15.5.14

que seja o momento das vossas vidas e faça de vocês pessoas melhores

O Benfica voltou a marcar presença numa final europeia, pelo segundo ano consecutivo, o que por si só já é um feito ao alcance de poucos. Infelizmente, dos dois resultados possíveis, ficámos com o pior. Perdemos e restou-nos honrar o clube vencedor, onde até jogam três portugueses. Parabéns para eles. Sou da opinião de que, apesar das pessoas serem portuguesas, não são obrigadas a apoiar um clube, do qual não gostam, numa competição europeia. Podem até desejar a sua derrota, algo normal. E mesmo brincar e fazer piadas, de forma saudável, perante o insucesso alheio. A diferença, está quando se entra na má educação e na falta de classe.

Não vou ser hipócrita. Deu-me gozo assistir à época miserável do Porto. Porque no ano passado pareciam os reis do mundo, vibrando mais com o insucesso do Benfica do que com a conquista do campeonato. Tal como me deu gozo ver o Sporting fora das competições europeias, depois da sua pior época de sempre. Pelo simples facto de que “nunca ficámos fora das competições europeias” era, há muito, o único argumento que um sportinguista usava – quando não sabia o que dizer – numa conversa de futebol com um benfiquista. 

Dar-me gozo é uma coisa. Outra, completamente diferente é, por exemplo, quando o jogo do Benfica acabou e o Sevilha venceu, ir para a janela gritar, do fundo dos pulmões: “pó cara***, pó cara***”, motivando algumas respostas de várias pessoas. Isso e começar aos murros às paredes. Isto, do meu ponto de vista, roça a falta de classe e de educação além de dizer muito sobre quem pratica este tipo de actos. Sobretudo, porque são pessoas que nunca vão para a janela gritar coisas como: “Ganhámos! Ganhámos!” Isto mostra que vibram mais com os jogos do Benfica do que com os encontros dos seus clubes.

Espero que estes momentos, em que o Benfica não ganha (e peço desculpa por ter sido o primeiro este ano) sejam igualmente os momentos das vidas destas pessoas e que façam delas pessoas melhores. Espero que deixem de mandar as mulheres “pó cara***”, que vão trabalhar com um sorriso nos lábios, que sejam mais educados e, acima de tudo, mais felizes. Que haja algo que vos dê um motivo para sorrir, mesmo que isso seja uma simples derrota do Benfica. Nós somos grandes o oferecemos um ou outro momento destes para que não passem a vida a lamentar a tristeza da vossa. 

20 comentários:

  1. Concordo contigo em quase tudo, existe por aí muita gente ressabiada e não são só do Porto ou do Sporting!! Mas, existe uma coisa que é um mito, a história que os Benfiquistas não lhes interessa as outras equipas. Sendo eu a única lagarta no meio de uma data de lampiões sempre fui gozada, quando nós estávamos em baixo, o gozo foi muito. Tal como os adeptos das outras equipas, os Benfiquistas também desejam que as outras equipas percam.
    Essa última frase é da tristeza, porque a verdade ( do que vi dos resumos alargados) jogaram com alguma soberba, achando que era facílimo ganhar, porque o Benfica é de longe muito melhor que o Sevilla, e acabaram por perder!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como referi, considero normal que se deseje a derrota e que até se brinque com ela de forma saudável. O que condeno é a falta de educação de algumas pessoas e é dessas que falo. Não misturo todas as pessoas.

      Acho que o Benfica respeitou o Sevilha. Muitos adeptos pensaram que estava ganho mas não senti isso no discurso das pessoas do clube.

      Eliminar
  2. Visita: http://segredoseraparigas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Suponho que os tipos do Torino que vos apoiaram contra a Juventus era tudo boa gente com vidas preenchidas e não batem nas mulheres, etc, etc (inserir banalidade da sua preferência).

    Acaba o post com esse paragrafo ? a sério? depois do disse pelo meio acerca dos adeptos do FCP e SCP:-D
    Tem um vizinho que é parvo portanto todos os outros adeptos do mesmo clube que ele tb são?

    Você revê o que escreve ? :-) ou isso não dá mais?



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos tentar outra vez...

      1 - Considero normal que se deseje a derrota.
      2 - Acho saudável as brincadeiras educadas depois de uma derrota.
      3 - Falo de um grupo específico de adeptos. Não de todos.
      4 - A parte final é para esse grupo e não para todos.

      Revejo o que escrevo mas não revejo o que lês os queres ler. Se não der para mais do que criar uma imagem diferente daquela que está escrita, é porque não dá para mais e contra isso nada posso fazer :-)

      Eliminar
  4. Ainda ontem falava sobre isto com a minha melhor amiga, que por acaso é minha mulher, que por acaso é de um clube diferente e rival do meu. E a quem nunca sequer me passou pela cabeça pôr a mão em cima.

    Dizem que o futebol move paixões. Tenho uma opinião ligeitramente diferente. Paixão tenho eu pela minha família. E não é por isso que desato a insultar as outras famílias, diferentes da minha, a desejar-lhes mal, a provocá-las, a rebaixá-las. E nunca o faço porque a vida ou o dia me correu mal como foi o caso de muito benfiquista ontem, ou sportinguista ou portista noutros dias.

    Mas dá uma olhadela nas redes sociais. E não é com olhos de benfiquista que só vêem benfica. Vê como adepto do desporto e do fairplay. Vais ver quantos desses há por aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que dizes, sendo que para mim é possível amar um clube, como haverá quem ame outras actividades, por exemplo. E, como dizes, isso não nos leva a insultar quem não gosta do que nós gostamos. Isso é coisa que não percebo. Tal como não percebo muitas outras coisas como por exemplo pessoas que descarregam frustrações pessoais em desconhecidos.

      E não digo que não existam adeptos do Benfica que são assim. Porque eles também existem. Tal como existem adeptos espectaculares no Porto e no Sporting. Agora, quer seja no Benfica, Sporting, Porto ou qualquer pessoa que se alimenta das derrotas dos outros e que descarrega as suas frustrações nos outros, espero que isso lhes dê felicidade. E que alimenta as suas vidas, substituindo tudo aquilo que aparenta faltar.

      Eliminar
  5. A questão aqui é que existem adeptos seja de que clube for que exageram seja nos festejos da vitoria do seu clube como nas derrotas dos rivais. E isso nao é amor, é apenas fanatismo. Que digam que existam mais benfiquistas assim ate se aceita, visto sermos o dobro dos restantes. Sou do Benfica e admito sem problemas que estou sempre a picar os meus amigos do SCP assim como os meus amigos e familiares do FCP o fazem comigo. Mas tanto da minha parte como da deles sei que nunca passámos para más educações.

    Dou aqui o exemplo do campeonato do ano passado, em que assisti ao jogo numa casa cheia de familiares e amigos portistas no centro do Porto, em que andei literalmente o fds todo a gritar slb slb etc, a espalhar os meus cachecois pela casa no fim do jogo sofremos golo e perdemos o campeonato,,,fiquei de rastos e em vez de festejarem com piadas sobre lampioes, apoiaram-me. Estava triste mas aquela atitude deixou-me orgulhoso. E este ano num acaso estava novamente com as mesmas pessoas quando no dia de Pascoa nos sagramos campeoes...pessoas essas que me relembraram o passado, me deram os parabens e me levaram a festejar ao centro do Porto.

    Com isto quero dizer que concordo ctg Bruno. O que te referes é apenas uma minoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de brincadeiras saudáveis e divertidas. Quando entra no fanatismo, sou o primeiro a abandonar a conversa. Isso já é demais para mim e não tenho paciência.

      Eliminar
  6. Eu tinha um cálice de vinho do Porto para comemorar a vitória do Benfica (não sou benfiquista nem dou grande importância ao furebos, mas óbvio que numa competição destas, apoiava i Banfica, ou qualquer outra equipa portuguesa.
    Infelizmente, não aconteceu a vitória, mas bebi o vinho.
    Olha, foi para o Beto, que fez um excelente desempenho.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que dizer que o teu vinho foi muito bem dedicado ao Beto. Esteve em grande.

      beijos

      Eliminar
  7. Aqui em casa vimos o jogo de ontem com 2 amigos de infância do meu marido, um do Sporting e outro do Porto. E são pessoas que sabem ver futebol. Costumam vir ver a bola com regularidade e dizem sempre que vêm ver o Benfica perder pontos e etc e tal, no entanto conseguem admitir quando é falta, quando não é e o árbitro marcou e por aí fora. (isto é o que eu considero saber ver futebol).
    Depois uma pessoa vai ao facecoiso e irrita-se, porque algumas pessoas que conheço fartaram-se de gozar com o Benfica e fizeram grande festa (sim, conheço imensa gente do Sevilha desde pequenos eheheh). Isto que escreveste fez-me recordar gente que torce vermelho como eu, mas que no ano passado lixaram a cabeça a esses mesmo do Sporting pela época de miséria que o clube realizou. E penso que existem pessoas palermas de todos os clubes, simplesmente porque são pessoas!
    Adorava que por uma vez as pessoas tentassem puxar sempre pelo seu clube e esquecer os outros! Se o seu clube ganhar sempre não precisa de estar preocupado com os resultados dos outros, certo? No entanto, dei por mim a pensar que só esperava que o Sporting para o ano se lixasse em tudo! Desliguei o computador porque o futebol estava a afectar-me e percebi (só um bocadinho) esta treta de estarem felizes pela derrota do meu clube... bahhhh

    (mas claro que, mesmo que sorria por dentro com a derrota de um adversário era incapaz de ir fazer a festa na cara de quem acabou de perder)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural que a rivalidade leve ao contentamento pela derrota alheia. A forma como se lida com isso é que faz toda a diferença.

      Eliminar
  8. "Sou da opinião de que, apesar das pessoas serem portuguesas, não são obrigadas a apoiar um clube, do qual não gostam, numa competição europeia. Podem até desejar a sua derrota, algo normal. E mesmo brincar e fazer piadas, de forma saudável, perante o insucesso alheio." = eu. Mas depois vêm os falsos moralistas do costume acusar de falta de patriotismo. Por isso é que não teci um único comentário no meu blog sobre o jogo de ontem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena que as pessoas não usem os ódios do futebol para aplicar a tudo o que está mal neste país.

      Eliminar
  9. Estás desculpado; para o ano comecem a perder mais cedo. Até porque serem recordistas de finais perdidas não vos faz bem ao coração. E sem benfiquistas, não há picardias :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em dez finais europeias temos duas conquistas. E haveremos de ter mais. Que venha a taça de Portugal e que para o ano se comece com a vitória na supertaça :P

      Eliminar
  10. Eu queria tanto-tanto escrever acerca deste assunto.... tenho os dedos a fervilhar, sabes? :p
    Mas abstenho-me. Por respeito aos imensos benfiquistas que amo e que não têm culpa do enorme fanatismo da grande maioria dos restantes adeptos.
    (Isto de ser eu e o pai os unicos verdes numa familia completamente vermelha - so ha um boavista e outro estoril - e contam-se para bem mais de 20, tem muito que se lhe diga ahah)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fanatismo, seja onde for, impede que exista discernimento. O que é pena.

      Eliminar