26.9.14

já precisámos dela. hoje, precisa ela de nós para se fazer ouvir

Chama-se Alice. É do Seixal. E aos 18 meses perdeu a audição. Já usou próteses auditivas e fez terapia da fala. Alice cresceu e, entre muitas outras coisas, foi atleta de alta competição de taekwondo, tendo representado Portugal (e todos nós) em prestigiadas competições e é licenciada em design.

Em 2007 fez um implante coclear (trata-se de um dispositivo electrónico, parcialmente implantado, que proporciona uma sensação auditiva próxima do fisiológico) que representou uma grande mudança na sua vida. Agora, a Alice deseja fazer um segundo implante. “Em primeiro lugar por motivos de saúde, devido à falta de equilíbrio a nível de marcha e, em segundo, para ouvir melhor em ambientes extremamente ruidosos. Por norma, toda a gente nasceu com dois ouvidos para escutar, e dois olhos para se apoiar na visão, duas pernas para se locomover. Tenho de virar o ouvido implantado para o lado da pessoa que fala, trocando sempre de lugar. Isto é bastante desgastante, fico extremamente cansada e, como tenho uma vida social bastante ativa, necessito de ouvir no ouvido direito, complementando de forma equilibrada os dois”, explica.

Infelizmente, a aquisição e colocação cirúrgica do implante, bem como à substituição do processador da fala (parte externa) do primeiro implante custa cerca de 42 mil euros e não tem comparticipação (só o primeiro implante é que tem). A Alice está a lutar por algo que lhe dará mais qualidade de vida e tem feito várias coisas para angariar o dinheiro de que necessita.

Rumo ao Bilateral – Ouvir o mundo, a vida, é o nome da página criada pela Alice. Existem pequenos gestos que podem fazer toda a diferença na vida de alguém. E não custa nada fazer alguém feliz.

8 comentários:

  1. E abençoados quem o divulga incondicionalmente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E espero vir a fazer algo mais pela Alice :)

      Eliminar
    2. Homem sem Blogue, obrigada pelo teu gesto e iniciativa em me ajudares atingir este marco para que um dia possa ouvir simultaneamente. Agradeço de coração, hoje e sempre. :)

      Beijos sonoros na sua vida, que seja sempre uma eterna canção.

      Eliminar
    3. Não tens de agradecer nada Alice.

      beijos

      Eliminar
  2. Que grande gesto...vindo que um grande Homem! Parabens Bruno.

    ResponderEliminar