16.6.14

o que é pior? agora escolha

No jogo decisivo de apuramento para o Mundial do Brasil, Cristiano Ronaldo foi notícia. Por causa desta (e de outras) imagem da Pepsi (sueca) que decidiu apostar numa campanha publicitária que indignou os portugueses, com alguns a jurar nunca mais estar a menos de um metro de distância de uma lata do referido refrigerante. A marca pediu desculpa. Ronaldo aceitou e até fizeram uma parceria solidária.


Hoje, Ronaldo volta a ser notícia. Porque uma publicação alemã decidiu gozar (humilhar não ficaria mal) com aquele que é considerado pela FIFA como o melhor jogador de futebol do mundo. “Hoje, o Ronaldo vai parecer velho”, é aquilo que pode ser lido na capa ao lado de uma fotografia trabalhada que dá uma má imagem do capitão da Selecção Nacional.


Para quem prefere marcas, existe também uma publicidade alemã da Media Markt que promove uma televisão dizendo aos alemães que nunca viram Portugal perder de uma forma tão nítida.


São três faltas de respeito. Uma, numa publicidade onde não existe uma referência “directa” ao jogador. É um boneco com uma camisola vermelha sem qualquer emblema que ostenta o número sete. E que nos leva automaticamente a assumir que é Cristiano Ronaldo. Na outra campanha já existe uma referência a um país quando a publicidade podia dizer algo como nunca viu as vitórias da Alemanha de forma tão nítida. São campanhas, onde os valores são aqueles que as marcas defendem tendo em conta estratégias comerciais. No outro caso, é uma capa de jornal, com uma referência directa a Cristiano Ronaldo. Em comum, existem os valores que neste caso são definidos pela empresa/redacção.

Choca-me mais esta capa do que as publicidades de mau gosto. Mas acho que as publicidades têm um maior impacto junto do público. Sobretudo quando se tratam de marcas gigantes como foi o caso da Pepsi que passou a ser um produto do demo no mercado português. Já este jornal é notícia por isto e rapidamente será esquecido por quem vir esta capa.

Recuando a 1986, e assumindo o papel de Vera Roquette em Agora Escolha, o que é pior? Publicidades como a da Pepsi e da Media Markt ou capas de publicações jornalísticas como esta?

PS – Se fosse Paulo Bento e tivesse acesso a estas duas imagens, fazia questão de que os jogadores as vissem antes da palestra que antecede o jogo. “É esta a imagem que têm de vocês”, seria o que diria. Nada mais do que isso. E espero que estas coisas tenham o mesmo efeito que a campanha da Pepsi teve na Suécia, levando Ronaldo a fazer o melhor jogo de sempre pela Selecção Nacional.

25 comentários:

  1. Falar mais alto em campo, jogar e obter um resultado vitorioso será a melhor resposta e um orgulho para todos nós! Força Portugal!
    :) ...a melhor das sorte para os rapazes e um árbitro que saiba o que está a fazer...por favor, meu Deus (isto sou eu já em modo de oração...!)

    ResponderEliminar
  2. Vamos ver de que forma o nosso nacionalismo se faz notas. Isso é que era dar-lhes uma sooova e depois fazer uma publicidade alucinante, até já estou com formigueiro só de pensar!!

    ResponderEliminar
  3. WTF!??? Havia de lhes nascer pessegueiros no cu e dar abóboras! Daquelas bem grandes, cheias de piquinhos!
    Competição e picardia é uma coisa, estupidez e tentativa de humilhação é outra. E é só tentativa porque o que vem de baixo não atinge!
    Eu voto a favor, é pôr o balnerário resvestido com estas coisas que depois vão ver os velhotes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é que os nossos jogadores ainda lhes deram razão...

      Eliminar
  4. No caso alemão, diria que tanto a publicidade como a capa de jornal são reveladores da falta de humildade de um povo. Não ficam felizes só por ganharem, por serem bons. Querem, desejam e regozijam perante as derrotas do adversário. Que mais há a dizer?

    ResponderEliminar
  5. Bruno.

    Segundo a imprensa brasileira o Ronaldo está muito confiante. Até criticou alguns repórteres brasileiros com perguntas hostis. O importante é que as críticas só aumentam o seu ego.


    1 abraço daqui do Brasil. ;)



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu falei disso e gostei da confiança dele em relação ao jogo. É pena que não tenham passado de palavras ;)

      Gostava de estar aí :)

      Eliminar
  6. Exagero!
    São apenas piadas (a da tv até está engraçada).

    Mas lá está, como dizia o J,. Stewart, o sentido de humor das pessoas vai até ao limite das suas convicções e afectos.


    (pá, essa coisa de imitar o Mourinho e colar coisas nas paredes do balneário tá um bocado gasta... até o Jesus já faz dvd's)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a Pepsi, que quase provocou uma guerra, também não foi uma piada? Porque será que a Pepsi conseguiu incomodar tanta gente?

      O DVD exigia mais tempo. Só vi isto no dia do jogo :)

      Eliminar
  7. Concordo. O Paulo Bento devia mostrar isto aos jogadores para os motivar ainda mais para o jogo! Não somos coitadinhos nenhuns, somos uma grande equipa!
    Eu acredito numa bela vitória!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que juntar coisas de quem fala mal de nós e nos critica sem razão é algo que motiva muito.

      Abraço

      Eliminar
  8. Pode ser que o feitiço se volte contra o feiticeiro...No Euro 2000, no dia do jogo Inglaterra-Portugal, os títulos do jornais ingleses diziam que a selecção portuguesa era a mais fraca e o resultado já estava garantido. No dia seguinte, os títulos resumiam-se a uma palavra - Agony!!!
    Vamos esperar e torcer que a equipa portuguesa esteja inspirada :)

    ResponderEliminar
  9. Ate agora a selecção Sagres/Continente está a ser humilhada nitidamente e em HD!!

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente, a do Media Markt não só não me choca como até acho que está bem conseguida. Podia ser ao contrário, como sugeriste, mas perdia-se o humor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te muito bem. Mas porque ficaram as pessoa tão chocadas com a Pepsi?

      Eliminar
  11. Pelos vistos não mostrou. Ou então não teve tanto impacto, como a "ameaça de morte" por parte da pepsi :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não teve porque não era a Pepsi. Ouvi pessoas dizerem que nunca mais bebiam Pepsi por causa do Cristiano...

      Eliminar
  12. E soubeste do vídeo que anda a correr meio mundo de alemães a queimarem a nossa bandeira?

    ResponderEliminar