2.6.14

fica o alerta

A minha mãe foi proibida de utilizar desodorizantes com alumínio. Perguntou porquê e foi-lhe explicado que o alumínio é bastante prejudicial para a saúde por ser altamente cancerígeno. Fica o alerta, até porque existem opções no mercado com um preço relativamente baixo. Basta olhar para a composição no momento da escolha. Fica o alerta de algo que desconhecia.

Enviado do meu iPhone

48 comentários:

  1. Já há vários anos que a minha mãe e eu, (por 'arrasto') usamos desodorizantes naturais. No início até vinham do Canadá (através de uma amiga), agora já consigo encontrar em Portugal. Atenção: sem alumínio nem parabenos!

    ResponderEliminar
  2. Bruno, não uso desodorizantes, desde que atingi a idade adulta.
    Não gosto, prefiro tomar banho mais vezes ao dia , no tempo de verão, que usa-loa e não te sei explicar porquê.
    Obrigada pelo alerta.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitos anos que ouvia falar que os desodorizantes não eram saudáveis. Como escrevi, usei na adolescência e naquela altura não havia tantas marcas e variedades... apenas desodorizantes.
      Minha mãe faleceu há 32 anos de cancro de útero, minha irmã mais velha de cancro da mama, há seis anos, e sendo eu, desde muito jovem, uma pessoa de risco, prefiro a prevenção, pelo que não uso nada destes produtos.
      Como te disse, prefiro tomar vários banhos (houve quem dissesse que eu era/sou magra de tantos banhos que tomo)
      Bom, na verdade, não gosto de desodorizantes, também.
      Beijinho

      Eliminar
  3. A minha mãe morreu de cancro da mama há mais de 15 anos, após cerca de 3 anos de luta. Há já quase 20 anos que aqui em casa se sabe dos problemas dos desodorizantes com alumínio. Sim, já nessa altura se alertava para isso. Contudo, as alternativas e a baixo custo não são assim tantas. Se alguém as conhecer, agradeço a partilha aqui nos comentários. Conheço o Keops da Roc (apenas a versão em stick não contém alumínio), que é uma embalagem mais pequena que as vendidas em grandes superfícies e que custa cerca de 10 euros. Mais do dobro do custo de uma qualquer embalagem da dove, nivea ou vasenol. Geralmente os que têm o alumínio são os mesmos que dizem "anti-transpirante", pois o alumínio atua como um bloqueador dos poros, fazendo com que a pessoa transpire menos. E por essa lógica, procurava sempre os que não diziam anti-transpirante, apenas "desodorizante". Há pouco tempo reparei que, de repente, todas as embalagens passaram a ter um "anti-transpirante" escrito, em letras pequeninas, mesmo aqueles que usei durante anos, nas mais variadas marcas. Ou passaram a conter todos o dito alumínio, ou então durante os últimos anos "esqueceram-se" de avisar que eram todos a mesma coisa. Tenho tido alguma dificuldade em encontrar desodorizantes sem o alumínio. Encontrei recentemente um da nívea, pure and natural, que diz não conter sais de alumínio e nos ingredientes de facto não vem lá...será? De qualquer forma ainda não tive oportunidade de experimentar. Gostaria de experimentar o da Roc, tão elogiado, mas o preço é um tanto proibitivo para mim, de momento (10 euros por 40 ml contra os 3 euros e tal por 50 ml do desodorizante da nivea). Mas bem, o alumínio é apenas um gotinha no mar de produtos nocivos que diariamente colocamos no nosso corpo (gel de banho, cremes, pasta de dentes, perfumes, etc, etc,,,).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há da Dr.Organic por cerca de 6 euros. Costumo comprar no supermercado do Corte Inglês mas deduzo que estejam à venda noutros sítios também.

      Eliminar
    2. A minha mãe diz que comprou um na farmácia que custou quase 10 euros. Entretanto encontrou no Jumbo, da marca deles, um que custa muito menos. O problema é que desaparece com facilidade das prateleiras. Mas fica a dica.

      Eliminar
    3. Muito obrigada pelas dicas. Fui ao site do jumbo e fiquei espantada com os preços. Hei-de experimentar!
      Bruno, desejos de uma rápida recuperação para a sua mãe :) mais de 15 anos separam os tratamentos a que a minha mãe foi sujeita dos atuais; houve muitas evoluções. Vai correr tudo bem. Força aí :)

      Eliminar
    4. Ontem também vi um da nívea (para mulher)

      Eliminar
  4. Muito importante!
    Obrigada ;)

    As melhoras da tua mãe!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelo alerta! Tudo de bom para a tua mãe!
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Nomeadamente perigoso para cancro de mama...

    ResponderEliminar
  7. Pelo que tenho lido basta usarmos desodorizante em vez de anti transpirante.É esse tipo que tem o aluminio! Este fim de semana descobrimos da Lycia para mim e Old Spice para o husband. Os preços são semelhantes e com as promoções que andam aí é comprar logo 2 ou 3.
    Ana Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem encontrar outras opções deverá fazer isso. Comprar mais. Obrigado.

      Eliminar
  8. Sim já sabia, mas a questão é qual comprar sem alumínio, pois não fazem o devido efeito.alguém sabe algo mais ? Bem hajas pela partilha , que já nem me lembrava. Beijinhos e muita energia e luz na tua mãezinha .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe diz que encontrou uma boa opção no Jumbo, da marca deles.

      beijos

      Eliminar
  9. Já agora, atenção que serve também para homens. Os vossos também tem alumínio. Verifiquem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que neste tipo de coisas é muito complicado provar que o cancro pode ter sido causado por isso. Tal como alguém acusar (já aconteceu) uma marca de tabaco por causa de ter cancro.

      Eliminar
    2. Esta resposta era para o comentário de baixo. Desculpa.

      Eliminar
  10. Só não percebo como a classe médica sabe isso e ninguém proíbe nem fiscaliza a venda ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora, respondo ao de cima. O meu tem alumínio. Os meus dois.

      Eliminar
    2. Talvez pela mesma razão que os elixires orais com álcool também não são proibidos.

      Eliminar
  11. Ora vamos verificar....o Dove contem ....

    ResponderEliminar
  12. Não é bem assim:

    http://www.cancer.org/cancer/cancercauses/othercarcinogens/athome/antiperspirants-and-breast-cancer-risk

    http://www.cancer.gov/cancertopics/factsheet/Risk/AP-Deo

    A probabilidade de o alumínio causar cancro (segundo os estudos existentes) é bastante diminuta ou nula. No entanto, e para pessoas que têm maior probabilidade de sofrer da doença, suponho que não custo nada não arriscar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu alerta foi feito com base no alerta médico que foi feito à minha mãe. Quando voltar a usar desodorizante (está a recuperar da operação) está proibida de usar um que tenha alumínio.

      Eliminar
  13. Já sabia disso há algum tempo, já tinha lido algures. Normalmente o alumínio está presente nos anti-transpirantes.

    ResponderEliminar
  14. Batom com alumínio também deveria ser proibido.
    Bjnhs,
    VW

    ResponderEliminar
  15. Por acaso já sabia, opto por desodorizantes sem alcool, parabenos e aluminio. Já há vários no mercado e nem por isso mais caros.

    ResponderEliminar
  16. Desde sempre que tento comprar sem álcool e desodorizante, nao anti-transpirantes, o que não é tarefa fácil em supermercados. Da penúltima vez que comprei, trouxe comigo um ao calhas sem reparar na composição. Ganhei uma brutal alergia nas axilas que demorou mais de um mês a passar. Agora compro de farmácia, nao me recordo da marca mas foi a volta dos 10€. Anti-transpirantes nunca mais.

    ResponderEliminar
  17. Pois, já tinha ouvido falar sobre isso, mas fico sempre na dúvida se é verdade ou mito. Assim já posso levar em consideração, pois vem de fonte fidedigna. Obrigada pela partilha e tudo de bom para a tua mãe.
    Posso dizer que o Continente tem desodorizante da marca deles, My label, barato, cheirosinho e sem alumínio, pelo menos para mulher. Sei que na composição tem pouca coisa, portanto deverá ser um produto a ter em conta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, é ordem médica a proibir a minha mãe. E acredito nisso.

      Obrigado pela dica.

      Eliminar
    2. Ha uma pequena loja de produtos cosméstica que pertence ao celeiro do rossio, aliás fica bem perto e praticamente em frente ao pingo doce. Foi aí que soube desta informação, e que comprei e contínuo a comprar. Já usei roll on, que tem de se molhar antes de usar. E agora uso o spray que tem os cristais lá dentro. Custou menos de 2€, e sinceramente nem sei precisar tempo que dura de tantas vezes que se pode recarregar com água até que os cristais desaparecem. Para mim é eficaz, além de que não tem cheiro e eu prefiro assim.

      Homem sem blogue, se tiveres oportunidade faz um novo post para Avivar as memórias, e para que todas possamos saber que existem alternativas que além de mais saudáveis são incomparávelmente mais económicas. E que nem tudo se encontra em farmácia ou super mercado.
      Beijos, continua o bom trabalho

      Eliminar
    3. Obrigado pela informação. Vou tentar reunir informação para colocar aqui vários produtos que as pessoas possam usar.

      Obrigado

      beijos

      Eliminar