29.9.14

elas e os machistas

Num dos momentos em que passei os olhos pela última gala da Casa dos Segredos, assisti a uma conversa entre Teresa Guilherme e quatro intervenientes de um quadrado amoroso. Lá estava o rapaz e ao seu lado, três raparigas com quem se envolveu em simultâneo, se não me engano. Naquele momento todas diziam que ele era machista porque não queria que elas andassem de saltos altos e muito menos maquilhadas. Ele defendeu-se, dizendo, em relação aos saltos que não queria que se magoassem e, no que à maquilhagem diz respeito, que prefere a beleza natural de cada uma.

A conversa prosseguiu. Até que Teresa Guilherme, sorridente e com um brilho nos olhos, assumiu estar a ficar “encantada” pelo rapaz pelas suas ideias machistas. Disse até que gosta de machistas e que elas, sendo novas, não sabiam o que tinham ali ao seu lado. Isto para dizer que elas não sabiam dar-lhe a volta. Algo que a idade acabará por lhes ensinar. Referiu também que adora dar a volta a um machista. Ele diz uma coisa, ela faz outra. E disse isto com um sorriso que denuncia o gosto e o especial encanto que tem ao fazer algo deste género.

A ideia que tenho é que este tipo de encanto, confessado por Teresa Guilherme, é comum a quase todas as pessoas. Sobretudo quando o tema é uma relação amorosa. Existe um encanto ou atracção quase incontrolável por pessoas que estão na extremidade oposta do que defendemos ou acreditamos, sobretudo quando existem pontos que unem essas pessoas, como por exemplo a atracção física, que pode toldar a razão. Excluindo, no caso dos machistas, os casos em que existe violência física ou uma violência psicológica grave. Acredito que uma mulher terá alguma pica em lidar com um homem, a quem acha piada, que tenha um ou outro pormenor “suave” machista. Fazendo, como Teresa Guilherme disse, o oposto do que esse homem entende como correcto. E tirando o máximo prazer desse jogo a dois que nenhum quer perder.

E entendo que o mesmo se aplica em relação a um homem que lide com uma mulher que entenda que o sexo masculino é em tudo inferior ao feminino. Desde que não sejam coisas muito vincadas e excessivamente problemáticas, vai existir sempre uma certa dose de atracção associada a esta diferente forma de encarar o papel do sexo oposto. Algo do estilo: “vou fazer com que mudes de ideias. Vais acabar por me dar razão e não me vais resistir.” E o desejo de levar isto até ao fim pode resultar num jogo de sedução/atracção de que nenhum sai vencedor. Até podem chegar ao fim com o mesmo ponto de vista e zangados. Mas até chegar a este ponto muita coisa acontece. E ambos adoram a viagem.

10 comentários:

  1. Não conheço uma machista que tenha morrido solteiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ponto de vista mas o meu objectivo não foi esse. Achei piada ao discurso da Teresa.

      Eliminar
  2. Como assim machista? Uma coisa é haver atração por um homem viril, um homem com características ditas pela sociedades masculinas. Agora machismo? Não. O machismo defende uma desigualdade entre as mulheres. Por causa do machismo ainda há mulheres culpadas por serem violadas. Por causa do machismo há mulheres assediadas na rua e no trabalho. Por causa do machismo há papéis de género que colocam a mulher numa situação de inferioridade. Não conheço nenhuma mulher atraída por isto. E é muito triste que ainda se cultive a ideia de que um homem machista é que é numa população feminina (e masculina) jovem. Ah, e nem falei do que o machismo faz a homens efeminados, a homossexuais, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que tive cuidado de excluir algumas situações. Um homem que não quer que uma mulher se maquilhe ou use saltos altos é machista. Mas não tem de ser um homem que bate numa mulher. Também não pretendi cultivar a ideia de que ser machista é que é bom porque não acredito nisso. Achei piada ao discurso da Teresa e acho que aquele tipo de atracção é comum. Apenas isso.

      Eliminar
  3. Acho um desperdício de tempo, energia e relação, andar nesse tipo de joguinhos para que a outra pessoa dê razão e se "renda" aos factos...

    Ter em mente algo do género: “vou fazer com que mudes de ideias. Vais acabar por me dar razão e não me vais resistir.”, parece-me meio caminho andado para haver problemas nessa relação... parece-me até desrespeituoso para com um determinado ponto de vista ou posição da outra pessoa em relação a algum assunto..

    A mim não me dá pica nenhuma esse tipo de atitudes, pelo contrário...

    É muito mais estimulante uma relação em que ambos olham na mesma direcção, e quando não olham, respeitam essa diferença, por vezes até com admiração e curiosidade para entender o porquê dessa diferença.


    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes. Por isso é que disse que pode resultar em relações curtas em que ambos acabam por manter a mesma opinião. Mas acho que muitas pessoas sentem uma atracção pelo oposto. E isto dava panos para mangas. É como aquelas pessoas que se sentem atraídas por outras com problemas emocionais apenas porque acham que as vão "salvar". Mas isto dava horas de conversa.

      beijos

      Eliminar
  4. Bom tarde,
    Na minha experiência, que estou quase nos enta, gosto do machismo num homem. Para mulher basta eu e chega. Gosto do machismo do homem no sentido protetor. Agora não é de proteção dos saltos altos. A proteção do homem começa na nossa fragilidade, tanto emocional como física.
    Adoro a forma firme e determinada de um homem e ás vezes até inflexível. Nós mulheres temos a tendência de colocar a emotividade á frente da razão.
    Nascemos diferentes com algum propósito.
    Agora se este rapaz é machista?
    Até o ser vai um grande passo!
    Tem três mulheres que supostamente até lhe acham graça e uma grande insegurança! Sim que se elas não lhe achassem graça ele era como os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agrada-me essa maneira de pensar e o facto de a revelares. E acho que tocas num ponto interessante. O que é ou não ser machista.

      Eliminar
  5. O rapaz nao tem culpa nenhum...so faz pq lhe deixam fazer!!

    ResponderEliminar