26.8.14

é um banho e mete cubos de gelo

Acho que existem, sobretudo, dois tipos de pessoas em relação ao ice bucket challenge. São aquelas que adoram este desafio e no extremo oposto as que odeiam. Pelo meio andam aquelas que ficam indiferentes aos banhos públicos e às mais ou menos divertidas reacções à água gelada.

Gosto deste desafio. Gosto de descobrir até onde vai a criatividade das pessoas que aceitam ir a banhos. Gosto das reacções e gosto de ver pessoas naquelas situações que passam por um banho de água gelada. Ainda mais quando se tratam de pessoas que pouco ou nada mostram deste seu lado mais divertido, como tem vindo a acontecer com personalidades das mais diversas áreas.

Mas, aquilo que mais aprecio é a causa nobre e solidária que deu origem a esta multiplicação de banhos públicos. Que passa pela angariação do máximo dinheiro possível para, no caso de Portugal, a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA). E, infelizmente, esta vertente tende a ser esquecida.

A única coisa que me "incomoda" neste desafio é a brincadeira em que se acaba por transformar para algumas pessoas. Que partilham vídeos dizendo apenas "aceito o desafio e passo a este, aquele e ao outro" sem mais nenhum dado. Que desafio? Aceitam porquê? Como é onde se pode ajudar? Informações úteis para quem pretende ajudar, independentemente de ir a banhos ou não.

Já para não falar da quantidade de pessoas que participam no banho mas que não fazem qualquer doação para a instituição. Por isso, quem quiser aceitar o desafio, com ou sem cubos de gelo, basta ir ao site da APELA e saber como ajudar. Partilho também o NIB para donativo à associação 0007 0369 0003 0460 0061 6.

PS - acho que a maior parte das pessoas que diz odiar este desafio deseja ser desafiada a participar no mesmo.

Enviado do meu iPhone

10 comentários:

  1. Também é possível fazer doações sem ir a banhos...e fazer doações sem dizer nada a ninguém nem fazer publicidade disso...acho que muita gente anda em manada e não tem opiniões próprias...duma coisa ninguém pode ter dúvidas: a campanha de marketing americana foi brutal...

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    1. Claro. Para ajudar basta querer. A partir do momento que os famosos fazem, todos querem fazer.

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  2. Bem divulgado!
    A finalidade destes banhos públicos de água gelada é precisamente angariar fundos para a investigação da doença ELA um pouco por todo o mundo. As organizações locais encarregam-se de organizar e canalizar os donativos dentro dso respectivos países.
    Este desafio não se trata de um bando de "celebridades que só querem chamar a atenção sem qualquer tipo de sentido, como fazem sempre, e como se não chegasse a atenção que já angariam". Não. Este desafio é uma forma criativa de despertar a curiosidade das pessoas e a sua atenção para um tema muito premente e já conseguiu angariar muito mais do que o dobro de outras campanhas para o mesmo fim.
    Obrigada pela divulgação muito pertinente.

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    1. Ainda bem que as celebridades decidiram fazer isto pois só assim se consegue chegar a muitas outras pessoas. Obrigado eu.

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  3. Muitas das pessoas..(conheço algumas) que aderem aos banhos fazem-no apenas por divertimento e não colaboram de nenhuma forma com a causa...conheço até quem o tenha feito para não ter de pagar uma mariscada...enfim! A causa em si...e a forma escolhida...que ao tornar-se viral arrecadou já bastante dinheiro para a mesma merecem o meu respeito...Ótima ideia de divulgar o Nib e a maneira de colaborar...vou amanhã vou por um link lá no meu blogue para aqui :)..posso:) ?
    Bjs
    Maria

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    1. Maria,

      desculpa só responder agora mas sabias que podias usar :)

      beijos

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  4. A cauda é nobre, mas o desperdício de água nesta brincadeira é uma coisa para lá estúpida. Faz-me lembrar do video que vi no outro dia de criança a correr atrás de um jipe militar (uns perfeitos anormais) que faziam as crianças correr atrás de garrafas de água.

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    1. Vi muitos banhos com água que não é desperdiçada. Mas isso é outra questão. Para mim, mais grave do que isso é quem faz o vídeo por brincadeira e não ajuda.

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  5. Não adoro nem odeio. A verdade é que foi o suficiente para chamar a atenção para uma doença que secalhar muita gente não conhecia e só por isso já valeu a pena. :)
    beijinho

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