18.9.14

a agora? há que levantar a cabeça

Por mais problemas que existam no futebol, sobretudo nas equipas portuguesas e até na nossa selecção, tudo se resolve com um simples gesto. Para apagar tudo aquilo que é mal feito basta simplesmente levantar a cabeça. “Há que levantar a cabeça” é provavelmente a frase mais utilizada pelos jogadores de futebol em Portugal. E isto aplica-se aos clubes e também à selecção.

É verdade que é fácil perceber o significado destas palavras. Mas existem muitas outras formas de abordar o tema sem cair no vazio e repetitivo “levantar a cabeça”. Que piora quando é acompanhado de algo do género: “Somos o (nome do clube)”. O futebol é um negócio que movimenta milhões de euros. Os jogadores preocupam-se cada vez mais com a imagem mas ignoram a comunicação. Tal como os clubes.

Tendo em conta o dinheiro que é movimentado no futebol, bastavam uns trocos para que os jogadores aprendessem a lidar com a Imprensa. Que soubessem o que dizer quando o jogo termina e quando as coisas correm mal. Para que não recorram sempre à mesma muleta que já dá vontade de rir. E sempre é melhor esta hipótese do que esta frase virar moda em todas as profissões.

Já me estou a imaginar, numa conversa com o meu chefe, em que se lamenta de um trabalho que deveria ter feito mas que não fiz ou que efectuei de forma errada. Nesse momento, irei dizer: “há que levantar a cabeça” e assim que terminar a frase tudo fica bem. Ou num restaurante em que é servida comida de forma completamente diferente do pedido. Quando o cliente se queixar, o empregado dirá apenas “há que levantar a cabeça” e tudo ficará bem.  

8 comentários:

  1. realmente isso é bem verdade, esse chavão que o Rui Patricio sabe tão bem dizer e que ontem o Nani aprendeu também.

    mas há coisas boas...mais a norte, onde se deu uma goleada histórica...mais que "levantar a cabeça" é fazer por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rui Patrício é um bom exemplo. Além de dizer levantar a cabeça acrescenta, quando as coisas correm mal "somos Sporting" algo que nada diz.

      Como dizes, e bem, levantar a cabeça é fazer por isso.

      Eliminar
  2. Os clubes grandes têm departamentos de comunicação muito bem pagos...até bem pagos demais...

    ResponderEliminar
  3. A grande diferença dos jogadores de futebol para a minha vida é que eles na semana seguinte podem redimir-se do que fizeram...na minha vida já não é assim...às vezes as oportunidades não voltam ou só voltam passado muito tempo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a grande diferença para muitas profissões. Já para não falar da diferença de ordenados.

      Eliminar