9.7.14

se eles dizem que não, estão a mentir

“Perdeste peso” e “pareces ter menos anos do que tens” são elogios normalmente associados às mulheres. Ou, dito de outra forma, costuma dizer-se que são palavras que as mulheres gostam de ouvir. Mas a verdade é que, tal como as mulheres, qualquer homem gosta de ser alvo destes mesmos elogios. E os que dizem que ficam indiferentes a esta pequena massagem ao ego estão a mentir.

Poderá dizer-se que um homem lida de maneira diferente de uma mulher quando ouve algo como “estás a ficar gordo” mas é certo que não gosta de ouvir essas palavras. E é igualmente certo que fica contente quando ouve o inverso, mesmo que não tenha uma reacção visível aos outros. Porque elogiar a elegância de alguém não tem sexo. Não conheço ninguém que não goste de ser elogiado.

Por outro lado, conheço homens que reagem de uma forma quando uma mulher os alerta para o excesso de peso e de outra completamente diferente quando o aumento de peso é abordado numa conversa masculina. E isto prova que dão importância às palavras. Por mais que brinquem com a situação, dizendo que a barriga é o calo do amor e outras coisas parecidas. Trata-se de uma defesa para lidar com a situação porque acabam todos a dizer que têm de perder peso.

Ao longo dos últimos tempos, várias pessoas têm elogiado aquilo que sou fisicamente, que é muito diferente do que era. E mentia se dissesse que é igual ouvir dizer “estás muito elegante” ou “estás a ficar gordo”. Tal como é muito melhor ouvir “pareces um puto de vinte anos” quando sabem a minha idade do que ouvir que pareço ter muitos mais anos do que realmente tenho.

16 comentários:

  1. Este é um post importante, tenho que ter mais cuidado quando digo ao meu marido que está a ficar com "pança"... :D Todos gostamos de ouvir elogios ou então uma boa critica, agora quando estás sempre a chatear com o mesmo, é um bocado chato e até desmotivante.

    Mas acabei de me rir imenso, então a barriga é "calo do amor"????? um grande LOL...
    Esta sem duvida é a frase do dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é chato e desmotivante. Não duvido disso. Mas quem está mais próximo (como aconteceu comigo e com a minha mulher) deve ter a coragem de dizer a verdade em vez de dizer aquilo que os outros querem ouvir. Até porque são a opinião mais importante.

      Nunca tinhas ouvido? :)

      Eliminar
    2. Eu nunca tinha ouvido essa expressão!

      Eliminar
    3. A sério? Farto-me de ouvir. Normalmente são homens com barriga que o dizem.

      Eliminar
  2. Cada homem que fale por si acerca dos elogios.Há homens que dizem que adoravam ouvir elogios de mulheres e depois gozam logo em seguida.É por isso que nunca acredito que os homens adoram ser elogiados...no geral eles ainda são muito pré-históricos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser uma defesa, não sei. Mas aposto que todas as pessoas gostam de elogios. E os homens não são excepção. Talvez seja mais normal um homem elogiar uma mulher do que o inverso.

      Eliminar
  3. Onde está o resto da história do " this is love?" ou qualquer coisa assim parecida em inglês.. (que eu sou uma nódoa gigante a inglês em todas as suas formas..

    Hum?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contava ter escrito no Algarve mas não consegui. Espero escrever amanhã. Obrigado :)

      Eliminar
  4. Homem ou mulher,mais novos ou mais velhos (como eu) quem não gosta de elogios?
    De acordo contigo, mais uma vez, "(...) puto de vinte anos”.
    Beijinho,

    ResponderEliminar
  5. Ansiosamente à espera dos próximos capítulos!! Mesmo!!
    Beijinhos Belicha

    ResponderEliminar
  6. Se é verdade que ouvir "estás mais magra" ou "estás elegante" sabe bem, também é verdade que ouvir "estás/és magra", quando não se está assim, dá (pelo menos a mim, dá) uma sensação de desconforto. Normalmente são pessoas que estão ligeiramente mais gordas que me dizem isso, mas não é pelo facto de elas estarem mais gordas do que eu que isso faz de mim magra, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E também há quem diga só para ouvir o elogio de volta. O mundo dos elogios tem alguma complexidade...

      Tens razão no que dizes.

      Eliminar
  7. Não há ninguém que não goste de ser elogiado - fisicamente ou no que quer que seja.
    Pessoalmente não gosto de elogios me são dirigidos mas perante uma audiência - aquela coisa que fica toda a gente olhar e tirar a ficha... nééééé.
    Mas quando são merecidos e sinceros tanto gosto de os ouvir como de os fazer. Por vezes reparo na reação de algumas pessoas perante um elogio inesperado e é tão bom ou até melhor que ser elogiada.
    O mais importante nisto tudo é a sinceridade porque senão é melhor guardar no bolso. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja com pouca gente ou na presença de muitas pessoas, não sei reagir a elogios mas confesso que sabe sempre bem ouvir :)

      Eliminar