16.6.14

nós, os coitadinhos

Uma das características que define os portugueses é o espírito de coitadinhos. Passamos a imagem de um povo sofredor. Parece que aquilo que melhor sabemos fazer é sofrer e lamentar tudo e mais alguma coisa. Não sei se esta imagem, que muitas pessoas têm de nós, é apoiada sobretudo no fado, mas ela existe. E também é um facto que muitos portugueses gostam de alimentar esta ideia de que somos os pobres coitados e que todos são melhores do que nós.

E esta faceta muito nossa é evidente nas mais diversas áreas da vida. No trabalho. No grupo de amigos. Em todo o lado. E o futebol não é excepção. Temos aquele que é considerado o melhor jogador do mundo. Somos, do ponto de vista teórico, a quarta melhor selecção do mundo mas, mesmo assim, coitadinhos de nós que vamos jogar contra a Alemanha, que é considerada a segunda melhor, logo atrás da Espanha que foi humilhada pela Holanda, “apenas” a 15ª do ranking FIFA.

Ao longo dos últimos dias criou-se a ideia de que a Alemanha é um bicho papão muito superior do que nós. E nós, os coitadinhos que temos de jogar contra eles e tentar perder por pouco. E esta ideia de que somos uns pobres coitados é alimentada por quase todos. Pelos adeptos e até pelos jornalistas mundiais, que têm feito perguntas aos jogadores portugueses. Apoiando-se no facto de Portugal não ganhar à Alemanha desde 2000 (nessa altura também éramos uns pobres coitados), colocam-se questões que fomentam a ideia de que somos uns desgraçados sofredores.

Nesse sentido, e para acabar com esta ideia pateta, gostei da postura de Cristiano Ronaldo durante a conferência de imprensa de ontem. O jogador respirava confiança. Não se ganha desde 2000? O Real também não ganhava ao Bayern há muito. E ganhou. As coisas mudam, disse, para espanto de alguns jornalistas que não tiveram a resposta de coitadinho que esperavam, acrescentando ainda que acredita que este será o ano de Portugal. É verdade que até podemos perder com a Alemanha mas estar constantemente a fazer de nós uns desgraçados não nos leva a lado nenhum. E só serve para alimentar ainda mais o ego dos papões que são sempre melhores do que nós. Já basta que a Alemanha mande em nós em coisas que não podemos controlar. Agora, num campo de futebol, não mandam. E ainda bem que há alguém, neste caso Cristiano Ronaldo, que não alimenta essa ideia.

12 comentários:

  1. Tenho sorte... para mim qualquer resultado no jogo de hoje é óptimo! Acho que será um jogo equilibrado de duas excelentes equipas. O calor vai dar um pouco cabo do "espírito alemão" desconfio...

    ResponderEliminar
  2. Não faço ideia de qual será o resultado. Mas a fé em Portugal é como no Benfica ... sempre em alta :D

    ResponderEliminar
  3. O CR é português mas não tem essa mentalidade típica. Por isso é um vencedor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ronaldo é um vencedor porque trabalha como poucos. Isso é um facto que mesmo quem não gosta dele não pode negar. Sendo considerado o melhor do mundo, fica-lhe bem um discurso vencedor.

      Eliminar
  4. E mais nada! Dá-lhes Bruno!
    Não podia estar mais de acordo! :)

    ResponderEliminar
  5. Portugal vive muito das glorias dos passados. Dos descobrimentos e da navegação! Há que progredir!!

    viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

    ResponderEliminar
  6. Gosto deste post... E Portugal já perde.
    Força Portugal.

    ResponderEliminar