10.9.14

coisas que o dinheiro não compra

Existe um largo conjunto de coisas que o dinheiro não compra. Entre elas está a que motiva este texto. E refiro-me ao bom gosto. Não há dinheiro nenhum no mundo que compre bom gosto. Pode comprar quem o tenha, de modo a que essa pessoa trabalhe para quem tem o dinheiro mas não o bom gosto. Mas, mesmo nesse caso, poderá não funcionar na perfeição. 

Porque, quem não tem bom gosto tem igualmente dificuldade em aceitar os conselhos dos outros. E quem é contratado para fazer algo acaba por ceder ao gosto de quem paga, nem que seja vencido pelo cansaço e à boleia da máxima “és tu que pagas. Se queres assim, fica assim”. Além disso, o excesso de dinheiro traz consigo, em alguns casos, a sede de evidenciar luxo como sinal claro de riqueza. E isto leva a que algumas pessoas olhem apenas ao preço e dimensão das coisas no momento da escolha pensando que isso é sinal de bom gosto.

Gosto de acreditar, e costumo dizer esta frase em diversas situações, que “gostos não se discutem, apreciam-se”. Mas sou incapaz de dar apreço a uma casa de luxo, que poderia ter sido construída em qualquer lado, mas acabou por ser edificada num terreno colado a uma lixeira que já lá estava antes da casa. 

19 comentários:

  1. Portanto uma casa com um bom aroma :D deusmalibre

    ResponderEliminar
  2. O início do teu texto fez lembrar-me as irmãs do CR7 lol

    ateaos30ficoboazona.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o Ronaldo foi para o Manchester era "gozado" no balneário pelos colegas. Era alvo de brincadeiras e esta história foi partilhada por vários jogadores. Era alvo de brincadeiras porque comprava roupa com o nome da marca estampado em letras gigantes. E isto, que muitos jogadores fazem, é um exemplo de que sempre o dinheiro compra bom gosto.

      Eliminar
  3. Concordo em absoluto. :)
    Num casamento onde fui este Verão era também convidada uma senhora que eu conheço de outras paragens. Essa senhora está sempre elegantérrima, super bem vestida, sabe escolher o que lhe fica bem, etc. Em casa, estava eu a comentar com a minha mãe (que não era convidada do casamento) que a dita senhora era a mais bem vestida do casamento. Ao que a minha mãe responde que ela pode, porque tem posses para isso. Ao que eu respondo, tem posses mas também tem muito bom gosto, porque ela podia ter muito dinheiro e não saber gastá-lo. Tal como podemos não ter muito dinheiro e ter bom gosto naquilo que usamos.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Muitas pessoas têm muito dinheiro e vestem-se de forma horrorosa.

      beijos

      Eliminar
  4. É isso e aqueles carros de luxo forrados de pintura que os faz parecer de ouro, ou prata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou um Ferrari cor de rosa com uma Hello Kitty gigante na pintura.

      Eliminar
  5. :)

    assino por baixo...

    Ninguém pode dar o que não tem. Neste caso, quem não tem bom gosto, muito dificilmente o conseguirá adquirir.

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
  6. De acordo!
    E sim, antes bom gosto... que esse o dinheiro não compra (assim como outras coisas).

    ResponderEliminar
  7. É o bom gosto e a educação (no sentido de bom tracto). Por muito dinheiro que se tenha, ou se nasce com certos predicados, ou nada feito.

    ResponderEliminar
  8. Gostos não se discutem...ou discutem-se?
    Admiro a simplicidade de alguém muito bem vestido, independentemente de marcas, de luxo, de exibicionismo que muitos ricos (novos) ostentam.
    Mas há pessoas ricas, com classe e discretas.
    Casas: tenho a mesma opinião.
    Ah, e carros também.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que se apreciam. Também não sou muito de os discutir.

      Beijos

      Eliminar
  9. Regra geral , e é minha convicção, o bom gosto prima pela simplicidade. logo....

    ResponderEliminar