21.7.14

oferecido/conquistado

Quando andava no secundário, existia uma expressão muito popular no meu grupo de amigos. “Não gosto de ** oferecido, prefiro ** conquistado”, era algo que se ouvia com frequência. Isto era dito pelos rapazes e também pelas raparigas do meu grupo de amigos. E servia para tudo o que envolvesse algo que poderia ser oferecido ou conquistado. Alguns amigos (rapazes e raparigas) usavam esta expressão para se referir aos relacionamentos. Defendiam que não trocavam o processo da conquista por uma relação que tinha início sem os momentos bons (e também os maus) da conquista.

Olhando para o passado, esta é uma das frases que me tem acompanhado ao longo da vida. Continuo a preferir a conquista à oferta. Fui assim nos empregos que tive. Dispensei sempre cunhas, preferindo conquistar o meu espaço. Fui assim no futebol pois nunca aceitei mudar-me para um clube que me prometia a titularidade e outras coisas. Sou assim nos relacionamentos amorosos. E também sou assim nos restantes aspectos da minha vida pessoal. Prefiro sempre a conquista, dispensando a oferta.

É certo em que há cenários em que a oferta poderá saber bem. Facilita muitas coisas. Evita dores de cabeça e noites mal dormidas. Evita que tenha que se dar a volta ao mundo, se necessário, para encontrar uma solução para algo. Mas, em nenhum momento, o sabor da oferta conseguirá ser mais doce do que o da conquista. Nada sabe melhor do que ter a possibilidade de dizer “consegui isto por mim, é fruto do meu esforço”. Quem só tem ofertas poderá não perceber isto nem o alcance desta frase. Mas sabe mesmo muito melhor.

8 comentários:

  1. Quem só tem ofertas não sabe o que fazer quando as mesmas terminarem...arrisco dizer que não tem força para enfrentar os problemas do dia a dia...e que são imensos!!!

    ResponderEliminar
  2. eu gosto muito das coisas oferecidas e sinto-me muito grato, sabes pq? porque recebi pouco! os meus primos, os pais ofereceram-lhe tudo: grande casa, grande carro, cunha no trabalho, interior do carro, dinheiro para ferias,colégio dos filhos, ganham bem e vejo-os sempre felizes! o ordenado que têm serve para as despesas e sobra muito! o que se conquista é muito bom mas quando temos um bom empurrão na vida é muito mais doce!
    no entanto, eu tenho mestrado, trabalho 10h por dia, ganho 800€ líquidos, vivo sozinha , o dinheiro é todo contado, tenho o meu trabalho por mérito mas a minha vida não é doce e duvido que alguma vez tenha o que os meus primos têm e eles tiveram tudo de mão beijada e como são meninos do papá , são mais respeitados que outros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As opiniões valem o que valem. E, na minha humilde opinião, respeito-te muito mais e admiro-te muito mais do que aos teus primos. Tu sabes o que é viver e o que é preciso para triunfar. Será muito mais "divertido" ter alguém como tu do nosso lado do que alguém que tem tudo de mão beijada. É apenas a minha opinião.

      Eliminar
  3. O que é demasiado fácil nunca é valorizado. Aquilo a que damos mais valor é o que mais nos custa a conseguir. Sem dúvida que o que é conquistado tem outro sabor!

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo. Eu prefiro lutar pelas minhas conquistas do que tê-las caídas do céu. Tornam-se mais saborosas quando são batalhadas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazem com que sejas cada vez melhor. Que não te acomodes e que lutes cada vez mais ;)

      Eliminar