3.9.14

verdade ou mito #69

Ao estilo de Barney Stinson, no seu livro Bro Code, poderia escrever apenas “duh” para o número 69 desta rubrica. Mas, se ficasse por aqui não seria a mesma coisa. Como tal, o protagonismo deste verdade ou mito vai direitinho para elas. Ou melhor, e para ser mais específico, vai para o peito delas.

A esmagadora maioria das mulheres (80%) não sabe escolher o soutien adequado para o seu corpo/peito. Isto será verdade? Será que a maioria das mulheres erra no momento de escolher o soutien, optando por tamanhos demasiado largos nas costas e demasiado pequenos na copa? Ou será mito? Porque isto de que cada oito em dez mulheres não sabe escolher o soutien certo é absurdo porque ninguém conhece melhor o seu corpo do que a própria mulher? Verdade ou mito?

53 comentários:

  1. É verdade. E a razão é muito simples: as marcas mais comuns têm tamanhos standard que não servem à maioria das mulheres. Então acabamos por escolher o menor dos males. Por aproximação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será só isso ou muitas mulheres não sabem mesmo escolher?

      Eliminar
    2. Sim, se calhar, a adicionar a esta questão, também haverá bastantes mulheres que não sabem mesmo escolher. Não estão alertadas para o facto de que há algumas regrinhas básicas a ter em conta na escolha de um soutien adequado. Eu própria, até ter pesquisado mais a fundo sobre esse tema, por me sentir completamente desadequada dentro dos meus soutiens (lol), descobri marcas e tamanhos completamente diferentes do que andava a escolher. Depois fui a uma dessas lojas de centro comercial que vendem lingerie mais famosa (mais falada, mais comum, não quero dizer marcas aqui haha), tentei obter as medidas que tinha descoberto nas outras lojas mais especializadas e não consegui. Não consegui MESMO. Em geral há um problema que é assim: há um preconceito generalizado que mulheres com costas estreitas não podem ter seios volumosos e vice-versa.
      Acredito mesmo que o problema maior é a desadequação dos tamanhos fabricados pelas marcas mais comuns, seguido do problema do desconhecimento das regras básicas de suporte de um soutien por parte das mulheres em geral. Sim.

      Eliminar
    3. É uma situação muito mais complexa do que inicialmente parecia.

      Eliminar
  2. Verdade! Tenho uma loja de roupa interior feminina, com serviço de aconselhamento, e são muito poucas as senhoras que vêm com um soutien vestido, com as medidas certas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois!
      Só depois de ter ido a uma loja destas é que descobri um mundo completamente diferente de lingerie de tamanhos adequados.. haha
      Mas também há que reconhecer que estas lojas não trabalham com as marcas mais comuns aqui em Portugal, pois não? Pelo menos, aquela a que fui não trabalhava.

      Eliminar
    2. Pelo conhecimento que tenho, não existem muitas lojas com o atendimento especializado.

      Eliminar
    3. Eu vendo as marcas mais usuais, dentro da possibilidade, porque nem todas deixam fazer revenda :) (e não, não quero fazer publicidade, por isso publico como anónima eheh).

      Eliminar
    4. Podes escrever o que quiseres, sem stress.

      Eliminar
  3. Eu digo, verdade!!!
    E digo mais, quem trabalha atrás de um balcão de lingerie, muitas vezes não tem formação para poder explicar e perceber qual o melhor soutien para as clientes. Por isso, assim que encontrei alguém que conseguiu vender-me o melhor soutein de sempre nunca mais larguei aquela loja! (ou isso, ou ando a frequentar as lojas erradas! eheheh)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, com a velocidade a que os empregados rodam é complicado encontrar uma loja com alguém que realmente perceba aquilo que vende.

      Eliminar
  4. Verdade. A prová-lo a quantidade de regueifinhas a saltar fora do soutien tanto nas costas...como na parte da frente. Absurdo é, mas não me peças para explicar...jinhoooosssss

    ResponderEliminar
  5. É verdade, eu tenho de pedir ajuda. Existem demasiadas medidas para demasiados parâmetros :P

    ResponderEliminar
  6. Não só é verdade como até há bem poucos anos não tínhamos grandes hipóteses de escolhas (em termos de copa) - não sei porquê mas era uma realidade - o que só dificultava "acertar" no tamanho. Felizmente que hoje em dia a realidade já é bem diferente.

    ResponderEliminar
  7. Ehpah! Isto de escolher soutiens é uma ciência. Eu pelo menos, preciso sempre de pedir ajuda... :$

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que é verdade, isto não porque elas não saibam, mas por falta de opção. As lojas simplesmente não dispõem de tamanhos adequados e as que dispõem estão localizadas em locais tipo Lisboa e Porto e são muito caras. Por exemplo, eu tenho um peito avantajado e costas pequenas, visto um 30F ou 32E dependendo do modelo... impossível encontrar este tamanho em oysho, mesmo HM (que até vai tendo mais opções a partir do 32/34) e mesmo em marcas como intimissi ou triumph que se gabam de ter os tamanhos adequados a todos, mas copas E ou F só a partir do 34...
    O grande problema é este, mas julgo que há também ainda algum desconhecimento pois muitas mulheres ainda acham que o tamanho do soutien se mede pelo 30,32, 34, etc. E não percebem que o tamanho do peito condiciona a copa e as costas o número. "Ei, gastas um 38? - tens mamas grandes" (o que não é verdade se a copa for A, por exemplo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tocas num tema interessante. Hoje em dia, os serviços especializados são considerados um luxo e têm um preço que nem todas as pessoas podem pagar. Obrigado pelo excelente comentário.

      Eliminar
    2. E o preço. Sempre o preço.
      Talvez 80% das mulheres não tenham hipótese de gastar muito dinheiro em soutiens, ficando-se pelos de 25-40 euros das oyshos, WS e HM's desta vida. Aperta-se de um lado, puxa-se do outro, e olhe... caminha-se à mesma

      Eliminar
    3. Mas se existisse atendimento especializado nas lojas mais "em conta", ajudava muito.

      Eliminar
    4. Eu acho que têm é de se deixar de andar pelos centros comerciais e começar a ir mais aos centros tradicionais. Conforme disse em cima, tenho uma loja com aconselhamento especializado, onde os preços rondam os €45. Mas lá está, como não estou num centro comercial, tenho poucas clientes.

      Eliminar
    5. Queres enviar-me um email (homemsemblogue@gmail.com) com informações da tua loja?

      Obrigado

      Eliminar
    6. Obrigada Homem sem blogue, envio sim :)

      Eliminar
  9. Se há coisa que eu não sei comprar são soutiens, ou compro grande ou compro pequeno e o que acontece é exactamente o que é referido no comentário das 10h27, mas felizmente tenho um bom consultor, o meu marido que acerta sempre :)

    ResponderEliminar
  10. É só bom que alguns homens ganhem a percepção de como é difícil ser gaja! Boxers é aquilo e ponto; soutiens, minha nossa... ela é a copa, o perímetro, o efeito,... e o pouquíssimo pessoal que saiba aconselhar devidamente. Muitas vezes o que apenas interessa é empandeirar para vender.
    Tudo isto só para dizer: verdade! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse domínio temos mais sorte mas olha que a escolha dos boxers também pode levantar algumas questões :)

      Eliminar
  11. Atendendo ao comentario anterior, e lá está, dependendo possivelmente das marcas, nao entendo quando uma medida 30 ou 32 serve num peito que se diz avantajado, quando eu nem tenho peito avantajado e tenho por medida 38B. O problema mesmo é a medida das costas nem sempre facil de encontrar que ronda 95-100. certo é que tendo em conta esta minha medida "stardard" passo sempre pelo gabinete de provas para tirar a prova dos 9...:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é o melhor até por causa dos problemas com as trocas dessas peças.

      Eliminar
    2. Quando fala de medida de costas 95/100 é o mesmo que falar em 36/38 por aí... Um 30 será (julgo) um 80 ou 85 (tem a ver com o sistema de medição do pais, como a equivalência de s ou m a 36 ou 38). Por isso se tem costas estreitas pode ser um 30 mas ter peito avantajado e ir a uma copa f ou ff. No sei caso, e também é complicado porque o estigma e o mesmo mas ao contrário - tem costas largas, é porque tem peito grande - logo se veste 40 terá dificuldade em encontrar copas A ( a copa mais pequena)

      Eliminar
    3. Tem costas estreitas/normais/pouco largas? então experimente um 32e ou 34d (este último já mais fácil de encontrar). Em termos de copa vai ser mais ou menos igual ao 38b, mas as costas serão mais apertadas dando mais estabilidade e segurança (o peito deve ficar praticamente sustentado quando apertado apenas nas costas e não pelas alças)

      Eliminar
  12. Acho que deve ser mesmo verdade mas por vezes não é bem uma questão de não saber como escolher o problema é não existir a escolha correcta, eu só considero ter conseguido atingir o objectivo à uns dois anos quando meti na cabeça que só me vale a pena se comprar na marca x porque acredita que ter as costas de tamanho normal mas umas mamas maiores que o suposto e ainda por cima com o satélite a apontar para o céu não é coisa para a qual se arranje casa fácilmente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que quando existe um casamento perfeito com uma determinada marca deve manter-se a relação. Por isso, acho que fazes bem.

      Eliminar
  13. verdade! finalmente descobri o tamanho certo e é outra coisa!

    patrícia

    ResponderEliminar
  14. É a mais pura verdade, é toda uma ciencia, muito pouco exacta e que pode alterar consoante os dias do mês!
    É dificil ser mulher...

    ResponderEliminar
  15. Lamentavelmente, os tamanhos diferem mediante as marcas, e pessoalmente, essa é uma das principais razões de raramente acertar com a coisa.
    Outro fator de peso, é o facto de ser um artigo que, em maior parte das lojas, não permite devolução por questões de higiene, sério??!! no entanto permite que o artigo seja levado até aos provadores e por lá esfregado no corpo de quem quiser?? para mim não faz sentido!
    E é por consequência desta última, que nem me chego a despir, acabando por trazer para casa o que às vezes acaba por ir parar à gaveta da fihota.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso acontece com quase todas as peças de roupa. Nada como experimentar. É o melhor para evitar confusões mas o que dizes faz sentido. O pior é experimentar contornando as questões higiénicas que colocas.

      Eliminar
  16. É dificilimo enco trar soutiens para copa pequena em costas largas ou copa grande em costas estreitas. São demasiados parametros conjugados que ainda por cima nao existem em muitos sitios.

    ResponderEliminar
  17. Olá.
    Ontem, pensei em ti e neste teu tema.
    Acabei de ler alguns dos comentários sobre a falta de conhecimento/esclarecimento no que se refere à medida certa de soutien.
    Lembrei-me de te enviar um e-mail pelo que gostarias que procurasse no spam ou trash pois pode não entrar nas mensagens comuns.
    Vou dar o título ao meu e-mail de "post soutien", ok?
    Espero que o que vou escrever seja uma bom para ti a pessoa que vou mencionar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Vou adicionar um pouco de "cientificidade" ao teu post, palavra de bra fitter, quem é como quem diz, consultora de lingerie. Passo o dia a mexer em mamas e a avaliar tipos de mamas... e infelizmente as noticias não são boas: a maioria das mulheres não conhece o corpo que tem [e em alguns casos recusa-se mesmo a conhecer]. Eu conheço muitos, nacionais e internacionais, mas o problema parece ser universal. Desinformação, falta de sentido estético e dificuldade em aceitar o que Deus lhes deu são algumas das razões pelas quais as mulheres desconhecem o número de soutien correcto. Se quiseres aprofundar a questão, deixo-te alguns links sobre aquilo de que ambos falamos. Espero que gostes! CC

    http://www.ccstylebook.com/2014/09/madame-teese.html
    http://www.ccstylebook.com/2014/08/o-amor-e-um-lugar-estranho-nao-raras.html
    http://www.ccstylebook.com/2014/08/o-que-as-mulheres-me-ensinaram.html

    ResponderEliminar
  19. A CC está por cá!
    Obrigada aos dois.
    Beijinho

    ResponderEliminar