7.8.14

a imperdível lenda do footloose

Quando me convidaram para a antestreia de Guardiões da Galáxia pouco ou nada sabia sobre o filme. Tinha visto apenas um outdoor. Aceitei o convite e tratei logo de me inteirar sobre o que ia encontrar. Encontrei críticas fantásticas sobre aquele que pode muito bem vir a ser o filme do ano. Por exemplo, no IMDB (o meu site de referência para cinema) o filme tem uma cotação de 8,8. Isto fez com que fosse ver o filme com grandes expectactivas.

E bastaram poucos segundos para ficar conquistado. Porque um filme que começa com esta música e que tem um walkman e uma mixtape como objectos de destaque tem tudo para captar a minha atenção durante horas. Mas, reduzir Guardiões da Galáxia a isto seria uma falta de respeito ao realizador James Gunn e a todas as pessoas que fizeram este filme. O elenco é perfeito. Chris Pratt, que dá vida a Peter Quill, é o super-herói mais real que conheço. Qualquer pessoa sente que podia estar no seu lugar. Zoe Saldana começa a ser uma das minhas actrizes fetiche. E até pintada de verde vai bem. Sempre gostei de ver os combates de Dave Bautista na WWF mas fiquei bastante surpreendido com o seu talento para representar, apesar de considerar que o papel é perfeito para si, algo que facilita mas que sem talento não bastava para ser um excelente desempenho.

A este grupo juntam-se desempenhos menos comuns. Mas extraordinários. E refiro-me a Vin Diesel e Bradley Cooper que “apenas” emprestam a voz ao filme. Aliás, são dois personagens, sobretudo Rocket (Bradley Cooper) que dão muita vida ao filme, em conjunto com Chris Pratt que merece todos os elogios que lhe possam ser feitos. De resto, Guardiões da Galáxia, que conta ainda com Glenn Close e Benicio Del Toro, é um filme que cativa todas as pessoas. Tem um humor brilhante tal como tem cenas de acção muito bem construídas e ainda momentos que nos comovem.

Tem também a fantástica lenda do Footloose sobre a qual não vou falar. Tenho a certeza de que poucas pessoas vão sair da sala de cinema desiludidas. A Marvel não escondeu que este filme de heróis improváveis foi uma aposta de risco. A maior dos últimos anos mas os 70 milhões de euros em bilheteira (em apenas uma semana) mostram que é um grande sucesso. Tanto que já é certo que haverá uma sequela.


Já me esquecia. Guardiões da Galáxia, além de ser um dos filmes deste ano, é aquele com a melhor banda sonora. Quem quiser, encontra as músicas do filme facilmente na internet mas aconselho a que vejam o filme para que possam recordar músicas que aprenderam a amar associando esses temas a momentos do filme. Até lá deliciam-se com a que partilhei no início do texto. Com tudo isto, acho que ir ao cinema ver este filme apenas uma vez é muito pouco.


14 comentários:

  1. O trailer está muito bom por isso no fim de semana lá estarei :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois diz se gostaste. Até eu estou a pensar ir ver novamente. É o filme do ano :D

      Eliminar
    2. Adorei o filme. Mesmo muito bom :-)
      Também não me importava de o ver novamente

      Eliminar
  2. Também fui à ante-estreia e, sem saber bem ao que ia, saí de lá completamente rendida. Tanto pela banda sonora (fantástica) como pelo humor, os efeitos especias, ah e, naturalmente, havendo referência ao footloose (sim, não vou fazer spoiler), é claro, seria uma aposta ganha (para mim!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nenhum actor no mundo que fizesse o papel melhor do que o protagonista. Até estou a pensar chamar Star Lord a um filho :)

      Eliminar
    2. LOL
      Espero que a tua mulher leve a melhor!
      Por acaso não achei o desempenho do Chris Pratt excepcional - mas às vezes, assim de muito quando em vez, eu tenho mau feitio; deve ser por isso!

      Eliminar
    3. Já vi um vídeo dele em que a mulher (também é actriz) diz que ele pede para ser chamado de Star Lord em casa.

      Eu não encontro nenhum actor que fizesse o papel melhor do que ele. É o super-herói mais real que conheço. Qualquer homem sente que poderia estar no lugar dele.

      Eliminar
    4. Não podemos estar sempre de acordo... mas, assim de repente, acho que o Hugh Jackman faz um wolverine excepcional, assim como o Robert Downey Jr. (com o homem de ferro) e, ambos, muito à frente do Chris Pratt - e sim, fui buscar dois exemplos de excelentes actores (na minha modesta opinião).
      São pontos de vista distintos. Eu também não disse que o Chris vai mal ou que é um mau actor. Só não o acho excepcional - mas quem sou eu?

      Eliminar
    5. Não está em causa serem maus ou bons actores. Por exemplo, o Homem de Ferro tem algum humor. O do Hugh Jackam não. É um super-herói sério. Talvez o Downey Jr conseguisse fazer bem o papel mas não seria a mesma coisa, até porque a imagem é outra. Tal como não imagino o Chris Pratt a fazer os outros dois. Mas aposto que nenhum dos outros dois fazia tão bem de Star Lord ;)

      Eliminar
  3. Aumentou ainda mais a minha vontade de assistir o filme. Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ver. Devolvo o dinheiro se não gostares. Isto prova o quanto aposto neste filme :)

      Abraço

      Eliminar