27.5.14

querem ter o corpo tonificado? a solução está aqui

Costumam fazer-me diversas perguntas sobre o crossfit. O que é? Onde se faz? Que exercícios são feitos? Pessoalmente, o crossfit é a melhor descoberta que fiz em termos de treino físico. Trabalha-se tudo e sempre com intensidade máxima. Sendo que o grande aliciante é cada pessoa desafiar os seus limites, tentando fazer sempre mais e melhor. Outra das vantagens é que o treino é curto, o que faz com que seja ideal para quem não tem muito tempo para estar no ginásio.

Que tipo de exercícios faço é provavelmente a pergunta que mais ouço. Por isso, vou partilhar o último treino que fiz e que poderá servir de convite para quem ainda não experimentou os prazeres do crossfit.

1º exercício: Box Jumps x50
Colocar três steps em cima uns dos outros com o último na posição mais elevada. Saltos com ambos os pés a saírem do chão ao mesmo tempo. Acontecendo o mesmo no regresso ao solo.

2º exercício: Burpees x50
Corpo em posição vertical. Agachar e tocar com as mãos no chão. Esticar as pernas (as duas ao mesmo tempo) e ficar na posição de flexão. Tocar com o peito no chão. Levantar as mãos. Voltar a colocar as mãos no chão. Voltar à posição de agachamento com as duas pernas a subirem em simultâneo. E, por fim, saltar, sendo ideal ter uma elevação de cerca de 25 cms.

3º exercício: Deadlifts x50 (barra com 20 quilos)
Corpo na posição vertical. Agachar com a barra a tocar no solo. Subir, sempre com os braços esticados.

4º exercício: Push Press x50 (barra com 20 quilos) 
Corpo na posição vertical. Barra no peito. Elevar a barra, esticando os braços. Voltar ao peito. Voltar a elevar. E por aí fora.

5º exercício: Cleans x50 (barra com 20 quilos)
Corpo na posição vertical. Barra no chão. Elevar a barra até aos ombros, fazendo um ligeiro agachamento durante o movimento de elevação da barra. Voltar com a barra ao chão. Voltar a elevar.

O treino acaba quando as 250 repetições estiverem concluídas. O objectivo é que cada um faça o seu melhor tempo. Na última vez que efectuei este esquema consegui terminar em 19 minutos. Para algumas pessoas poderá parecer pouco tempo. Para mim, é “muito” pois ainda sinto necessidade de parar um pouco (os burpees são o meu terror. só de escrever o nome doeu). Quem não conhece o crossfit e olha para este WOD, poderá ficar com a ideia de que se trata de um inferno mas aposto que a maioria das pessoas acaba a querer fazer mais exercícios. É importante destacar a postura corporal que é de extrema importância em cada um dos exercícios.

Para quem quer tonificar e definir o corpo, tem no crossfit um dos melhores aliados possíveis. Por isso, se querem ficar com os corpos tonificados e definidos, entreguem-se ao crossfit.

19 comentários:

  1. Eu acho que nem 20 repetições no total conseguia fazer, mas já ando a trabalhar no problema. Primeiro o meu objectivo é ganhar resistência, daí os meus treinos serem corrida e no final algumas sequências. Depois logo penso nesses exercícios mais complexos. :)

    www.umablondie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conseguias sim. Isto assusta mas quando se começa é sempre a andar :)

      Acredita que o crossfit melhora a resistência :)

      Eliminar
  2. No meu ginásio isso chama-se Powercamp. Faz-se circuitos com diferentes exercícios mas ao ar livre. Estou tentada a experimentar...

    Ana Lima

    ResponderEliminar
  3. Sempre gostei de desportos coletivos...e nunca gostei de ginásios...hoje em dia, os tempos mudaram, as responsabilidades são outras e só passei a ter tempo para treinar na hora de almoço...logo tive que me render aos ginásios...dentro do ginásio, sempre achei q as aulas de grupo não eram para mim...até que descobri o crossfit...poderosissimo!!!

    ResponderEliminar
  4. para quem não conhece crossfit, é importante esclarecer o que é um WOD (Workout Of the Day).

    ResponderEliminar
  5. Sempre fui das que entregavam atestado para não fazer educação física! Até que um dia, descobri o ginásio! Body's tudo e mais alguma coisa e rpm. Quando comecei a gostar da coisa engravidei de gémeos, gravidez de risco e repouso. Quando eles nasceram pior um pouco! O tempo começou a desaparecer a uma velocidade alucinante! Hoje, quase dois anos depois de ter sido mãe, tento fervorosamente retomar o desporto regular, mas nao tem sido nada fácil! Nunca experimentei crossfit mas pelo que ja vi e li parece-me ser eficaz e rápido! Gostava de experimentar mas não há muitas opções satisfatórias sem ser em Lisboa! De qualquer forma, um dia ainda experimento! Beijinhos!! (E que a chegada aos 33 esteja a ser excelente!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço na Margem Sul. Se algum dia quiseres experimentas, podemos combinar, ok?

      Obrigado. Está a correr tudo bem :)

      E o sushi?

      beijos

      Eliminar
    2. Onde na Margem Sul, gostava de experimentar mas as box que já vi não apresentavam grandes condições de pós-treino... Balnearios.

      Cumps.

      Eliminar
    3. Eu faço num ginásio "pequeno" em Santa Marta. Não existem pneus e essas coisas. Mas as condições são boas. Principalmente no que falas. E tenho dois amigos que fazem em Fernão Ferro, onde acho que tudo é bom.

      Se precisares de mais informações avisa.

      Abraço

      Eliminar

  6. Parabéns.
    Para mim não dá... muito "pesado" ...Mas pratico outras que estão mais ao meu ritmo e estrutura, também no ginásio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pesos são adaptados às pessoas. Parece que é muito pesado mas prefiro intenso.

      Eliminar
  7. um dos meus esquemas de treino favoritos consiste em integrar uma sequência de repetições com corrida, alguns km antes e pelo menos outros tantos depois. As repetições são feitas já com o metabolismo activado e intensificam a libertação dos ácidos gordos, que são queimados eficazmente na corrida a seguir. Isto para não falar do aumento do processo de consumo destes ácidos gordos no pós-exercício.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso, a corrida costuma ser depois, como aconteceu hoje. Esquema de vinte minutos e cerca de cinco quilómetros de corrida em estrada e mato.

      Abraço

      Eliminar
  8. Ao ler a tua descriçao de WOD fiquei cansado xD

    ResponderEliminar
  9. Croosfit ainda é muito puxado para mim. Comecei há pouco no TRX e na última aula fizemos 1710 repetições.

    ResponderEliminar