muitas pessoas assumir que ela está bem e que trabalha para estar bem.

      Eliminar
  9. Completamente de acordo contigo. A inveja é algo muito feio e sinceramente essas pessoas mostram ter uma mentalidade muito pequenina, do tipo "parolinha".
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto mostra porque muitas pessoas não conseguem evoluir.

      Abraço

      Eliminar
  10. ...há pessoas que para se sentirem melhores, têm de 'espezinhar' e diminuir os outros... é pena!

    Normalmente são pessoas com problemas de autoestima bastante profundos, e recalcamentos.

    Outras é a pura maldade da má língua... enfim.. acho que pior que isso é dar importância a esse tipo de comentários... o melhor é não dar improtância mesmo...

    Uma mulher como ela não precisa disso :) está muiiiiito bem! Não é gorda coisa nenhuma (na minha humilde opinião), acho que está perfeita dentro da imperfeção de uma mulher bonita e bem cuidada.

    gosto das tuas opiniões :)

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impressionante que muitas pessoas ainda acreditem que humilhar alguém faz de si uma pessoa melhor e valorizada quando na realidade mostra apenas aquilo que é e que ninguém deseja ser.

      Beijos

      Eliminar
  11. Há muita gente, que para além de invejosa, é desocupada, doente!
    De certeza que se trabalhassem ou se aplicassem nas suas vidas toda a energia que aplicam a destilar veneno, o país estaria muito melhor!
    Deve haver muita gente a queixar-se das suas vidas, que nada fazem para a melhorar, e para se sentirem melhor, tentam rebaixar os outros, escondidos sobre o anonimato que a internet permite. Gente mentalmente perturbada com certeza.
    E depois existe quem se queixe de falta de tempo para tudo, mas para ir à internet destilar veneno arranjam sempre agenda.

    Arranjem uma vida, olhem-se ao espelho, lutem pela vossa felicidade, pelo vosso trabalho, pelo direito a ele. Não descarreguem frustrações em cima de outras pessoas.
    E quem diz mal só porque sim, tratem-se rápido.

    Agora, juntem-se à causa: http://ascoisasquemelembro.blogspot.pt/2014/10/entao-vamos-la-prestar-nossa.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso dessa forma. O ódio podia ser transformado em força pessoal. Vou espreitar.

      Eliminar
  12. Excelente texto !!! É assim msm. Chamar os bois pelos nomes. Tal como eu gosto. E é mesmo... a inveja é uma grandessíssima m%$# !!!!!

    ResponderEliminar
  13. Bolas...a mulher é linda e irradia sensualidade e simpatia por todos os poros...Não gostam? Não olhem...parece-me bastante simples. De facto a inveja é algo surreal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É simples não é. Não gostam, seguem o seu caminho. Querem perder tempo a dizer que não gostam, façam-no com respeito e classe. E depois seguem o seu caminho. É tão simples como isto.

      Eliminar
  14. Não conhecia a jovem, não costumo seguir as revistas cor de rosa, mas com tanta polémica que por aqui anda, nas redes sociais, fui ler o blog dela e vi a foto.
    E digo:ela tem um corpo bonito e bem constituído.
    E só comenta quem tem inveja.
    As mulheres, como já escrevi muitas vezes, são muito invejosas umas com as outras. Basta uma delas ser bonita ou elegante ou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já nem vou pelo corpo ou pelo facto de não se gostar da Jessica. É mesmo a forma como se destila ódio de uma forma absurda.

      Eliminar
  15. É o que chamo de inveja....
    Tão feiooo? Jessica és linda !!!!

    ResponderEliminar
  16. Não vou falar sobre este assunto porque concordo com tudo o que disseste e não tenho mais nada a acrescentar a isso. Vou só contar um episódio que aconteceu com a filha do meu colega de trabalho, a qual entrou num concurso em que fazia um video de 5 segundos para justificar porque merecia ir a Los Angeles atrás duma banda que já não me lembro o nome, e ela ganhou. Havias de ver os comentários que vão na página do facebook. A miúda tem 14 anos e teve uma sorte brutal no meio de tantos participantes ser a escolhida. Poucos foram os que a felicitaram pelo feito... As pessoas conseguem ser cruéis....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí está mais um belo exemplo. As pessoas são cobardes e atacam com cobardia escondendo as suas fraquezas.

      Eliminar
  17. Olá Homem sem blog!
    como é evidente estou de acordo com tudo o que a Jessica escreveu e com a tua opinião!
    ambos certissimos.
    no entanto, confesso que com esta polémica, cedi à tentação de ler comentários feitos no facebook, coisa que raramente faço. e choquei-me.
    a jessica é uma boazona, ninguem pode negar!
    mas reparei que para a defender, outras "pessoas" foram atacadas...as "magras"...as eternas vitimas desta sociedade, os cabides, esqueletos, anoreticas, as que os homens não pegam nem que chovessem facas, pois não gostam de jogar ao mikado!lol (quando li isto deu-me vontade de rir, até!)
    li o post da sara sampaio e acho que ela sim, este bem! recomendo.
    eu sou bem magra, como já se adivinha pela minha"crítica", toda a vida fui bombardeada por todo o tipo de comentários...mas é assim q sou, nada posso fazer, sou acima de tudo saudavel. não sou modelo, logo a minha magreza não me rende dinheiro, apenas desaforos.
    na verdade, acho q a sociedade gosta de ver aquilo que não é natural...a gaja alta, mas com alto rabo, mamas, cintura de vespa...se para isso for preciso ir à faca para encher ou retirar, que seja!
    como gosto muito do teu blog, hoje decidi comentar e gostava de saber a tua opinão acerca desta situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Sei bem do que falas pois a minha mulher é alta e magra. Já aqui contei um episódio em que fomos correr e em que uma mulher com excesso de peso ofendeu a minha mulher apenas por ser magra.

      Acho que as mulheres são muito maldosas umas para as outras. Pois são elas que alimentam este tipo de coisas. Depois, cria-se uma imagem, no meu entender errada, da mulher perfeita e parece que todas têm de ser assim.

      Eliminar