16.7.14

vamos transpirar?

De tempos a tempos dedico alguns textos à prática desportiva frequente. Já escrevi sobre corridas e também sobre crossfit e cycling, as actividades que costumo praticar com maior frequência. Recentemente desafiaram-me a escrever sobre corridas, tendo em conta as pessoas que não o fazem mas que pretendem iniciar-se neste desporto que tem cada vez mais praticantes. É com gosto que o faço. Até porque existem pequenos detalhes que fazem uma grande diferença. E algumas pessoas pensam que basta sair de casa e correr durante dez quilómetros, nem que seja porque os outros fazem.

Uma das coisas que me faz mais impressão quando corro é ver pessoas que o fazem sem calçado apropriado (já vi pessoas com sandálias). Calçado apropriado é do mais importante e é algo que pode fazer diferença e ter impacto em todo o corpo. No meu caso, é onde gasto mais dinheiro para correr. Mas as opções são muitas e para todas as carteiras. Por exemplo, o Lidl tinha um modelo a menos de vinte euros que serve para o efeito. E qualquer loja de desporto tem modelos de marca própria que são bons e que evitam males maiores. Quem quiser gastar mais dinheiro nuns ténis, certifique-se de que compra o modelo adequado. Porque existem modelos para supinadores (gastam mais sola do lado de fora do pé), pronadores (parte de dentro) ou neutros (gastam de igual forma), algo que tem a ver com a passada de cada pessoa. Se é para gastar muito dinheiro convém que seja uma boa compra.

Em relação à roupa é a mesma coisa. Nos dias que correm, existem roupas baratas com as tecnologias adequadas. As últimas t-shirts de corrida que comprei são do Lidl. Custaram 2,99 ou 3,99 euros cada uma. Existem cores adequadas para quem gosta de correr na estrada, com pequenos reflectores, e são frescas. Existem também calções e igualmente modelos para mulher. É apenas um exemplo pois qualquer loja de desporto tem roupa barata para praticar desporto.

Depois, entra-se na corrida em si. E aí são necessários muitos cuidados. Se uma pessoa não faz desporto há muito tempo e se eventualmente tiver excesso de peso não deve correr dez quilómetros de uma vez apenas porque o vizinho do lado corre essa distância. E não se deve arrastar apenas para não desistir. Correr a arrastar é muito mau para o corpo e pode provocar lesões graves. É preferível andar do que correr a arrastar o corpo causando uma sobrecarga nas articulações. Cada qual deve adaptar a corrida às suas necessidades sem meter na cabeça que tem de começar imediatamente por uma grande distância.

Para quem começa, o ideal são percursos planos. As subidas podem ficar para uma altura em que o corpo esteja preparado para uma actividade diferente. De acordo com o que me foi explicado, convém igualmente misturar o tipo de piso em que se corre. Correr muito em alcatrão pode ser mau para as articulações. A areia/mato tem a desvantagem das desnivelações, como tal, o mais indicado é tentar ter um percurso misto. Convém também não esquecer que a corrida envolve alongamentos e saber compreender os sinais que o corpo transmite de modo a conhecer as nossas limitações.

Estas são as dicas que, de acordo com a minha experiência, posso dar a quem pretende começar a praticar desporto. Para quem já pratica desporto, aconselho vivamente o crossfit. Quem experimenta fica viciado e não quer outra coisa. Os treinos são curtos mas intensos. Trabalham o corpo como nunca tinha trabalhado antes. E testam os limites de cada um. Mas é algo que só aconselho a quem já está habituado a praticar desporto pois é bastante exigente e em alguns treinos só apetece vomitar no final, tal é a intensidade do mesmo.

Voltando às corridas. Existem pessoas (como é o meu caso) que não correm sem música. Gosto da música para marcar o meu ritmo. Para me acalmar quando quero acalmar e para me dar mais ânimo quando estou sem vontade. Contudo, quem gosta de música deve ter em atenção o local onde corre e os eventuais perigos associados à música. Para quem gosta de música, partilho a lista das que foram consideradas as melhores para acompanhar a corrida:

Hey Ya, OutKast
Righ Here, Right Now, Fatboy Slim
Edge of Glory, Lady Gaga
Hold Your Colour, Pendulum
Ignition (Remix), R Kelly
Addicted To You, Avicii
Stronger (What Doesn´t Kill You), Kelly Clarkson
Keep On Running, Spencer Davis Group
Sail (Riot Remix), Awolnation
Shake It Out (Benny Benassi Remix), Florence + the Machine
Maniac, Michael Sembello (from Flashdance)
Take A Minute, K'NAAN
Extreme Ways, Moby
Numb, Linkin Park
Young Blood, The Naked and Famous
Feel Good Inc, Gorillaz
Time Is Running Out, Muse
Erase Me, Kid Cudi ft. Kanye West
You Get What You Give, New Radicals
Can't Hold Us, Macklemore & Ryan Lewis
Hot Right Now, DJ Fresh ft. Rita Ora
Shake It, Metro Station
Breathe, Sean Paul ft. Blu Cantrell
212, Azealia Banks
Pump It, The Black Eyed Peas
When The Going Gets Tough, Boyzone
You Shook Me All Night Long, AC/DC
1812 Overture, Tchaikovsky
Proud, Heather Small
Keep On Movin, Five
Open Eye Signal, Jon Hopkins
Squeeze, Man Like Me
Chariots of Fire, Vangelis
Not Afraid, Eminem
Happy, Pharrell Williams
Good Feeling, Flo Rida ft. Sia
Somebody Told Me, The Killers
Keep Your Head Up, Ben Howard
Titanium, David Guetta ft. Sia
Feel The Love, Rudimental
We Are The Champions, Queen
Smells Like Teen Spirit, Nirvana
Greyhound, Swedish House Mafia
Holiday, Dizzee Rascal
Family Affair, Mary J Blige
Firestarter, The Prodigy
Gangsta's Paradise, Coolio
Go Bang, SBTRKT
One Day/Reckoning Song, Asaf Avidan (Wankelmut Remix)
Eye Of The Tiger, Survivor

6 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas: parece um resumo resumido do livro da Jessica Augusto. :))))
    E tantas músicas para adicionar à minha playlist.... a experimentar! Já experimentei a I was made for loving you e a I'm still standig e resulta mesmo muito bem. Muito merci.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouvi a Jessica na Prova Oral e fiquei cheio de vontade de ler o livro. Se as coisas que aqui partilho batem certo, melhor ainda. É sinal de que fui bem ensinado por quem me ajudou ao longo dos anos.

      São músicas que funcionam muito bem não é?

      Eliminar
    2. Se quiseres empresto-te - sem espiga! É só dizeres!

      Surpreendentemente bem! :) E agora tenho aqui mais algumas para experimentar; algumas já fazem parte e outras, para mim, não funcionaram.

      Eliminar
    3. Gostaste de ler?

      Sou como tu. Existem músicas muito boas para outras pessoas mas que comigo não funcionam.

      Eliminar
  2. Neste momento o lidl é a minha loja de desporto favorita! So ainda nao arrisquei nos tenis..porque no freeport consegue-se tenis mt bons pelo mesmo preço ;)
    Na tua playlist só falta ai musica para os dias em que se está chateado..até Slipknot serve para correr! :D
    Muse - Unnatural selection também aconselho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou fã das camisolas que comprei no lidl. Espero que voltem a ter para comprar mais. Comprei apenas uma de cada e arrependi-me.

      Boas escolhas musicais ;)

      Eliminar