4.8.14

o sentimento mais nobre que podemos ter

A gratidão é o sentimento mais nobre que uma pessoa pode ter. Vivemos numa época em que é muito fácil apontar o dedo. Em que todas as pessoas são donas da razão, fazendo com que critiquem todos os outros sem qualquer hesitação. Para falar mal e criticar existe uma fila com quilómetros de extensão. Por sua vez, a fila do reconhecimento e da gratidão tem meia dúzia de pessoas. Que passam despercebidas no meio da multidão. E que até são incompreendidas.

A rapidez com que se agradece algo deveria ser igual aquela com que se levanta a voz para criticar algo ou alguém. Revelar a nossa gratidão a alguém que foi importante para nós ou que simplesmente desempenhou bem uma função não deveria ser complicado. Deveria ser natural e frequente. E acho que cada vez mais as pessoas devem perder alguns segundos do seu precioso tempo para dizer “obrigado” aos outros. Um agradecimento que pode ser traduzido em palavras ou gestos. O que importa é que exista.

Por isso foi com orgulho que ouvi a minha dizer que vai oferecer um jantar à equipa que a tem acompanhado na maior batalha da sua vida. Primeiro, ponderou oferecer uma lembrança. Achou que era pouco para o tratamento que tem recebido. E decidiu efectuar um convite para jantar. Num dos restaurantes que mais aprecia. E ainda teve o cuidado de fazer algo que seria natural, pedir autorização aos convidados para ter também a família à mesa.

Os convidados ficaram sensibilizados com o convite. Não esperavam um gesto que consideram nobre e raro. A minha mãe defende que não há dinheiro no mundo que pague o facto de ter sido esta equipa a ficar encarregue de si. E quis demonstrar a sua gratidão com um jantar. Num gesto que me sensibilizou. Sábado estaremos todos à mesa a celebrar a vida e o facto de ainda existirem médicos como este. Se um dia vier a ser metade daquilo que os meus pais são, ficarei satisfeito com a minha passagem por este planeta. Já terá valido a pena a viagem.

20 comentários:

  1. Ai pá! Até me apetecia dar um abraço a essa lider de equipa! E sim, estamos cada vez mais egoistas e egocentricos...
    Faço questão de explicar e ensinar a minha pequenina que se diz sempre OBRIGADA! Para mim isto é educação, foi assim que fui ensinada e é assim que quero que ela seja :)
    Bom jantar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um médico brasileiro muito bom. Aconselho a todas as mulheres que passem pelo mesmo que a minha mãe. Ainda que a tua menina está bem ensinada :)

      Obrigado

      beijos

      Eliminar
  2. Que bonito gesto e tão raro nos dias de hoje.
    Um beijinho e tudo de bom para a sua mãe*

    ResponderEliminar
  3. Força, muita força e coragem! Que seja, apenas, uma etapa desta luta e que todos saiam a ganhar. Que a cura seja o desfecho feliz.
    Estou a torcer!
    Vai correr tudo bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um passo de cada vez e tudo está a correr bem. Em breve será um episódio do passado.

      Obrigado

      Eliminar
  4. Sem dúvida que a gratidão é um sentimento cada vez mais raro mas depois existem exemplos como este que nos fazem acreditar na humanidade e acreditar que nem tudo está perdido. Acho que é através de exemplos desses que vão passando de geração em geração que se fazem pessoas melhores.
    Fico feliz por saber que é altura de comemorar o final de uma batalha e também por saber que existem ótimos profissionais que fazem tudo para salvar uma vida.
    Boas comemorações! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus pais são o melhor exemplo de que ainda devo acreditar nas pessoas e naquilo que as move. São mesmo o melhor exemplo que posso ter.

      A batalha ainda não acabou. Apesar de estar tudo a correr muito bem. É a altura de agradecer, de acordo com a agenda do médico.

      Obrigado :)

      Eliminar
  5. Que bom e que gesto mais bonito da tua mãe :)...Há lutas na "nossa" vida que todos os gestos de gratidão que existem parecem ser ainda poucos. Mas a verdade é que tal como nessas lutas os caminhos são percorridos passo a passo, também os "obrigadas" devem ser etapa a etapa. Enriquece quem dá e quem recebe. E a quem assiste dá esperança...ainda existem pessoas verdadeiramente "boas". Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe é uma pessoa grata e faz questão de o revelar. Acho muito bonito o que está a fazer. Obrigado :)

      Eliminar
  6. Só um coração nobre teria uma lembrança assim. Parabéns mesmo, és um filho abençoado:) tens uma Mãe que parece ser um ser humano espectacular:)

    Saber de médicos assim...faz-me não perder a fé!
    Imagino a surpresa da equipa:) Não devem estar muito habituados a tal reconhecimento!

    Jinhoooossss, que corra tudo muito bem:) e um bem haja à Senhora tua Mãe:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho os melhores pais do mundo. Que me desculpem todos os outros mas os meus são mesmo os melhores. Este médico é um exemplo para todos. Ainda bem que apareceu na nossa vida.

      Beijos e muito obrigado :)

      Eliminar
  7. Muitos parabens á tua MÃE... eu sou das pessoas que agradeço muito e abraço muito em agradecimento, em diversas situações. Mas sou criticada por dizer "demasiadas" vezes obrigada.
    Ha tempos tive um familiar hospitalizado, e, apesar do desfecho não ter sido bom, mandei cartas a agradecer a todos os profissionais que lidaram com ela.
    Sou de opinião que devemos reclamar sim, mas tambem devemos insentivar os bons profissionais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te preocupes com essas críticas. Deixa que falem e não dês importância. Ainda bem que existem pessoas como tu.

      Obrigado :)

      Eliminar
  8. A gratidão é uma qualidade que fica bem ao ser humano. Critica quem não tem um pingo de humildade, dignidade e educação.
    Parabéns à tua mãe.
    Uma grande senhora.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Que lindo.....
    Já vi a quem sais ;)
    Ainda bem que está tudo encaminhado e que é altura de agradecer! E que bela forma de ser grata :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar