28.9.14

às vezes tenho vergonha de ser português… e jornalista

Existem momentos em que sinto uma certa vergonha em ser português e jornalista. E refiro-me a momentos em que desvalorizamos o que é nosso, os feitos dos nossos e o pouco eco dado aos mesmos. E um desses momentos acontece agora, altura em que Portugal acaba se de sagrar Campeão Europeu de Ténis de Mesa, em Portugal, derrotando a selecção alemã, que vencia a prova desde 2007.

Portugal venceu. Os jornalistas/comentadores que seguiram a competição na Sporttv gritavam. Choravam. E deixavam de falar para ir abraçar os jogadores. Nesse momento mudei para todos os canais que estavam a dar notícias. Percorri um a um, na esperança de ler uma pequena nota de rodapé que dê conta deste feito. Porém, nem uma menção. Estava tudo dedicado em exclusivo às eleições do Partido Socialista. Existiam canais que até repetiam a mesma informação nos canais generalistas e informativos.

Não pretendo desvalorizar as eleições do Partido Socialista e aquilo que representam para o futuro político nacional. Nem peço que cortem o discurso de José Seguro para fazer um directo do pavilhão Meo Arena. Mas será que custa assim tanto passar uma pequena notícia em rodapé, dando o merecido destaque ao feito histórico de atletas que lutam em condições desiguais com uma potência como é a selecção alemã? Atletas que deram o máximo para oferecer um título único aos portugueses.

É triste que assim seja. É triste que que estes feitos passem ao lado de tantas pessoas. É triste que muitas pessoas nem venham a saber que somos campeões europeus de ténis de mesa e que vencemos aqueles que nos ganham em tudo e que eram donos deste troféu desde 2007. Parabéns Portugal. Parabéns Pedro Rufino. Parabéns Marcos Freitas. Parabéns Tiago Apolónia. Parabéns João Monteiro. Parabéns Diogo Chen. Parabéns João Geraldo. Orgulho no vosso feito que é muito maior do que o eco que terá. Fizeram história e isso garante-vos a eternidade.

22 comentários:

  1. Também acho triste, se esse facto não estiver bem justificado com alguma clausula de exclusivdade por parte da SPORTTV, que também não é coisa rara. Se houver tal acordo/clausula, isso é que eu acho lamentável. Talvez passem a notícia agora nos próximos blocos noticiosos da noite.
    Por outro lado, também acredito muito que estivessem todos exclusivamente focados nas Primárias do PS. Também é costume. Esgotam esses assuntos até à exaustão, e acontece quando há eleições Primárias em qualquer partido. É o que temos, mas é muito mau, de facto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se trata de uma eventual exclusividade. O que lamento é que não passe em nenhum canal uma nota de rodapé a dizer: Última hora: Portugal é campeão europeu de ténis de mesa.

      Eliminar
  2. Na mouche.
    É por estas e por outras que já não vejo telejornais portugueses.

    ateaos30ficoboazona.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estamos a falar de um país em que um político importante é interrompido para se fazer um directo do aeroporto porque está a chegar um treinador que foi despedido.

      Eliminar
  3. Não sei quanto aos outros canais, mas a rtp1 passou a notícia e não em nota de rodapé :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso tinha mesmo de acontecer. O que lamento é que não seja dada a notícia no momento da conquista com uma pequena - e não pedia mais do que isso - menção num rodapé. E isso ninguém fez.

      Eliminar
  4. Não é bem verdade!! A RTP no telejornal deu a notícia e mostrou imagens do Meo Arena!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, infelizmente é verdade. Não digo que não tenham dado a notícia. O que lamento é que não tenham mencionado o feito no momento da conquista com uma notícia em rodapé. E isso ninguém fez.

      Eliminar
  5. Totalmente de acordo...e amanhã os jornais desportivos? Aposto que vão ter apenas um quadradinho de referência unicamente. É triste :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou agradavelmente surpreendido com a capa da Bola de hoje. É certo que o destaque podia ter sido ainda maior mas o que fizeram já foi muito bom.

      Eliminar
  6. E não só...Na semana passada e até domingo, decorreu em IZMIR, na Turquia, o Campeonato do Mundo de Ginástica Rítmica...não houve sequer uma notinha referente a isso!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo que nem tudo pode ser notícia mas existem casos como o de ontem em que fizemos história. E acho que isso merecia um destaque de rodapé - peço apenas isso - com a indicação do feito.

      Eliminar
  7. Porque os telejornais não têm uma secção de desporto grande o suficiente? Nós temos dos maiores telejornais da Europa, uma hora, uma hora e meia. A maior parte cheia de lixo, enquanto notícias importantes são postas de lado pela vitória do Benfica ou o ladrão da ourivesaria de não sei onde. Num momento em que Portugal está no estado em que está, em que a Europa está à beira de uma guerra, em que o ISIS ameaça a segurança de todos... Peço desculpa, mas há coisas que não são material de notícias, pelo menos não num telejornal da noite. Prioridades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nossos telejornais são excessivamente longos. São dos mais longos do mundo. Idealmente deveriam ter 25/30 minutos. Não mais do que isso. E se reparares, num telejornal deixas de ter "notícias" a partir desse momento ou mesmo antes. Depois, são coisas que quanto muito poderiam ser notícia nos canais informativos.

      Falas da secção de desporto. Para mim, num telejornal, a secção de desporto, em 95% dos casos fala apenas de futebol. E volto a dizer, não me estou a referir à notícia em si porque essa acaba por ser dada. Aquilo que gostava de ter visto era um pequeno rodapé a dar indicação do feito histórico. Não mais do que isso.

      Até porque somos de um país onde se corta a palavra a Santana Lopes porque Mourinho está a chegar ao aeroporto de Lisboa depois de ter sido despedido do Chelsea.

      Concordo quando dizes que existem coisas que não são material de notícia. Mas existem muitas que são e que não estão lá.

      Eliminar
  8. Hoje, acho que na tvi ou rtp ao almoço eles até foram ao telejornal mas apesar de ter sido muito tempo foi tempo sem qualidade... puseram dois a jogar tenis de mesa tão monotono que fazia doer a cabeça e as perguntas foram todas de "como te sentiste ontem? E hoje? E amanhã? então e foi bom? Esperavas pelo resultado?" Em vez de aproveitarem a noticia para informar as pessoas... sei lá dar um ar mais "atractivo" à modalidade. Mostrar um bocadinho a realidade do desporto e o que se faz cá em portugal. Em vez de uma chachada de entrevista porque se ganharam um prémio estão felizes, qual é a novidade?
    A unica coisa que retive da entrevista foi que 3 dos 4 jogadores treinavam fora de portugal por falta de recursos. Algo importante que perdido na conversa (e na barulheira monocórdica das bolas) foi só mais uma coisa...

    Incrível como o telejornal é só football, gente assaltada e o caos na politica... não há informação relativo a mais nada. E são noticias repetidas em todos os jornais e telejornais. Não há mais desporto e em portugal parece que não se faz mais nada do que nos irem ao bolso. Cada vez menos cá em casa se vê telejornal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda ninguém explorou o facto de que esta vitória ser quase uma salvação para a modalidade em Portugal. O facto de como é que ficámos com a organização do Europeu. Existe muito por explorar. É certo que tem de se passar pela alegria deles mas há muito mais para fazer.

      Eliminar
  9. Parabens, Marisa Pires. Campeã europeia de Muay Thai na categoria -60kg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma grande vénia à Marisa. Existem grandes atletas com grandes feitos e são praticamente desconhecidos. Mas vai-se ao Brasil falar com a família de um jogador de futebol. É pena.

      Eliminar