19.8.14

nudismo

Nada tenho contra quem faz nudismo. É uma opção tão normal como não fazer. Acredito até que uma boa parte das pessoas se sente tentada a fazer se estiverem reunidas duas condições: conforto e privacidade, algo que existe, por exemplo, numa piscina privada.

Aquilo que condeno é quem opta por fazer nudismo em praias que não são próprias, porque elas existem, para esse efeito. Pessoas que se despem a poucos metros de famílias com crianças e que não se dão, pelo menos, ao trabalho de se afastarem para uma zona mais resguardada onde a probabilidade de existirem episódios constrangedores com outros banhistas é quase nula.

É certo que este tipo de nudistas pode ter a opinião de que quem está mal que se mude. Mas isso também se podia aplicar a qualquer outra pessoa que fosse para perto destes nudistas fazer o que quer que fosse e que os pudesse incomodar. E se todas as pessoas seguissem este caminho seria a chamada lei da selva onde todos (e ao mesmo tempo ninguém) tinham razão.

Como referi, nada tenho contra quem faz nudismo. Acho apenas que estas situações, que podem levar a momentos menos simpáticos em casos extremos, são desnecessárias.

Enviado do meu iPhone

18 comentários:

  1. É uma sensação extraordinária nadar completamente nua. Mas para isso preciso de uma única condição: que a probabilidade de ver uma alminha, seja completamente nula.

    ResponderEliminar
  2. Nos dias que correm, infelizmente, vale quase tudo...há cada vez menos respeito pelo outro...

    ResponderEliminar
  3. Lá se diz que a minha liberdade acaba onde a do outro começa. O respeito mútuo nunca fez mal a ninguém, antes pelo contrário. Infelizmente nem toda a gente foi brindada com bom senso e um bocadinho de visão para olhar à volta agir com tacto.
    Fica bem

    ResponderEliminar
  4. No fundo mais uma faceta de falta de civismo...!!!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Digo o mesmo das pessoas que insistem em ter crianças completamente nuas a brincar pela praia e, às vezes, até a fazer o belo do xixi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é o problema de uma criança andar nua pela praia?

      Eliminar
    2. Excelente e pertinente observação, Mustache.
      Desde pequenas, as crianças devem ser ensinadas a fazer xixi nos locais adequados. Por outro lado, nos nossos dias, conhecidos que são o número de predadores sexuais, a nudez dos inocentes é um estímulo ao olhar de muitos. É curioso que tendo eu 40 anos (não acredito! nem os sinto!) sempre tive os meus calções de banho. Face à atual conjetura, se os pais dinheiro não tiverem para o calção de banho, porque em muitos casos não têm, não vejo qualquer mal em trazerem os filhos com uma cueca.
      Relativamente ao nudismo nas praias...
      Pessoalmente não entendo qual é o problema das pessoas nuas estarem no meio de pessoas vestidas e vice-versa. A maldade está nas nossas cabeças! Quem me dera sentir-me bem com o meu corpo para fazer nudismo. Em Mira e Tocha, nos anos 80 e 90 era trivial encontrar uma ou outra pessoa completamente nua, principalmente estrangeira, no meio dos "vestidos". Talvez por assim ter crescido e minha mãe também nada me esconder, pense assim :/

      Eliminar
    3. Apesar de não gostar (quando era miúdo não gostava que a minha mãe me despisse) não me choca tanto ver uma criança de poucos anos nua na praia. Incomoda-me mais, quando não é uma praia de nudismo, ver um casal adulto nu junto de famílias. Quanto ao fazerem xixi em tudo o lado, isso já condeno.

      Eliminar
  6. Concordo plenamente consigo e, tal como refere a mesma linha de pensamento se aplica na situação inversa. Como diz existem praias reconhecidas para a prática de nudismo, das que conheço pessoalmente, o Meco e na Costa de Caparica quem quer fazer nudismo tem que andar uns belos metros para ir para a dita zona, ora o que eu não percebo é a quantidade de pessoas que não faz nudismo e se planta na zona de nudismo (falo de famílias com crianças), tal como é desconfortável a situação que referiu, esta também o é, fica sempre uma sensação estranha de invasão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Aplica-se o inverso. E acho ridículo aquelas pessoas que vão para as praias de nudismo na esperança de ver alguém nu e ficam a olhar como quem olha para um palácio.

      Eliminar
  7. Tenho uma praia bem pertinho de mim, que é utilizada para esse fim! E, mesmo em pleno verão são raros os utilizadores! (às vezes são mais os mirones do que as pessoas na praia, mas enfim...)

    ResponderEliminar