6.6.14

como lhe salvar a vida

Ao longo dos seus 14 anos de vida, o meu cão raramente teve problemas. Aliás, acho que só teve uma complicação que obrigou a uma pequena operação que o levou a utilizar um “funil” fazendo com que batesse em vários locais. Até ao dia em que faleceu. Nesse dia, cheguei a casa dos meus pais (que estavam fora) depois de um telefonema da minha irmã e deparei-me com pequenas poças de sangue. Peguei no cão, que estava estranhamente abatido, e fui ao veterinário com a minha irmã.

Durante a viagem ele foi ficando cada vez mais adormecido. Até ao momento em que desmaiou. Ia a conduzir mas só me ocorreu pegar nele e abaná-lo. Foi o que fiz, acabando por fazer com que acordasse. Infelizmente, e depois de uma boa notícia já no veterinário, acabou por falecer à minha frente. Com todas as suas forças, lutou pela vida mas perdeu o duelo. Esteve quase a ganhar em três momentos mas acabou por perder.

Isto para dizer que, naquele momento em que ele desmaiou, só me deu para o abanar. Foi o que o meu instinto me levou a fazer. Não tenho conhecimentos nessa área. Não estava informado. E fiz aquilo de que me lembrei. Quando encontrei a imagem que aqui partilho, recordei as últimas horas de vida do Óscar. E achei importante partilhar esta imagem porque podem existir muitas pessoas que têm animais de estimação e que não sabem o que fazer num momento angustiante.


Espero que estas informações sejam úteis. E que, eventualmente e num momento de aperto em que o veterinário não está por perto, ajudem alguém a salvar a vida de um animal.

16 comentários:

  1. Obrigada pelos conselhos, obrigada mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha. Só espero não precisar desta imagem, é bom sinal.

    Bom fim-de-semana.

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Já me morreram 4 cães ao longo da minha curta vida. Por diversas razões, e todos me custaram horrores!! Felizmente, nenhum teve necessidades assim, ou na altura eu de certo não saberia como agir ...
    Obrigada pela partilha da imagem. Vou guardá-la ... esperando nunca ter de a usar, mas vá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sabia mas em momentos destes fazemos algo. Espero que nunca uses.

      Eliminar
  4. Obrigada pela informação.
    O desconhecimento que nos impede de ajudar é das piores coisas que pode acontecer. Essa incapacidade de reagir por não saber deixa-me descompensada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto mais conhecimento, melhor. E saber coisas destas nunca é demais.

      Eliminar
  5. Eu nunca tive um cão. Mas sei o que é perder um gato. E de fazer tudo para salvar e perder (mais uma) batalha na guerra da vida...

    ResponderEliminar
  6. Perdi o meu cão ha 1 mes, depois de ter estado internado semana e meia e de estar aparentemente bem melhor... Morreu em casa, na nossa casa...na sua casa.
    Ele ganhou tantas batalhas, mas acabou por perder a guerra... E eu perdi o meu amigo!
    Encontrei o minutos depois de ele nos ter deixado e a minha reacção tb foi abana lo...não sei se foi por desespero ou por ter esperança que ele estivesse só meio adormecido, estava quentinho e eu tinha o ouvido a tossir minutos antes... E culpo me tanto por não ter conseguido ajuda lo, mas enfim :(
    Obrigada por partilhares estas informações.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o meu cão morreu foi como se tivesse perdido o irmão que nunca tive (só tenho uma irmã) por isso percebo-te muito bem.

      beijos

      Eliminar
  7. Tenho 2 gatos que amo de paixão. Um menino com 8 anos e uma menina com 4. Vieram cá para casa bebés. Espero nunca me deparar com situações destas, mas sempre é melhor estar informada. Se bem que acho que "panico" e não faço nada. O meu marido é mais corajoso em situações de stress.

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente já tive de dar uso a essa imagem.
    Se por um lado ser enfermeira ajudou um pouco, por outro ser a dona da cadela mais energética do mundo não ajudou em nada.
    No hospital ainda gozam comigo por sei fazer reanimação a "todo o tipo de animais".
    Felizmente a Broa safou-se mas ainda hoje me dói pensar na dor de coração que tive e nem quero pensar no que será quando ela se for embora.
    Obrigado pela informação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que há pessoas como tu. Não penses nisso e ir embora depende apenas de ti. Posso dizer que o meu cão está comigo todos os dias. Em diversos momentos do dia.

      Eliminar