17.6.14

old school

Quando era puto, tinha por hábito andar calçado com uns Stan Smith, de velcro. Eu e boa parte das crianças nos anos 80. Por um lado, existia a vantagem do velcro. Por outro, e para azar dos meus pais, duravam pouco tempo nos meus pés. Jogos e mais jogos de futebol faziam com que durassem pouco tempo. Porém, a minha relação com estes ténis acabou naquela altura.

Seguiram-se outras. Nomeadamente com as botas Airwalk com a sola dentada. Com os Air Jordan e também com os Nike Air Max Uptempo, modelo com o qual consegui partir um dedo do pé a jogar futebol. Pelo meio ainda usei All-Star. Passei ao lado de modelos como os Reebok Pump ou o NPC da mesma marca. E, dos modelos que usei, apenas os All-Star é que me acompanharam ao longo dos anos.

Até que num destes dias, cruzei-me novamente com os Stan Smith, na loja da Adidas do Almada Fórum. Como não me apetecia gastar 85 euros nuns ténis, acabei por não experimentar. Vi outros modelos noutras lojas. Experimentei esses mesmos modelos. Mas, no momento de fazer as contas, percebia que a diferença de preços não era assim tão grande.

Acabei por voltar à loja e experimentei os Stan Smith. Que acabei por comprar (com desconto por ser sócio do Benfica). Assim que os calcei foi como se tivesse entrado numa máquina do tempo. Recordei os momentos em que usava aquele modelo mas com velcro. Os raspanetes dos meus pais por jogar futebol com aqueles ténis quando tinha outros para esse efeito. E, se naquela altura não me preocupava com os ténis, agora vou fazendo apostas mentais do tempo em que vão permanecer brancos.


5 comentários:

  1. A mim também me aconteceu algo parecido, mas com uma capa de desenhos e esboços que tinha guardado... Tantas saudades de pegar nos meus lápis, nas minhas borrachas, nos meus ricos pincéis, no cavalete borrado de tinta dos salpicos de insanidades que ia criando.. não tarda nada.. volto à criatividade! :)

    E é que é mesmo viajar no tempo, aqueles sentimentos todos daquela época vêm logo à tona!
    E ainda dizem que viajar no temp é ficção... hunf!

    :)

    PS - Quando as sapatilhas começarem a deixar de ser brancas imaculadas :p é só passar um paninho humido com um pouco de Cif (do creme, branco) que elas ficam logo como novas! Não dá trabalho nenhum ;)


    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela dica. E hoje é o dia de voltares a "brincar" :)

      beijos

      Eliminar
  2. No outro dia falava com amigos sobre o regresso dos Adidas Stan Smith, precisamente, por um deles ter um par. Alguns mostravam bastante entusiasmo. Julgo que faz sentido, em geral, este ciclo de reinventar a moda. Porque, ao revê-los e, quem sabe, adquiri-los, as memórias e os afectos de outros tempos, regressam com eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho piada porque dizem nova colecção mas para mim são sempre iguais :)

      Eliminar