6.5.14

recomendo a todos. quer dizer, a quase todos

No último dia de Março fiz o meu primeiro treino de CrossFit. Na altura, brinquei ao dizer que tinha ido ao inferno e que pretendia voltar. A verdade é que se trata de algo tão viciante que nunca mais abandonei este inferno e tenho por hábito fazer três treinos semanais. Não vou mentir e dizer que é algo extremamente fácil, porque não é. É muito duro e bastante intenso. Mas, extremamente prazeroso.

Para quem não sabe o que é, são pequenos circuitos/desafios de cerca de vinte minutos. Uns têm tempo estipulado e faz-se o maior número possível de exercícios. Outros acabam quando o circuito estiver efectuado. Em qualquer um dos circuitos, dizendo o que se vai fazer, soa a pouco. Mas, quando se fazem as contas, trabalhou-se muito em pouco tempo. Por exemplo, ontem fiz um circuito com séries de 15, 12, 9 e 6. Que repeti três vezes, com três exercícios diferentes. Dizer isto é uma coisa. Outra, é perceber que levantei 126 vezes uma barra com trinta quilos em pouco mais de vinte minutos. Sendo que também efectuei 126 vezes outros dois exercícios nesse período de tempo.

Existem dias em que o cansaço e as dores musculares são maiores. Mas nunca acabei um circuito com a sensação de que perdi tempo. Por mais cansado que esteja, fico sempre bem-disposto e com mais energia para enfrentar o dia, pois começo o circuito pouco depois das sete da manhã. Não recomendo este treino a qualquer pessoa. Mas, quem costuma treinar, deve experimentar fazer um circuito. O pior que pode acontecer é criar um vício saudável.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, este tipo de treino pode ser feito por grávidas, pessoas mais velhas e crianças. O importante é que exista um acompanhamento da parte de alguém qualificado para o efeito. É igualmente importante manter a postura durante os exercícios para evitar lesões e dores musculares desnecessárias.  

Posso confirmar que num mês aumentei a força, perdi gordura, melhorei bastante a minha flexibilidade, resistência muscular, tonifiquei o corpo e até verifiquei uma redução de stress. E estes são apenas alguns dos efeitos deste treino que também ajuda a perder cerca de quatro quilos por mês e que é igualmente um excelente parceiro do meu plano alimentar.

Por isso, se forem convidados/aliciados a experimentar, não tenham receio de o fazer. Por mais duro que possa soar. E esqueçam lá isso do não consigo porque toda a gente consegue. Basta querer e ter força de vontade. E posso garantir que sabe muito melhor do que estar no sofá sem fazer nada.

10 comentários:

  1. Apesar de gostar muito de exercício depois de acordar às 6 e pouco e chegar a casa perto das 20h, só apetece mesmo estar no sofá! E não é preguiça, é cansaço! Já experimentei esses treinos e são giros , principalmente porque em pouco tempo se trabalha muito!
    Continua, gosto de te ver entusiasmado com estas mudanças!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumava acordar por volta das 07h20/8h. Chegava a casa, ou ao ginásio, caso lá fosse, por volta das 19h. Quando ia ao ginásio, chegava a casa perto das 21h. Por isso, sei o que dizes. Felizmente, tinha uma margem maior do que a tua e aproveitei a manhã para treinar antes de ir para o trabalho. E foi o melhor que fiz.

      Eliminar
  2. ando ao tempo para experimentar isso... mas ainda não me dediquei 100% à pesquisa dos "centros" que existem e de como funciona ao certo.
    recomendas algum?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for na margem sul, aconselho-te o ginásio onde treino. É um ginásio mais pequeno e "familiar". De resto, não conheço mais espaços mas acredito que não seja nada complicado encontrar um local onde possas fazer. Mas se tens vontade de experimentar, não percas tempo pois vais ficar viciada.

      Eliminar
    2. pois, tenho que ver disso na "margem norte" :)
      é o que me parece pelo que vejo por aí... vicia mesmo :P

      Eliminar
    3. Acredita que te irá fazer muito bem. É um momento de paz e um refúgio dos problemas da vida ;p

      Eliminar
  3. Pelo que já descreveste desses treinos fico com gana de experimentar, mas infelizmente no ginásio onde estou não existe. Mas deve ser muito porreiro e um verdadeiro sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres confiança com os monitores, pergunta se fazes. Por exemplo, onde ando somos apenas três pessoas a fazer crossfit.

      Eliminar
  4. No ginásio há lá umas aulas de grit que duram 30min e pelo que percebi há grit de cardio, grit de força e por ai.
    Quando vejo até parece engraçado, mas só de ver já me dá uma ligeira dor nas pernas e braços :P
    Mas um dia tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por exemplo, ainda tenho dores do treino de segunda-feira. Mas hoje, soube bem acabar o treino e dizer que era para meninos porque foi relativamente fácil :)

      Eliminar