10.6.14

verdade ou mito #63

A masturbação faz mal à saúde. Nos dias que correm esta é uma ideia muito vincada. Mas será verdade? Será que as mulheres e homens que se masturbam colocam a sua saúde em risco? Correm o risco de ter borbulhas, cegar ou ficar com as mãos peludas? Ou será mito? Porque não passa de um reflexo de uma educação sexual repressora apesar da existência de diversos livros (antigos) de médicos que defendiam que as pessoas ficavam doentes caso se masturbassem? Verdade ou mito?

33 comentários:

  1. mito. claro que, como tudo, se for excessivo, faz mal...

    ResponderEliminar
  2. Mito!
    A sério que ainda há quem pense assim? Na minha opinião só faz é bem ;-)

    Beijos/ A Mãe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei parvo quando descobri que existem livros de médicos a defender que sim :)

      beijos

      Eliminar
  3. Tudo verdade verdadinha!!! Credos cruzes canhotos! Que horror!!!!! (ler com sarcasmo, sff) :)))

    ResponderEliminar
  4. Nem verdade, nem mito:) É um disparate:))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um mito parvo que foi vendido como sendo verdade a muitas pessoas ao longo dos anos e que leva a que ainda existam pessoas que acreditam nisto.

      Eliminar
  5. a sério? Diz-me que este post é só uma anedota.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é o verdade ou mito #63. Não te aconselho a ler todos que isso ia ocupar muito tempo mas podes dar uma vista de olhos em alguns e percebes a ideia dos mesmos. De forma resumida, são mitos em que muitas pessoas acreditam. Uns são verdade outros mentira. A ideia é saber o que as pessoas pensam dos mesmos.

      Eliminar
    2. Eu conheço a rubrica, e costumo achar piada. Mas achei que este era um bocadinho agressivo demais.

      Eliminar
    3. Respeito a tua opinião. Acho que é dentro do mesmo registo dos outros. Depende se é algo que mexe mais com as pessoas ou não.

      Eliminar
  6. Mito mais mito não há :P
    A masturbação até faz é bem! Ajuda a conhecer melhor o corpo, a explorar a sexualidade. E a relaxar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o teu ponto de vista. E acho que toda a gente passa por essa fase da descoberta do seu corpo e sexualidade. Por mais que digam que não.

      Eliminar
  7. Que raio e dúvidas!!! Tens 15 anos??? é que parece...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Só faço 15 para o mês que vem. Já agora, desafio-te a encontrares um dos 63 mitos em que diga que as duvidas são minhas ou são criadas por mim. São todas retiradas de páginas sobre verdade ou mitos relacionados com sexo.

      O problema é quando estamos formatados para ver apenas aquilo que queremos ver, que é o mau. Mas isso não é um problema meu mas teu. E desculpa que te diga mas considero esta explicação um gasto desnecessário de tempo porque fica evidente o que te motiva a vir aqui ao blogue.

      Tem um resto de semana feliz. Longe das pessoas de 15 anos que te incomodam :)

      Eliminar
  8. Gostava de me rir, e acreditar que todos os que te leia se rissem com este mito, mas infelizmente ainda há quem tenha dúvidas a esse respeito, especialmente qdo ainda vagueiam livros ou outras publicações que assim influenciam!
    Por isso nunca é demais falar a serio ou brincar de modo a que todos estes mitos sem sentido se vão deslaçando!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior do que ter dúvidas é existirem pessoas que acreditam que é verdade. O objectivo é mesmo esse. Fazer com que se fale sobre os temas.

      Eliminar
  9. Mas ainda alguém pensa assim? É que estou em crer que quem acreditava nisto já morreu, ou está tão velhinh@ que já não acredita em nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fizeres uma pesquisa descobres vários sites com publicações recentes dedicados a esta temática. Isso prova que ainda há quem acredite em muita coisa.

      Eliminar
  10. Ai olhe que é verdade.... !!! :P
    Mas suponho que a Igreja possa fazer com a masturbação, o que fez com o sexo oral... Se pensarmos em Jesus, já vale!

    ResponderEliminar
  11. Há quem diga que faz mal em excesso (nos viciados em sexo, nomeadamente), mas nos pontos que aborda o post... só mesmo para rir... completo mito.
    Isso e ler alguns comentários anónimos que continuam a cair por aqui, ao fim de mais de meia centena de posts, a achar que isto são duvidas tuas. Enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há quem acredite nisto...

      São sempre os mesmos. E sempre com o mesmo objectivo. Já me habituei :)

      Eliminar
  12. Mito! E o que mais me choca é afirmares que ainda há muito povo a acreditar que é verdade.
    Parando para pensar não é difícil perceber que tens razão no que informas mas não deixa de ser chocante.
    Socialmente parece-me ainda haver muita preversão associada a esta prática, sobretudo pelas mulheres, mas tal como em tantas outras evoluções acho que a tendência é para isso mudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem pessoas que não têm muito acesso a informação e que acreditam naquilo que os mais velhos dizem. E aceitam isso sem questionar. Por isso é que é importante falar de sexo. Para quebrar barreiras.

      Eliminar
  13. Ainda existe este tipo de pensamentos?
    Por vício, acho que não convém.
    Mas não faz a mal a ninguém, pelo contrário.

    ResponderEliminar
  14. Ahhahahahahahahahahahhahahaaaaaaaahhh. Tu superas-te! Até choro, se ficar com soluços venho assombrar-te depois de morta.
    Pensei que isso fosse uma ideia que incutiam aos nossos avós, não sabia que ainda há alguém que acredite. Mas agora que penso nisso, não deixa de ser verdade, uma má higiene dos brinquedos sexuais usados na masturbação pode originar doenças.

    beijo

    Sandra G

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rir é bom :)

      São ideias que vão ficando. Infelizmente. O exemplo que dás é um bom exemplo.

      beijos

      Eliminar
  15. Tal como o vinho maduro, um copo ou dois é saudavel, uma garrafa já nem por isso. Agora a questão das duvidas e dos mitos é que é bastante pertinente. Nestes ultimos anos com a mania das novas filosofias e conhecimentos alternativos e com o excesso que informação - há gente que acredita em tudo - parece que estamos a regredir no conhecimento cientifico e racional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é uma grande verdade. Há um número de pessoas que acredita em tudo sem questionar o que quer que seja ou sem procurar mais informação.

      Eliminar