11.8.14

tudo tem um fim. uns são melhores do que outros.

Já tinha ouvido falar do final da série How I Met Your Mother/Foi Assim que Aconteceu, que em Portugal passa no canal Fox Life. A maior parte das pessoas falava mal do final de uma das séries mais fantásticas que descobri nos últimos anos. Diziam-se desiludidas com a forma como a nona temporada chegou ao fim. Esperavam outros finais para as personagens. Nunca deixei que me contassem o final mas como ouvia muitas opiniões semelhantes, acreditei numa grande desilusão.

Este fim-de-semana consegui finalmente ver o final da série. E não senti a menor das desilusões. Encontrei o final que imaginava (e desejava) desde os primeiros episódios. E aquele que, na minha cabeça, era o mais lógico. E isto aplica-se aos cinco protagonistas. Com uma ou outra atenuante, todos acabaram como imaginei que ficassem. Aliás, quem estiver atento aos detalhes dos episódios percebe que só este poderia ser o final, apesar de estar muito bem desmontado ao longo das temporadas. Por isso, a minha única desilusão é que a série tenha chegado ao final.

Para quem não conhece, esta série tem como base um pai, Ted Mosby que está a contar aos dois filhos como é que conheceu a mãe deles. É assim que começam quase todos os episódios que acabam por viajar no tempo, recuperando as aventuras de Ted Mosby e dos seus quatro melhores amigos: o mulherengo Barney Stinson, a jornalista Robin Scherbatsky que muda de país pela carreira, e o casal Lily e Marshall que namoram desde os tempos da escola. Os episódios têm cerca de 25 minutos e abordam as diferentes ligações dos personagens e as histórias de todos.

Aquilo que me cativou desde o primeiro instante foi a realidade da série. Desde o grupo de amigos que se junta no bar ao final do dia até aos sonhos e medos de cada um. Existe o romântico que acredita que irá viver um grande amor, o mulherengo que só quer mulheres para sexo, os traumas de infância, a imperfeita perfeição do amor, os problemas diários com que todas as pessoas lidam. Existe de tudo nesta série mas tudo é contado com bastante humor e com uma dose de realismo que nos leva a imaginar que podemos ser um dos personagens e que a série pode até ser sobre o nosso grupo de amigos.


Apesar de não passar de uma série, é capaz de ser o produto televisivo onde o amor é mostrado como ele realmente é, nas suas mais diferentes perspectivas. Os erros dos apaixonados, a confusão entre amor e desejo físico, a errada ou acertada escolha de alguém e as rasteiras do destino. A isto juntam-se flashbacks, frases marcantes, que passam a fazer parte dos nossos dias, e a independência de cada um dos personagens que dá muita vida e movimento à série impedindo que seja aborrecida. Quem nunca viu está simplesmente a perder uma das melhores séries dos últimos anos.

31 comentários:

  1. Ah ah! Aqui estamos plenamente de acordo! Eu também só há poucos dias vi o desfecho da série e, tal como tu, também me agradou bastante. Não só o final, mas como toda a nona temporada foi conduzida - e que rapariga do chapéu-de-chuva amarelo não surgisse só num ou dois episódios.
    E sim, creio que não poderia existir outro desfecho para uma série absolutamente... (wait for it...) legendary!
    Vou ter saudade de todos eles!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim o final é bom porque fui levado a deixar de acreditar nele por mais que o desejasse. E o final dá um novo sentido à conversa entre pai e filhos.

      Eliminar
    2. Exacto! Mas depois, se pensarmos bem... todos os indícios estavam lá!

      Muito bem conseguido.
      Durante grande parte da série pensei - como sucedeu com outras - que, às tantas, o desfecho ia ser uma decepção e que as coisas não iriam bater certo (a bota não iria bater certo com a perdigota). Quando tens uma história que se desenrola ao longo de tantas temporadas... corres o risco de o que sucedeu na temporada 7 ser uma contradição com o que aconteceu na temporada 2.

      E sim, tem toda a lógica a conversa com os filhos!

      Eliminar
    3. Os indícios estavam mas poderia ficar por algo mal resolvido. O final muda tudo na conversa com os filhos.

      Eliminar
  2. Eu gosto muito da série..
    só acho que a última temporada foi encher chouriços, deviam ter terminado uma temporada antes :)

    e gostei do final..

    kisses***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei da forma como fizeram render o fim-de-semana do casamento :)

      Beijos

      Eliminar
  3. É sem dúvida a melhor série de sempre. E concordo plenamente: o final não podia ser outro e desde o início, mesmo que inconscientemente, todos sabemos qual será o final, até porque de outra forma não faria sentido.
    Recomendo também a muita animada séria "Uma família muito moderna".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tivermos em conta o orçamento e a forma como era feita, é capaz de ser a melhor de sempre. E consegue ser muito real. Quem de nós não conhece pessoas assim?

      Eliminar
  4. Acho que a desilusão se deveu mais a ser um final tão previsível. Estava toda a gente ali à espera de alguma espécie de plot twist... e acho que é mais nessa base que se fala em desilusão. HIMYM foi sem dúvida das minhas séries preferidas. E o final, apesar de previsível, deixou-me satisfeita. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim não é previsível porque desde o início que sou levado a deixar de acreditar nele. Existiam alguns sinais de que poderia acontecer mas ficava sempre a sensação de que seria algo por resolver :)

      Eliminar
  5. Aqui me confesso uma viciada nessa serie e ainda não vi o final! Confesso que ando a adiar o inevitavel... Ando a tentar seguir a teria do Bing Bang, acho engraçado e tal, mas ainda não consegui apanhar o fim da coisa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O final está disponível para rever no Fox Life. Só não sei até quando.

      Eliminar
  6. How I Met Your Mother é uma das minhas séries preferidas (tanto que de vez em quando lá vou eu rever mais um - mais do que um - episódio. Quando vi o final fiquei um pouco desiludida com umas partes mas, depois de algum tempo - e mais uns quantos episódios revistos - percebi que só podia ser assim.
    O final é, tal como a série, o mais real possível dentro da ficção. E acho que isso foi algo que também que conquistou na série.

    A propósito, fiz uma publicação sobre o final da série na altura (contém spoilers): http://oblogdasconfissoes.blogspot.pt/2014/04/the-end-of-era-tv-shows.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a proximidade com a realidade e o facto de serem episódios curtos fazem com que não seja aborrecido. Recordo-me de receber os dvds da primeira temporada e de ter visto quase tudo de seguida.

      Vou espreitar.

      Eliminar
  7. Grande série mesmo...!!!

    Diria mais... LEGEND...wait for it...ARY!!!

    PL

    ResponderEliminar
  8. Uma das minhas séries preferidas que infelizmente tenho perdido o fio á meada...acho que fiquei na 7.ª temporada :(...tenho de recuperar...

    ResponderEliminar
  9. Série espeta... wait for it... cular!
    Não podia ter acabado de melhor forma!

    ResponderEliminar
  10. Do meu grupo de amigos, sou a única pessoa que gostou do final. Adorei a volta, e ter terminado como começou. Acredito que os escritores não tinham exatamente este final em mente quando começaram, mas para mim faz sentido. Afinal, o título é "How I Met" e não como ficaram juntos no fim.
    O final do Barney é per-fei-to!! Não faria sentido o épico mulherengo ficar "domado", a não ser que acontecesse um evento igualmente épico na sua vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Barney tinha de acabar assim. É o final perfeito. De resto, acredito que sempre houve o desejo de um final destes mas que nunca poderia ser evidente. Porque isso fazia com que a série perdesse a piada.

      Eliminar
  11. Também estava a preparar um post sobre isto no blog, porque também só vi o último episódio há dias!! :D Só que eu não estava a contar com este fim, ao contrário de ti... Confesso que esperava um final mais romântico.

    No entanto, consegui realmente emocionar-me com a parte do Barney. A parte dele no hospital fez todo o sentido, depois de repensar em tudo o que deu ao longo da série e na personalidade dele. Foi lindo. Quanto ao Ted e Robin... tive pena :P E mais não digo, que já devo ter estragado tudo a quem ainda não viu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais romântico é impossível. Até porque existem características numa das personagens que impedem um final mais romântico (não sei se me percebes mas não quero escrever aqui) :)

      Eliminar
  12. Vou ter tantas saudades do Ted. Acho que todos, ou quase todos, temos um bocadinho dele em nós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer pessoa romântica encontra parte de si no Ted. Eu revejo-me em muitas coisas.

      Eliminar
  13. Concordo com tudo o que dizes...eu fui acompanhando a série à medida que saía nos EUA e por isso já vi o final há bastante tempo. Não fiquei desiludida, não sei se seria aquele final que escolheria ou esperava, mas não me desiludiu - afinal a vida é assim, às vezes não corre como esperávamos!
    De vez em quando apanho alguns episódios no Fox Life e é engraçado reparar em certos pormenores que agora depois de ver o final têm um significado diferente. É incrível a maneira como esta série foi pensada...sabias que a cena final dos filhos já estava gravada desde a primeira temporada?
    (Confesso que tenho alguma curiosidade em ver umas cenas que foram cortadas do episódio final...pelos vistos vão estar no dvd desta última temporada e os actores disseram que ajudam a explicar aquele desencadear de acontecimentos.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não escondo que é o final que queria e que, para mim, fazia sentido. Tinha de ser assim. Para qualquer um deles.

      Não sabia isso da cena. A série é brilhante e prova de que não são precisos mundos e fundos para ter um projecto de qualidade.

      Quero muito comprar o DVD.

      Eliminar
    2. Tal como disse acima, até gostei do final...mas confesso que este final - supostamente é o final alternativo que virá incluído no dvd - seria perfeito :) está lindo :)
      http://www.buzzfeed.com/jarettwieselman/how-i-met-your-mother-alternate-ending?utm_term=4afzois#4afzois

      Eliminar
  14. Eu não sou de seguir séries. Falta-me sobretudo disponibilidade. Pelo que gosto de ver, mas de forma "solta", episódios aleatórios.
    Há uns meses atrás, comecei a seguir realmente uma série (The Big Bang Theory), em pouco tempo vi todas as temporadas até ao momento. Ando também com ideias de ver How I Met Your Mother desde o início, porque gostava de ver quando apanhava episódios aleatórios, mas só a partir do final do Verão, que é quando o ritmo abranda e volto a ter um bocadinho mais de disponibilidade :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê esta porque os episódios são curtos e muito bons. Podes perder alguns episódios mas não convém saltar muito :p

      Eliminar