4.9.14

vais fazer do mundo um sítio melhor. só pode ser isso

Acordei com a notícia da morte da Nono, a pequena princesa guerreira que, apesar de todas as suas forças – e ao longo de meses provou ser muito forte – perdeu a batalha mais injusta de todas. Neste momento da minha vida este tema mexe muito comigo mas não encontro maior injustiça do que uma criança ser obrigada, sem opção possível, a lidar com tamanha dor. Por mais que pense nisto, encontro apenas uma explicação para casos como o da Nono. Só podem ser crianças tão especiais e tão boas que o seu lugar é no céu. Onde têm a missão de guiar quem continua cá por baixo e onde lhes é concedido o poder mais forte de todos, que lhes dá a possibilidade de acabar com a maldade que ainda reina cá em baixo. Só pode ser isto...

28 comentários:

  1. Esta noticia mexe demais comigo pois ainda n fez dois meses q uma outra princesa perdeu a sua luta :( esta muito perto de mim e acompanhei o seu sofrimento em silencio e agora o dos pais.
    Se sao especiais e por isso lhes acontece isto, quase apetece dizer q as queremos normais e cá ao nosso lado a vê lãs crescer. Aguentam tudo sem queixas e com um sorriso na cara.
    Qdo partem deixam muita saudade e um enorme vazio :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente existem muitas Nonos :( Fica um vazio que certamente nunca será preenchido.

      Eliminar
  2. Eu fico sempre muito revoltada com tudo isto, porque ninguém deveria passar por uma coisa destas (e refiro-me primeiro ainda à doença), muito menos uma criança. Que o desfecho seja este, deixa-me completamente irritada. Não que sirva de muito, mas é o meu primeiro instinto.
    Claro que, depois, prefiro pensar no que tu dizes, que existirá alguma explicação - que nós não conseguimos descortinar - e que, sem dúvida, a Nonô estará melhor lá em cima, a dar um olhinho por nós.

    ResponderEliminar
  3. "perdeu a batalha" é sempre uma afirmação que me dá uma certa coceira, sobretudo depois de ler "O Voo da borboleta" de Maria João Inocêncio. Não há derrota. São lutadoras e vencedoras até ao fim. Lutam dia após dia uma luta e por a enfrentarem só podem ser vistas como vencedoras. Sobretudo em casos de preserverança e coragem como tanto se vê nas crianças.
    O mundo é injusto e criança nenhuma devia passar por este tipo de sofrimento.
    Adorei a ideia do mundo melhor. Muito reconfortante.Só pode mesmo ser isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Ela não perdeu. Ganhou e todos nós ficámos a aprender algo com a sua força e como a forma como encarou tudo isto.

      Eliminar
    2. Bonito pensamento...

      Eliminar
  4. Mais uma estrela que vai brilhar por nós... :,(

    ResponderEliminar
  5. Só pode mesmo, também não encontro outra explicação... :(

    ResponderEliminar
  6. Que Deus lhe guarde a alma em descanso e permita aos familiares ultrapassarem a dor da ausência.

    ResponderEliminar
  7. Estes acontecimentos só me dão mais medo cada vez que olho para o sorriso do meu texuguinho!
    Não sei como é que os pais conseguem sobreviver as estes acontecimentos...Deve ser tão duro, tão dificl de aceitar...
    Mas se calhar tens razão são crianças, seres muito especiais, não são de cá... Já diz a musica: "só Deus tem os que mais ama!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe um caso muito próximo na minha família. E acho que a existência de outros filhos é importante apesar de existir sempre uma sensação de vazio.

      Eliminar
    2. Filho nenhum suplanta a ausencia de outro... e a perda de um filho é sentida até ao ultimo pormenor de cada momento da vida.

      Eliminar
    3. Acredito que sim mas acho que quando existem outros filhos - e é apenas a minha opinião - a quem se possa dar amor, faz com que o peso do fardo que se carrega fique um pouco mais leve.

      Eliminar
  8. Ouve-se imenso falar em milagres...Deus, perdeu uma excelente oportunidade para provar que eles realmente existem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falar em Deus e questionar tudo nestes momentos é o mais "fácil" e levava a uma grande discussão. Talvez a maior de todas.

      Eliminar
  9. Depois comenta o post do José Figueiras no FB se puderes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui ler porque não sabia do que se tratava mas não me revejo minimamente nas suas palavras. Respeito a opinião mas não penso daquela forma. Todos os dias morrem pessoas, todos os dias pessoas são despedidas, todos os dias pessoas ficam incapacitadas, todos os dias pessoas ficam sem casa. Isto significa que somos obrigados a sentir a mesma dor em todos os casos? Isto significa que todas as pessoas são obrigadas a ir aos sítios que estas situações implicam, de modo a ajudar todas as pessoas?

      Acho que é natural que as pessoas sintam dores diferentes em casos diferentes. E que ajudem quando podem ajudar e quem achem que devem ajudar. Isto é algo normal para mim.

      Por isso é que te digo que não me revejo naquele texto/desabafo. Posso dizer-te que não tenho qualquer promoção através da Nono mas é com muito ORGULHO que digo que a publicação onde trabalho promoveu e muito a luta da Nono de modo a que a sua voz chegasse cada vez mais longe. O meu orgulho é esse.

      Eliminar
    2. Por eu saber que não te identificas com o que ele disse é que pedi para comentares.
      Eu vou ser menos politicamente correcta: ele sim foi hipócrita em escrever aquilo. Nunca teve tantas visitas como hoje, deve estar super alegre!

      Eliminar
    3. Depois do teu alerta fui ler. Li também os comentários e aquilo que poderia escrever já lá estava. Várias pessoas questionavam se ele não se estava a promover também e se os programas, como aqueles em que entra, não se promoveram com a história da Nono.

      É triste ter lido ontem, em tantos sítios, críticas sem qualquer fundamento, a quem decidiu homenagear uma menina e, mais do que isso, aquilo que ela representa e o que fez. Mas será sempre assim.

      Eliminar
  10. É um pensamento bonito...mas este tipo de batalhas não deveria ser travadas por elementos tão frágeis como uma criança...impossível não questionar o mundo!

    ResponderEliminar
  11. As crianças nunca deviam sofrer. É tão injusto.
    Beijinho

    ResponderEliminar