6.8.14

quem és tu? (a resposta)

Há pouco quis saber quem eram as pessoas que saltam da cama quando o despertador toca, como eu na maior parte dos dias, e aquelas que preferem que o alarme volte a tocar passados alguns minutos, num processo que se repete várias vezes. O motivo da minha pergunta é simples. É que adiar o momento em que saímos da cama engana o cérebro.

O corpo tem vários mecanismos que preparam o acordar. Um desses mecanismos está relacionado com a regulação da temperatura interna que, quando sobe, ajuda a que as pessoas fiquem mais alertas e menos sonolentas. Algo que começa, de acordo com os especialistas, cerca de duas horas antes de o corpo se sentir preparado para acordar.

Dormir pouco faz com que este mecanismo esteja desligado no momento em que o despertador começa a tocar. Ao voltar a adormecer, transmite-se um falso alarme ao corpo. Ou seja, "não é hora de acordar, volta a dormir", é a mensagem que se passa. Isto faz com que o corpo volte ao modo sono. Quando o despertador volta a tocar, o cérebro é surpreendido e baralha-se. É isto que provoca aquela sensação de desorientação que algumas pessoas sentem.

Quando mais se adiar o momento em que se sai da casa, mais se baralha o cérebro. Este processo faz com que a sensação de desorientação possa prolongar-se durante quatro horas. Isto leva a que os especialistas recomendem que a pessoa se levante quando o despertador toca e preferencialmente todos os dias à mesma hora.

E tudo isto leva-me a outra pergunta. Muitas pessoas confessaram no texto anterior que preferem adiar o alarme durante mais alguns minutos. Por isso, há por aí quem sinta a tal desorientação de que os especialistas falam?

13 comentários:

  1. Quando ando de rastos, durmo mal e não me levanto à primeira, confere...mas graças a Deus nunca por 4 horas.
    Quando isso me acontece apresso a hora de tomar o segundo café e tudo entra nos eixos:)

    jinhooooosssss

    ResponderEliminar
  2. Se me levantar logo sinto-me muito mais desorientada, com pior feitio e muito mais cansada.

    ResponderEliminar
  3. Não confirmo nem desminto.
    Só sinto que depois de acordar até o cérebro começar a funcionar demora um bocado. Eu vejo as coisas mas não as processo. Há algum tempo roubaram os pneus ao carro de um dos meus vizinhos. Sou a primeira a sair do prédio e vi o carro sem pneus... vi! mas não pensei nada; só depois de um senhor que estava especado a olhar para o carro me ter falado é que "despertei" verdadeiramente e tratei de avisar o vizinho do sucedido. E isto é apenas um exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, quando salto da cama funciono bem. E sempre com boa disposição.

      Eliminar
  4. Eu atualmente o alarme do tlm toca, o radio despertador toca e eu ouço mas parece que o meu cerebro ignora e continuo a dormir com uma especie de banda sonora que se ouve nos meus sonhos lol

    ResponderEliminar
  5. Apesar do meu tocar duas vezes nunca senti a tal " desorientação"....mas mesmo que tal sucedesse o fim de semana serve para nos (des)orientarmos...:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada com uma boa desorientação ao fim-de-semana. Mas, como estou habituado a acordar às 6h23, nunca acordo muito tarde ao fim-de-semana :)

      Eliminar
  6. Nunca me levanto à primeira.. toca o snozze (infames 8 minutos.. não 5, não 10.. mas 8, não entendo) uma vez.. toca duas... e desliga o snozze e continuo esticada... e espreguiço-me...
    Quando me levanto não há desorientação... simplesmente ligo o piloto automático e está! Só me sinto desorientada se prever que vou chegar atrasada ao trabalho mais de 30 min. Pancadas minhas!

    ResponderEliminar
  7. Também escrevi sobre isto no meu blog, e tal como disse no meu tasco: o que me desorienta é não ter o meu tempo para acordar :P

    ResponderEliminar